Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Você sabe o que é um equinócio?
Você sabe o que é um equinócio?
Por João Carlos S.M.Pereira
Texto de ensino e divulgação de Astronomia
Publicado em março de 2010
Alguma vez na vida você já deve ter ouvido alguém falar a palavra equinócio, seja numa aula na escola primária, que ficou perdida em algum canto da memória, seja através do seu filho perguntando sobre algum trecho de aula que para ele não ficou tão claro. Pois bem, com este texto pretendemos esclarecer esse tema.
Os equinócios – isso mesmo, no plural, pois se tratam de dois - são eventos que ocorrem em função do movimento que a Terra realiza ao redor do Sol. Eles são eventos que marcam as entradas de duas estações do ano: a primavera e o outono, também conhecidas como meias-estações.
A Terra gira ao redor do Sol, movimento esse chamado de translação, mas também gira ao redor de si mesma – a esse movimento chamamos de rotação. O grande “X” desta questão é que o eixo imaginário de rotação da Terra está inclinado 23,5º em relação à direção perpendicular ao plano de sua órbita ao redor do Sol. O que isso significa? Significa que a Terra não fica “em pé” enquanto gira ao redor do Sol: ela faz isso de forma inclinada. A figura 1 ilustra esse ponto.
Essa inclinação da Terra faz com que um dos seus hemisférios receba mais radiação solar do que o outro em determinadas épocas do ano. Esse fenômeno é muito perceptível nas regiões polares, e nos períodos de meia estação essas regiões da Terra recebem a mesma quantidade de radiação. Desta forma, nesse período, todo o planeta apresenta um clima mais ameno, e cada hemisfério recebe a mesma dose de radiação num dia. Isso não acontece no inverno ou no verão. No verão de um hemisfério, este recebe mais luz solar e o Sol fica mais tempo acima do horizonte. Já no inverno, o hemisfério recebe menos luz e o Sol fica menos tempo acima do horizonte (as noites são mais longas).
É importante ressaltar que sempre que houver o início de uma nova estação no hemisfério sul da Terra, será o início de uma estação oposta no hemisfério norte. Assim, no último dia 20 de março de 2010 começou o outono em nosso hemisfério, enquanto que para os habitantes do hemisfério norte começou a primavera. No final de dezembro, quando todos por aqui estão ansiosos com as férias de verão, no hemisfério norte podemos ver pela televisão ou pelos filmes, que as pessoas de lá estão às voltas com muita neve e frio.
fig. 1: estações do ano para o hemisfério sul e as diferentes posições da Terra em sua órbita.crédito da imagem (com adaptações do autor):
http://visual.merriam-webster.com/images/earth/meteorology/seasons-year.jpg
Na figura 1, podemos perceber que as representações da Terra, na parte superior e inferior têm seus polos todos iluminados e que as imagens da esquerda e da direita, têm as regiões polares iluminadas parcialmente. Os equinócios correspondem às situações da imagem superior e da inferior, onde temos os dois hemisférios, norte e sul, igualmente iluminados.
A posição aparente do Sol muda ao longo do ano, de forma que o Sol não nasce e nem se põe todos os dias no mesmo lugar. Nos equinócios o Sol nasce exatamente no ponto cardeal leste e se põe no ponto cardeal oeste. Nos outros dias isso não acontece. Na figura 2, a posição central corresponde ao nascer do Sol nos equinócios. A posição extrema da direita corresponde à entrada do verão e a posição da esquerda ao da entrada do inverno, para o nosso hemisfério.
fig. 2: diferentes locais de nascer do Sol ao longo do ano: crédito da figura: prof. Roberto Boczko.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk