Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Olimpíadas Planetárias - OBA (Preparatório)

Curso

Olimpíadas Planetárias - OBA (Preparatório)

Data: 02/05/2024 a 15/04/2024. Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado.
Horário: 18:00 às 19:45.

INSCREVER-SE

Descrição

Uma pergunta, uma resposta, vários campeões! As olimpíadas de conhecimento não se limitam a uma prova escolar comum; seu objetivo é proporcionar uma compreensão profunda de como o mundo funciona e por quê funciona. As olimpíadas te desafiam! Elas abrem sua mente e te permitem ter experiência de vida incríveis!

A OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) vai além de reconhecer estrelas e constelações. Participar da famosa olimpíada de Astronomia e Astronáutica trata-se de entender e procurar a resposta para a “vida, o universo e tudo mais” ?², realizando uma jornada pelo vasto cosmo do conhecimento por meio do estudo da Astronomia.

Para garantir seu sucesso na OBA, ganhar uma medalha e quem sabe até viajar o mundo afora, oferecemos um curso preparatório exclusivo, onde os alunos terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em astronomia, física e matemática, além de receberem dicas e orientações valiosas para a competição com a possibilidade de realizarem observações solares e noturnas no Planetário. Com uma equipe de professores especializados e materiais didáticos atualizados, o curso preparatório é o caminho certo para alcançar a excelência na OBA. Então…“Não entre em pânico!”...Vem embarcar nessa jornada com a gente!

O curso é online!

ATENÇÃO: o preenchimento do formulário de pré-inscrição NÃO GARANTE A SUA INSCRIÇÃO. As vagas serão preenchidas por meio de sorteio, caso o número de pré-inscritos seja maior do que o número de vagas. Fique atento às informações contidas no e-mail enviado após o preenchimento do questionário de pré-inscrição.

Objetivo

Preparar os alunos para a OBA.

Metodologia

Uso de slides e resolução de exercícios.

Conteúdo programático

1. Astronomia
1.1. Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, pólos, equador, pontos cardeais, bússola, dia e noite, horas e fusos horários, rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstícios, equinócios, zonas térmicas, horário de verão, campo magnético da Terra, translação da Terra.
1.2. Lua: fases da Lua, meses e eclipses.
1.3. Sol: eclíptica, ano, estações do ano, manchas solares.
1.4. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta, planetas.
1.5. Corpos celestes: satélites, asteroides, cometas, galáxias.
1.6. Origem, história e desenvolvimento da Astronomia. Brilho, Fluxo, Magnitudes e Luminosidade. Origem do Universo.
1.7. Estrelas: evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas).
1.8.Gravitação: Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. força gravitacional e peso. Lei da Gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble.
1.9. Constelações e reconhecimento do céu
1.10. Física Básica: Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Espectro eletromagnético, ondas, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo.

2. Astronáutica
2.1. A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Astronauta Brasileiro Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os satélites brasileiros (SCD, CBERS e AMAZÔNIA). Os foguetes brasileiros e de outros países. Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble, James Webb e demais telescópios espaciais. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE, ITA, CLA, CLBI, etc).
2.2. Conquista do espaço. A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz, Próton e os atuais das empresas privadas, tipo SpaceX etc.
2.3. A Corrida Espacial e a Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é combustível? Quais são os propelentes utilizados nos foguetes e nos satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.

Coordenação

Rafael Rechiche de Campos.

Facilitação

Antonio Nazareno Uchoa de Oliveira Filho.

Antonio Nazareno Uchoa de Oliveira Filho é aluno de graduação em Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e faz parte do grupo de pesquisa "Beacon" da USP, focado no estudo de estrelas Be. Atualmente, realiza pesquisa científica na área de astronomia instrumental estudando o equipamento e observando no Observatório Pico dos Dias. É monitor voluntário de astronomia no projeto "Noite com As Estrelas" do Observatório Abrahão de Moraes IAG-USP fazendo atendimento ao público e observações do céu noturno com telescópios. Possui experiência em ensino de matemática, física e astronomia por meio de aulas voluntárias e monitorias. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Ribeiro, atua como monitor.


Marcio Alan Ferreira dos Anjos.

Marcio Alan Ferreira dos Anjos é aluno de graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pesquisador na área de Tecnologias e Ensino e Neurociência da Aprendizagem na mesma instituição. Aqui, no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, vai auxiliar na visitação do público e apresentações na cúpula.


Marcos Vinicius Coimbra Bezerra.

Marcos Vinicius Coimbra Bezerra cursou Bacharelado em Matemática Aplicada no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) entre 2020-2021. Atualmente cursa Bacharelado em Geofísica no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP). É monitor de astronomia no projeto "Noite com As Estrelas" do Observatório Abrahão de Moraes IAG-USP fazendo observações do céu noturno com telescópios além de aulas e palestras ao ar livre. Participa também do projeto "Ciência e arte a USP vai à Escola, a Escola vem à USP" IFUSP produzindo e apresentando oficinas de astronomia em escolas públicas em São Paulo. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, vai auxiliar na visitação do público e apresentações na cúpula.


Rafael Rechiche de Campos.

Rafael Rechiche de Campos é graduado em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestre em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e atualmente cursa o último ano de doutorado em astronomia na mesma instituição. Além da atuação na área acadêmica, também possui experiência com divulgação de astronomia no observatório Observatório Abrahão de Moraes, e do canal de youtube AstroTubers. Atualmente faz parte da equipe de planetaristas do Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, coordenando visitas guiadas e apresentando sessões de planetário ao vivo.


Rafael Santos Magri.

Rafael Santos Magri é aluno de graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza pela EACH-USP, onde atua como bolsista em um projeto de divulgação científica através de mídias digitais, com enfoque na produção de podcast. Possui também formação técnica na área de Administração pelo SENAI-MG.


Taísa Oliveira de Jesus.

Taísa Oliveira de Jesus é aluna de graduação em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, participa de projetos de extensão na parte de divulgação científica e ensino de Astronomia desde 2019.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Recomendada para o público geral acima de 11 anos. Os alunos serão separados entre Nível 3 (6° ano ao 9° ano do Ensino Fundamental) e Nível 4 (Ensino Médio).

Vagas: 100.

Data: 02/05/2024 a 15/04/2024. Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado.

Dias: 02, 03, 04, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 13, 14 e 15/05/2024, segunda à sábado, das 18h00 às 19h45.

Horário: 18:00 às 19:45.

Local: Online

ATENÇÃO: o preenchimento do formulário de pré-inscrição NÃO GARANTE A SUA INSCRIÇÃO. As vagas serão preenchidas por meio de sorteio, caso o número de pré-inscritos seja maior do que o número de vagas. Fique atento às informações contidas no e-mail enviado após o preenchimento do questionário de pré-inscrição.

Plataforma: Google Meet.


INSCREVER-SE

Confira nossas redes sociais

  •