Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 2

Encontros Crianças e Avós na Natureza

Esta é uma iniciativa voltada a incentivar, resgatar e valorizar as relações de convivência entre crianças e avós, tendo como elo conector a Natureza. A proposta é propiciar um espaço para a partilha de saberes e tempo priorizando a convivência e a diversão!
A dimensão de tempo nestas fases de vida amplia a possibilidade de estar junto e partilhar aprendizados, potencializando as relações Inter geracionais e o resgate pela Natureza, favorecendo harmonia, paz e equilíbrio entre as pessoas. Dentro deste contexto, uma série de parceiros e amigos da Umapaz se mobilizaram para, juntos, construir esses dois dias de Seminário.
O Seminário acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro, aproveitando o mês que comemoramos o dia do Idoso (1/10) e das crianças (12/10).
A Programação do dia 12 de Outubro (quarta feira das 10h as 16h), diversa e interdisciplinar, pretende trazer uma série de oficinas e vivências na natureza que possam ser partilhadas entre crianças e avós.
No dia 13 de outubro (quinta feira das 16h as 22h) teremos uma roda de conversa entre especialistas nas áreas de saúde, natureza, educação, Intergeracional e idosos, voltado a especialistas, educadores e interessados no tema.
As inscrições podem ser feitas on-line e no local.

Iniciativa e realização: UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz
Parceria e co-realização:
Ateliê Arte Educação e Movimento
Ciranda de Filmes
Ecomediar
Enlaces 
Instituto Alana
Instituto Ghelman Medicina Integrativa
Mapa da Infância Brasileira

Público alvo: Crianças, avós e famílias
Horário: das 10 às 12h e das 14h às 16hs
Almoço/Pic nic coletivo

Observação:
As vagas correspondem ao número de adultos. Crianças não necessitam de inscrição, porém deverão estar acompanhadas de responsáveis (de preferência avós)

Local: UMAPAZ (Av. IV Centenário, 1268 - Portão 7A Parque Ibirapuera)
Inscrições: aqui e no dia no local.

 

Programação DIA 12/10, quarta-feira:

» Atividade: Pintura na Natureza

Sobre:
Em contato direto com a natureza, as crianças e seus avós farão experimentações com tintas naturais produzidas por eles a partir de terras, espinafre, beterraba, açafrão da terra e urucum.
Essa vivência possibilita a exploração criativa de materiais atóxicos junto à natureza, ao mesmo tempo em que estimula o estabelecimento de laços afetivos entre crianças e avós.
O trabalho está apoiado nas ideias da dinamarquesa Anna Marie Holm, cuja proposta é promover a exploração de materiais diversificados e a criação livre, humanizada, conectada com a natureza e com a arte contemporânea.

Facilitação: Suzana Soares e Denise Nalĺini

Mini-currículo:
Suzana: Especialista em Educação Infantil pelo ISE. Graduada em Comunicação Social pela PUC-SP e Pós Graduada pela ECA-USP. Tem formação em dança e artes e plásticas e é eutonista. Desde 2009 vem estudando e ensinando a Abordagem Emmi Pikler, para a educação de crianças pequenas, e em 2013 aprofundou-se com Anna Tardos, em Budapeste.
Em seu ateliê Arte, Educação e Movimento (www.artesemovimento.com.br) pesquisa produção de materiais naturais para arte educação, como gizes de cera de abelha e tintas a partir de terras, cascas de árvore, folhas, sementes e frutos, com as quais pinta seus quadros. Organiza cursos de formação de educadores e de arte-educação.
Pertence ao Conselho Consultivo da Aliança pela Infância, onde coordena projetos sociais na área de educação infantil, desde 2007. Co-autora de livros sobre Educação Infantil, entre os quais: Estudos e Reflexões de Lóczy (2011) e O Acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas (2014).

Denise: doutora em educação e arte com pesquisa com crianças de 0 a 03 anos e arte contemporânea. Coordenadora de projetos de artes do Instituto avisa lá. Coordenadora pedagógica do Centro de estudos pro saber - SP. Paraisópolis.

Vagas: 20

Manhã
10h as 12h

Tarde
14h as 16h

Local: UMAPAZ Corredor lateral

 

» Atividade: Oficina Boneca Abayomi

Sobre:
A palavra abayomy tem origem no ioruba (língua africana), e significa aquele que traz felicidade ou alegria. A reprodução desta prática histórica dos escravos de produzir bonecas de pano às crianças oferecendo amor, carinho, amizade, consolo é trazida como prática de educação ambiental no resgate à valores da cultura de paz: fortalecendo nossas raizes, a formação de coletivo, além de representarem importante forma de sensibilização ao excessivo descarte de tecidos.

Facilitação: Eliane T. Santos Bosio e Tania Maria dos Santos (educadoras UMAPAZ)

Mini-currículo:
Tania Maria dos Santos
Formação acadêmica em química industrial. Na Umapaz desde março de 2013 como educadora ambiental, desenvolvendo ações integrantes do programa Metodologias Integrativas junto aos alunos e professores da rede municipal de ensino, UBS e CRAS.

Eliane Terezinha dos Santos Bosio
Professora de Artes , Arte Terapeuta e Artista Plástica pela PUCRS. Atualmente é Educadora Ambiental na UMAPAZ coordenando e facilitando oficinas de arte e sustentabilidade no Programa Metodologias Integrativas em Educação Ambiental.

Vagas: 20

Manhã
das 10h às 11h30

Tarde
das 14h às 15h30

Local: Gramado UMAPAZ

 

» Atividade: Trilha Plantas Medicinais, Alimentícias não Convencionais (Pancs) e Tóxicas

Sobre: Passeio para conhecer as principais plantas medicinais, tóxicas e pancs do “Viveiro Manequinho Lopes”.

Caso chova no dia, essa atividade será remarcada.

Facilitação: Eng. Agro. Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan

Mini-currículo: 
Mestre e doutor em Horticultura (UNESP-Botucatu), coord./prof. da Faculdade Integral Cantareira (FIC) e Vice Reitor e prof. da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Coordenação: Linete Mª Menzenga Haraguchi

Mini-currículo: 
Farmac./biom, pós-graduada em educação em saúde pública, homeopatia e fitoterapia.

Vagas: 20

Horário: das 10h às 11h30

Local:
UMAPAZ / Viveiro Manequinho Lopes
Ponto de encontro: Gramado UMAPAZ

 

 

» Atividade: Roda aberta de Dança Circular

Sobre:
Prática integrativa que visa união do grupo. As Danças Circulares Sagradas, em diversas culturas, expressam a relação do ser humano com a natureza, com a sociedade e com a vida.

Facilitação: Estela Maria Guidi Pereira Gomes e Mirian Mayumi Okada (educadoras UMAPAZ)

Mini-currículo: 

Estela: Fonoaudióloga. Focalizadora de Danças Circulares e Docente da UMAPAZ. Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ Formação.

Miriam: Assistente Social. Especialização em Educação Ambiental. Formação em Danças Circulares.Coordenadora do Programa Meio Ambiente e Saúde UMAPAZ Formação.
 

Vagas: 40

Manhã
das 11h às 12h

Tarde
das 15h às 16h

Local: Auditório Ipê

 

» Atividade: Feira de Trocas de Brinquedos

Sobre:
A Feira de Trocas de Brinquedos é uma ação do projeto Criança e Consumo cujo objetivo é ampliar a discussão sobre a forma como consumimos, envolvendo idosos, adultos e crianças nesta reflexão.
Acreditamos que as feiras de trocas de brinquedos são uma maneira engajada e divertida de trazer esta discussão e mostrar, de maneira lúdica, que trocar pode ser melhor que comprar.

Facilitação:
Estefânia Lima e Belisa Rotondi

Mini-currículo:
 Belisa Rotondi e Estefania Lima trabalham na Comunicação do Instituto Alana na coordenação do projeto Feira de Trocas de Brinquedos, organizando eventos e ministrando formações.

Coordenação: 
Equipe Instituto Alana

Horário:
das 10h às 16h

Local: Auditório Jequitibá

 

» Atividade: Exibição de Curtas Metragens

Sobre: Sessões contínuas de 4 curtas metragens que falam da relação avós e netos, sendo dois relacionados com a Natureza.

Facilitação e coordenação: Ciranda de Filmes (Patrícia Durães e Fernanda Heinz Figueiredo)

Mini-currículo:
A Ciranda de Filmes é a primeira mostra de cinema do Brasil com foco em infância e educação. Oferece uma seleção de filmes nacionais e estrangeiros, de todos os formatos e gêneros, rodas de conversa, vivências lúdicas e oficinas com pensadores, educadores, artistas e cineastas, que irão inspirar e ajudar na reflexão e no aprendizado acerca dos temas propostos.
A mostra, que tem curadoria de Patricia Durães e Fernanda Heinz Figueiredo, tem como proposta trazer filmes e experiências capazes de sensibilizar e fortalecer caminhos e utopias, ampliando a percepção de que não estamos sozinhos. Pelos quatro cantos do mundo, pessoas “cirandeiam” juntas, tecendo sonhos e histórias ricas em sentido, aprendizados e beleza.

Filmes selecionados:

de Leandro Tadashi - ficção, Brasil, 2015, 14 min
O menino Bruno é obrigado a lidar com as mudanças que ocorrem em sua vida quando sua "Bá" (de “Batchan”, avó em japonês) é trazida para morar em sua casa.

A Língua das Coisas
de Alan Minas- ficção, Brasil, 2009, 15min
Em um sítio vivem o menino Lucas e seu avô. O avô só sabe a língua do rio, dos bichos e das plantas. Lucas está cansado da rotina de pescar e das histórias inventadas pelo avô, que diz pescá-las no rio. Um dia, a mãe de Lucas vem buscá-lo para morar na cidade. Na escola, a nova língua não entra na sua cabeça. Ele começa a escrever uma língua inventada, só dele. A mãe recebe a notícia da morte do avô. De volta ao sítio, Lucas corre na ilusão daquela notícia ser uma história inventada. Mas não é. Desolado na margem do rio, dezenas de palavras são trazidas pela correnteza.

A Grande Viagem
de Caroline Fioratti - ficção, Brasil, 2011, 16 min
Mário não consegue mais distinguir com clareza passado e presente. Revive em sua mente uma fase de sua vida em que era vendedor de guias de viagem. Entretanto, Mário nunca viajou, mas agora surge a oportunidade de conhecer os quatro cantos da terra junto de Felipe, seu neto e parceiro nessa grande viagem.

A Avó Grilo - O Mito da dona da água (Abuela Grilo) de Denis Chapon, 2009, 13 min
Esta é uma história que é contada milenarmente pelo povo Ayoreo, da Bolívia. Dizem eles que no principio havia uma avó, que era um grilo chamado Direjná. Esta avózinha era a dona da água e por onde quer que ela passasse com seu canto de amor, a água brotava. Um dia, os netos pediram que ela fosse embora e ela partiu, triste. Mas, na medida em que ia sumindo, também a água ia embora. Neste vídeo, a história se atualiza e na sua viagem para lugar nenhum a avó é encontrada pelos empresários que a aprisionam e fazem com que ela faça a água cair apenas nos seus caminhões pipa. Então, eles vendem a água. O povo passa necessidade e sofre. A avózinha também sofre. Até que um dia, o povo entende que é preciso lutar. Essa animação é dedicada a todos que lutaram e seguem lutando pela água. Representa a poderosa luta dos povos originários contra a mercantilização da natureza. A produção foi feita na Dinamarca, por The Animation Workshop, Nicobis, Escorzo, e pela Comunidade de Animadores Bolivianos. O trabalho de desenho foi realizado por oito animadores bolivianos.
 

Manhã
10h às 12h

Tarde
14h às 16h

Local:
 Auditório Araucária

 

» Atividade: Roda de Histórias

Sobre:
A atividade tem por objetivo estimular, por meio da contação de histórias e atividades lúdicas, o universo da fantasia e da imaginação, enriquecendo o mundo interior. Histórias transmitidas de pai para filho estreitam os laços familiares e podem promover sabedoria, harmonia e paz.

Facilitação: Maria Cecília Martin Ferri, Maria José Coelho, Katia Freitas e Gerusa de Souza Santos

Mini-currículo:
Maria Cecília Martin Ferri: Graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP; atua como Fonoaudióloga Clínica / Educacional na FUNSAI - Ipiranga; Professora do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo; Contadora de Histórias e Co-autora do livro “Contando e desenhando histórias...ouvindo o gênero”, da Editora Hepsykhé (2007).

Maria José Coelho: Administradora. Especializada em Dinâmicas de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmicas de Grupo e Gestão Estratégica do Conhecimento pelo SENAC-SP. Formada nos Cursos Alfabetizando pela Paz e Trilhando Caminhos da Arte Narrativa na UMAPAZ.

Katia Freitas: Pedagoga e Historiadora. Especializada em Contação de Histórias pela Faculdade Paulista de Artes. Atua na Formação de Professores da rede municipal de ensino com Contação de Histórias.

Gerusa de Souza Santos: Psicóloga pela Universidade São Marcos. Cursos na área da Comunicação Não Violenta; Arte Narrativa e Educação, pela UMAPAZ.

 

Vagas: 20

Manhã
das 10h às 11h
das 11h às 12h 

Tarde
das 14h às 15h
das 15h às 16h

Local: Gramado da UMAPAZ

 

» Atividade: Árvore dos Sonhos

Sobre:
Qual é o seu sonho para as crianças, avós e natureza?
Esta metodologia inspira um olhar apreciativo e criativo porque permite aos envol- vidos a liberdade de sonhar. Os sonhos expressam os desejos profundos do imaginário individual e coletivo. Esta atividade promove um espaço de reflexão e análise sobre onde queremos chegar, a partir das expectativas e características do grupo, para que seja possível pensar atuações de transformação da realidade com base na cognição e interação.

Facilitação: Eduardo Vitale, Karina Vitale e Marta Lima
Mini-currículo:
Eduardo Tatit Vitale - Assessor de estratégias educativas e facilitador de processos colaborativos de aprendizagem. Especialista em Transformação de Conflitos, Estudos de Paz, Vivências com a Natureza e Ecologia Profunda.

Karina Tatit Vitale - Educadora ambiental e Facilitadora de processos colaborativos de aprendizagem. Especialista em Diálogo, Liderança Participativa, Vivências com a Natureza e Ecologia Profunda.

Marta Maria Vieira de Lima
- Educadora Infantil com mestrado em Ciências Ambientais com enfoque em Educação Ambiental. Ampla experiência em Educação Inovadora e Pedagogia de Projetos.

Manhã
10h às 12h

Tarde
14h às 16h

Local: Sala Jacarandá (Aventura Ambiental)

 

» Atividade: Brincadeiras de integração com a Natureza

Sobre:
Esta vivência ocorrerá por meio de uma caminhada no Viveiro Manequinho Lopes, onde poderemos conhecer, sentir e registrar na nossa memória as formas e curiosidade das plantas, insetos e sons da natureza. Ao final do percurso iremos propor brincadeiras de mímica dos fenômenos da Natureza.

Facilitação: Mônica Pilz Borba e Leila Vendrametto (educadoras UMAPAZ)

Mini-currículo:
Mônica Pilz Borba: Pedagoga, educadora ambiental e especialista em Agricultura Biodinâmica. Atualmente é diretora da UMAPAZ.

Leila Vendrametto: Geógrafa, educadora ambiental e especialista em Ecologia e Arte. Atualmente é educadora na Umapaz.


Vagas:
30

Manhã
das 10h às 11h
das 11h às 12h

Tarde
das 14h às 15h
das 15h às 16h

Local: Gramado da UMAPAZ

 

» Atividade: Kombi dos Jogos

 

Sobre:
Incentivar e resgatar a criatividade através de brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais e inventados.
Explorar a natureza do brincar com elementos naturais (como toco que vira bastão, pedra que vira maria, batata que esquenta) e/ou objetos ressignificados (como roda que vira brinquedo e lata que vira andador).
A oficina será dividida em momentos de brincadeiras coletivas; em pequenos grupos; e exploração livre (individual ou em grupo).

Facilitação: Igor Oliva (Kombi dos Jogos), Priscila Tavares (Kombi dos Jogos)

Mini-currículo:
Igor Oliva é músico educador brincante. Coordenador do projeto Kombi dos Jogos, toca violão no grupo Shandala e na Orquestra do Espaço Musical, onde se formou em música. É formado em Pedagogia pela USP e dá aulas de musicalização infantil em escolas.
Priscila Tavares é atriz, arte educadora brincante. Coordenadora do projeto Kombi dos Jogos. Dá oficinas de cultura brasileira e movimento corporal. É formada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC e Pedagogia pela USP.

Manhã
das 10h às 12h

Tarde
das 14h às 16h

Local: Gramado da UMAPAZ

» Atividade: Reinventar jogos, avivar sonhos

Sobre: O grupo ENLACES - Arte em Tempo e Movimento que tem como proposta potencializar a saúde através da arte. Olhamos para a arte enquanto cuidado, retomando o conceito de "cuidado de si" lá da antiguidade. Oferecemos encontros que, mediados pela arte, propõem sensibilizar as pessoas por meio de vivências, práticas e reflexões sobre o envelhecer como processo e a vida como obra de arte. Tudo em tempo e movimento.

Atividade se propõe avivar memórias, dar-se conta do corpo, enfatizar a experiência do viver, gerar força para criação do diferente, são alguns dos desafios propostos pelo grupo.

Facilitação: Claudia Soares de Oliveira
Mini-currículo: Especialista em Gestão de Programas Intergeracionais (2011) pela Universidade de Granada – Espanha. Psicopedagoga (2006) pela Pontifícia Universidade Católica PUC - SP. Bacharel em Matemática (1983) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie -SP. Co-fundadora e coordenadora de projetos da organização ENLACES que atua com projetos de potencialização da saúde através da arte. Membro do Conselho de Desenvolvimento Local da Fecomércio, Membro da Comunidade CRIE FUTUROS; Membro da Rede de intergeracionalidade Iberoamericana; colaboradora do Portal do Envelhecimento.

Horário: 14h as 16h
Local: Sala Figueira

 

Dia 13/10, quinta-feira

             » Documentário: Sementes do Nosso Quintal de Fernanda Heinz Figueiredo

Sobre: O filme retrata o cotidiano de uma escola de educação infantil sem precedentes que, através do pensamento-em-ação de sua idealizadora, a controversa e carismática educadora Therezita Pagani, para muitos alunos e pais considerada a "avó universal", nos revela o potencial estruturante da educação infantil verdadeira, firme e sensível. Somos levados a uma escola onde a criança está acima de métodos e fórmulas de se educar. Onde natureza, música, arte, conflitos, magia e cultura popular regem o encontro das crianças, que convivem diariamente entre diferentes faixas etárias. “Sementes do Nosso Quintal” é, antes de tudo, um filme que trata da vida de todos nós, através de uma escola.
Fernanda Heinz Figueiredo - documentário, Brasil, 2012,115 min

Horário: das 16h às 18h

 

» Roda de conversas Criança e Avós na Natureza

Sobre: Com o objetivo de refletir e aprofundar o diálogo iremos promover a roda de conversas sobre o tema Crianças e Avós na Natureza convidando especialistas de diversas áreas, que estiveram presentes nas oficinas do dia 12 para compartilhar sua visão e trazer novos olhares para esta importante iniciativa de valorização deste tema em nossa sociedade.

Horário: das 19h as 22h
Local: Auditório Araucária

Convidados

Educação: Mônica Pilz Borba
Graduada em Pedagogia na PUC/SP, atuou como professora de Educação Infantil na escola Vera Cruz por 10 anos, desenvolvendo projeto de horta e alfabetização.
Em 1993 fundou o Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade que em 1997 recebeu o Prêmio Itaú Unicef, na categoria de material de apoio ao professor. Coordenou diversos programas tais como o Centro de Educação Ambiental do Parque Villa-Lobos, o Centro de Educação Ambiental HSBC - SP em Caucaia do Alto. Em 2000 me especializou-se em Educação Ambiental pela FSP/USP.
É pesquisadora e elabora publicações na área de educação ambiental. Planeja e ministra cursos de formação em educação para sustentabilidade e desde julho de 2015 é diretora da UMAPAZ.

Saúde: Ricardo Ghelman
Médico pediatra e da família. Formado em medicina na UFRJ e em pediatria pela UERJ, fez mestrado em Anatomia na USP, doutorado em toxicologia reprodutiva na UNIFESP e se especializou em Medicina Antroposófica. Após seu treinamento em Fenomenologia de Goethe no Reino Unido se dedica a ensinar um novo olhar sobre a Natureza nos últimos 15 anos.
Atualmente é pesquisador pós doc do programa de Neurologia/Neurociências da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP e professor colaborador do Depto. de Pediatria da USP.

Inter Geracional: José Carlos Ferrigno
Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e pela Universidade de Barcelona. Especialista em Gestão de Programas Intergeracionais pela Universidade de Granada. Ex-coordenador do programa intergeracional Sesc Gerações. Consultor em planejamento, acompanhamento e avaliação de programas de preparação para a aposentadoria, de ocupação do tempo livre e lazer do trabalhador aposentado e de programas intergeracionais em instituições públicas e privadas. Autor dos livros “Coeducação entre Gerações” e “Conflito e Cooperação entre Gerações”.

Natureza: Maria Isabel Amando de Barros
Mãe da Raquel e do Beni, Engenheira Florestal e Mestre em Conservação de Ecossistemas, sempre trabalhou com educação e conservação da natureza. Desde 2015 é pesquisadora do projeto Criança e Natureza do Instituto Alana.

Idosos: Maria Augusta Maia de Araújo
Formada em Pedagogia pela USC - Bauru, tem pós graduação em Gestão Contemporânea da Cultura e atua desde 1990 na área cultural, tendo trabalhando em diferentes unidades do SESC SP, onde desenvolveu projetos com linguagens artísticas, programas e públicos variados. Hoje atua na instituição como Assistente da Gerência de Estudos e Programas Sociais, que desenvolve trabalhos voltados ao público idoso, jovem e infantil, além de promover ações relacionadas aos Direitos Humanos e Diversidade Cultural.

Mediadora: Bárbara Fonseca
Graduada em Eng.ª Geológica (UFOP), mestre em Geociências e Meio Ambiente (UNESP), especializada em Pedagogia Curativa e Terapia Social (ABMA), Liderança Facilitadora de Processos (ADIGO), Habilidades de Coaching (Instituto Ecosocial), Master Liderança Horizontal (IMO- Holanda) e Gestão e Mediação de Conflitos em organizações (TRIGON - Alemanha). Fundadora da Ecomediar atua há 12 anos com foco na integração, revelação e transformação de pessoas e organizações. Sua trajetória foi e continua sendo inspirada pela natureza e pelos encontros humanos. Inquieta pela investigação da vida despertou para as paisagens “interiores” e suas relações com a construção dos ambientes sociais. Hoje faz consultorias para organizações diversas, facilita processos, media conflitos e atende como coach.
 

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições: aqui

 

 

» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

 

Como chegar na UMAPAZ: