LIVE: Serpentes na cidade de São Paulo: convivência, preservação de fauna e prevenção
Dia: 25/11, quinta-feira
Horário: 19h às 20h30
ACESSE A LIVE
Descrição
As serpentes são animais que são temidos por nós, mas precisamos conhecer mais sobre as principais espécies, comportamentos defensivos, uso do habitat, como diferenciar uma serpente peçonhenta, prevenção de acidentes e primeiros socorros. Essa live traz esclarecimentos da importância das serpentes e as formas de prevenção de acidentes.
Conteúdo Programático
- Conceitos e manejo de serpentes
- Principais espécies que ocorrem na mata atlântica
- Procedimentos de prevenção
- Primeiros socorros
Facilitação
Roseli Allemann – UMAPAZ - SVMA
Engenheira Agrônoma (UNESP – Jaboticabal), (1991 – 2021) – 30 anos formada. Mestre em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente (SENAC) dissertação de mestrado tema” Gestão da Qualidade da Produção Orgânica do Estado de São Paulo. Especialista em Análise do Uso e Conservação de Recursos Naturais (NEPAM – UNICAMP), Especialista em Agroecologia (Universidade de Berkeley); Especialista em Geoprocessamento (SENAC) tema: analise espacial da produção orgânica no estado de São Paulo. Trabalhou 20 anos com comunidades tradicionais: Caiçaras e quilombolas e agricultores familiares no Vale do Ribeira com manejo de recursos naturais e saf- sistemas agroflorestais por Ongs e Prefeituras Aldeias guarani TI Tekoa Pyau e TI Tenonde Porã e agricultores na região do extremo sul da cidade de São Paulo por empresas, Ongs e prefeitura.Trabalhou nos últimos 10 anos Manejo arbóreo – região de Parelheiros – Subprefeitura de ParelheirosUCs – DGUC e Educação ambiental/Sustentabilidade – Escola de agroecologia UMAPAZ.
Email: rallemann@prefeitura.sp.gov.br
Luccas Guilherme R. Longo – DGUC - SVMA
Biólogo (UNIMEP), Especialista (UNIMEP) em Bioecologia e Conservação e Mestre em Recursos Florestais (ESALQ/USP). Atualmente é gestor de Unidade de Conservação, a Área de Proteção Ambiental - APA Capivari-Monos, área protegida municipal de uso sustentável localizada na Zona Sul de São Paulo e gerida pela Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA). Atua nas áreas de educação ambiental, gestão de unidade de conservação, gestão participativa, manejo e conservação de fauna silvestre, atividades de observação de natureza e artes gráficas.
Email: lglongo@prefeitura.sp.gov.br
Giuseppe Puorto – Museu Biológico do Instituto Butantan
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes(1978). Atualmente é Pesquisador Científico no Museu Biológico, Diretor Cultural e Coordenador da Recepção de animais do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia. Atua nas áreas de Conservação de Herpetofauna, divulgação científica e treinamentos de manejo de serpentes.
Email: giuseppe.puorto@butantan.gov.br
Marcelo Stéfano Bellini Lucas – Museu Biológico do Instituto Butantan
Biólogo (Uninove), Especialista em Manejo de Fauna (PUC-SP), Mestre em Conservação de Fauna pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Atualmente é Analista de Exposição no Museu Biológico do Instituto Butantan. Atua nas áreas de Conservação de Herpetofauna, Zoo design em recintos para anfíbios e répteis, divulgação científica e treinamentos de manejo de serpentes.
Email: marcelo.lucas@butantan.gov.br
Coordenação
Roseli Allemann e Luccas G. R. Longo
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Interessados
Vagas: Ilimitadas
Dia: 25/11/2021, quinta-feira
Horário: das 19h às 20h30
Link: www.youtube.com/watch?v=s6fypmw9X9M