Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Live: Etnoastronomia: o céu dos Tukanos - as florestas no norte brasileiro

topo

Live: Etnoastronomia: o céu dos Tukanos - as florestas no norte brasileiro

Dia: 26/8/2021, quinta-feira
Horário: 19h15

Descrição

Dando continuidade ao trimestre "Olhares para o Universo”, em agosto, a ênfase serão os diversos olhares para o céu; como diferentes povos enxergam e interpretam o que observam entre as estrelas e nuvens. A inspiração deste mês foi o dia internacional dos povos indígenas comemorado no dia 9, e o dia do folclore comemorado no dia 22.

Olhar para o céu e reconhecer padrões é a mais pura prova da criatividade humana! A síntese de cada cultura está escrita na abóbada celeste, seus padrões, rituais, alimentação… Nosso convidado de hoje nos transportará às forma de enxergar o firmamento e sua relação com a cultura Tukano oriunda do alto do Rio Negro nas florestas do norte do nosso país.
A equipe do Planetário do Carmo os convida a imergir na nossa cultura!

Facilitação e Coordenação

Henriette Righi, Mirian Castejon, Dinah Moreira Allen


Convidado:

Prof. Tarcisio Luiz Leao e Souza
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutorado na mesma área pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Atualmente é estatutário - regime jurídico único do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática no Amazonas, livros didáticos de matemática, história da educação, material didático e ensino da física.
 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

      

 

Sobre

Público: Recomendada para o público geral a partir de 10 anos.

Vagas: Livre

Dias: 26/8/2021, quinta-feira

Horário: 19h15 

Local: YouTube do  Planetário Prof. Acácio Riberi ou aperte o play abaixo!

 

 

 

 

Confira nossas redes socias

 

  •