Culturas Indígenas: floresta, natureza, resistência e ativismos
Dias: 19 e 26/8, sábados
Horário: 14h às 15h30
Descrição
O Brasil é terra indígena: uma infinidade de povos e culturas que enxergam a terra e o céu a partir de suas experiências físicas, materiais e espirituais; culminando em modos de viver e de sentir que a colonização tentou apagar, mas que permanecem vivas a partir das lutas, da resistência e do ativismo indígena. Neste bate-papo promovido pelo Sesc Itaquera em parceria com o Planetário do Carmo, o escritor e ativista indígena Anthony Karai Poty, representante da cultura Guarani Mbyá - falará sobre a cultura Guarani desde sua relação com os não indígenas, passando pelos direitos de autodeterminação dos povos e pelos desafios que envolvem a garantia de ocupação de seus territórios, incluindo a relação dos indígenas com os elementos da natureza. Convidado: Anthony Karai Poty. Anthony Karai Poty professor de língua e cultura Guarani Mbya, tradutor indígena, escritor e ativista indígena por direitos originários da terra indígena Jaraguá Tekoa Pyau - SP.
Facilitação
Amanda Martins Jacob - Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM-USP). Graduada em Gestão Ambiental e em Gestão de Políticas Públicas, ambas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atualmente é Agente de Educação Ambiental do Sesc Itaquera.
Dinah Moreira Allen é graduada em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestra e doutora em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP). Tem pós-doutorado pelo Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (OV-UFRJ), foi Visiting Research Fellow na University of Hertfordshire no Reino Unido, e pelo IAG-USP. Atuou como educadora no curso semipresencial de Licenciatura em Ciências oferecido pela USP, elaborando material didático de astronomia para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), participou da coordenação do curso semipresencial de extensão "Aperfeiçoamento em Astronomia para a Docência", oferecido dentro do programa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Astrofísica (INCT-A), com base na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e atuou como professora substituta do IAG-USP. Foi professora da Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini (EMA) em 2016 e desde 2017 atua como planetarista da DPM/UMAPAZ/SVMA, que tem como sede apenas o Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi desde outubro/2020. Coordenou a programação da EMA e Planetários (Carmo e Ibirapuera) de 2017 a 2021, convidando palestrantes e planejando todas as atividades oferecidas. Orienta estagiários nos projetos específicos. Apresenta sessões de planetário ao vivo completas e parciais, como imersão de abertura para palestras. Oferece diversas palestras e oficinas e elaborou mais de 10 cursos de astronomia. Durante a pandemia 2020/2021, escreveu e revisou roteiros de vídeos para o YouTube, bem como diversos textos para as redes sociais. É diretora da DPM desde setembro de 2021.
Flávia Fina Franco - Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos e Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Atualmente é Agente de Educação Ambiental do Sesc Itaquera.
Flavio Bianchini Junior, formado em tecnologia de produção pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), possui pós-graduação na área de educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atualmente cursa Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Desde 2017 atua como planetarista e divulgador científico do Planetário. Possui interesses em astronomia, geologia, educação, comunicação social, produção de imagens/videos e materiais digitais, culturais, sociais e ambientais. Desde 2017 dirige as visitas guiadas do Planetário do Carmo, apresenta sessões de planetário ao vivo completas e parciais, como imersão de abertura para palestras. Ofereceu diversas palestras e oficinas. Durante a pandemia 2020/2021, escreveu diversos roteiros de vídeos para o YouTube, bem como textos para as redes sociais.
Jackson Cruz Magalhães - Doutorando em Antropologia Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); Mestre em Sustentabilidade pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Recôncavo da Bahia. Atualmente é Agente de Educação Ambiental do Sesc Itaquera.
Nícolas Dick Vidal de Oliveira é graduado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e em Física pelo Instituto de Física da USP (IFUSP). Atualmente é mestrando de Astronomia (IAG-USP). Estagiou por dois anos nos Planetários de São Paulo (2019-2021) e hoje faz parte da equipe de planetaristas que coordenam as visitas guiadas, conteúdo digitais sobre astronomia, oficinas, observações de céu e sessões de cúpula no Planetário do Carmo.
Rafael Rechiche de Campos é graduado em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestre em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e atualmente cursa o último ano de doutorado em astronomia na mesma instituição. Além da atuação na área acadêmica, também possui experiência com divulgação de astronomia no observatório Observatório Abrahão de Moraes, e do canal de youtube AstroTubers. Atualmente faz parte da equipe de planetaristas do Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, coordenando visitas guiadas e apresentando sessões de planetário ao vivo.
Sandro Luis Casarini - Geógrafo pela Pontífícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é Agente de Educação Ambiental do Sesc Itaquera.
Coordenação
Dinah Moreira Allen
Amanda Martins Jacob
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre
Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos.
Vagas: 160
Dias: 19 e 26/08/2023, sábados
Horário: 14h às 15h30
Local: PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi
Endereço : R. John Speers, 137 - Itaquera
Parceria: SESC Itaquera
As inscrições são feitas no local do evento por ordem de chegada.