Abertura Oficial Semana Municipal do Brincar
Dia: 22 e 23/5/2023, segunda e terça-feira
Horário: 9h às 16h.
Descrição
A Prefeitura Municipal de São Paulo anuncia a Semana Municipal do Brincar entre 22 e 28 de maio. Este evento anual que está no calendário oficial do município tem como objetivo sensibilizar para o direito ao brincar e da cultura da infância, e o tema escolhido para esta edição é "A Natureza no Brincar".
A Semana do Brincar é parte dos processos de mobilização da SVMA/UMAPAZ enquanto interlocutora da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, responsável pelo programa Bem viver na Infância, que visa um futuro justo e sustentável embasado em cultura de paz. Esta mobilização que tem o objetivo de promover o acesso de crianças a espaços públicos com natureza.
A programação conta com profissionais e especialistas em educação, produção cultural para infância, contação de histórias, meio ambiente, história, linguagens, pedagogia social e meio ambiente. O calendário completo da Semana do Brincar de 2023 está disponível em: www.prefeitura.sp.gov.br/semanadobrincar
O evento terá como foco “O brincar e os elementos da Natureza”, no dia 22, contará com a presença de autoridades e especialistas no tema. Já no dia 23 de maio, a programação terá uma mesa de com representantes de organizações que atuam diretamente no tema, e no período da tarde terá uma mesa com autores de livros para crianças que apresentam o tema da Natureza no Brincar. Ambos os eventos são abertos a todos que convivem com crianças - famílias, cuidadores/as, educadores/as e demais profissionais.
Conteúdo Programático
DIA 22/05 - ABERTURA
9:00 Café de boas-vindas
9:30 Abertura Oficial da Semana com Autoridades
10:20 Intervalo
10:30 Histórico da Semana do Brincar em São Paulo - UMAPAZ
10:40 Plano Diretor do Brincar - Alexis Vargas (Secretário - SGM/SEPE)
11:00 Mesa 1: O Brincar e os Elementos da Natureza - Gandhi Piorsky (autor). Mediação Ligia Jalantonio (Secretaria Municipal de Cultura)
12:30 - 14:00 Intervalo (almoço)
14:00 Mesa 2: O Brincar e os Elementos da Natureza - Cristino Wapichana (autor) e Paula Mendonça (Instituto Alana). Mediação: Giovana Barbosa de Souza (UMAPAZ)
16:00 Encerramento
Dia 23/05 - SEMINÁRIO NATUREZA DO BRINCAR
9:00 - Aventura Ambiental (os presentes serão convidados a conhecer o espaço da UMAPAZ)
9:30 - Café de boas-vindas
10:00 Mesa 01 Experiências do Brincar na Natureza (trocas de experiências de atividades do brincar por organizações que atuam diretamente no brincar)
(Letícia Zero - Aliança pela Infância, Jéssica Gimenes Martins - IPA Brasil, Maria Célia Malta Campos - ABBri, Patricia Camargo - Tempo Juntos, Guilherme Blauth - Coletivo Taboa, Mais Diferenças - Carla Mauch . Mediação Adriana Amaral - (EMIA)
12:00 - 14:00 - Intervalo (Almoço)
14:00 Mesa 02 - O Livro, a Natureza e o Brincar
(Gabriela Romeu, Thais Caramico, Bel Santos Mayer, Cristino Wapichana, Ana Carol Thomé. Mediação: Sônia Masil (Piá/Piapi)
16:00 - Aventura Ambiental (os presentes serão convidados a conhecer o espaço da UMAPAZ)
Facilitação
Artista Visual, Gestora e Docente, graduada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, especialista em Gestão Cultural pelo SENAC-SP e mestranda em Artes Visuais pela Escola de Comunicação Artes da Universidade de São Paulo. Atualmente é diretora das Escolas Municipais de Iniciação Artística, EMIA-SP e compõe o corpo docente da Faculdade Santa Marcelina no curso de Artes Visuais. Na sua trajetória profissional atuou como artista educadora em museus e inúmeras instituições culturais da cidade de São Paulo, integrando também os Programas PIÁ e Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura nas áreas de orientação, coordenação e articulação cultural de 2008 a 2020. Tem experiência na orientação de grupos artísticos, projetos educativos e socioculturais e pesquisa práticas artístico-pedagógicas a partir de uma perspectiva antirracista e decolonial.
Coordenadora de projetos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário Queiroz Filho (IBEAC) e gestora da Rede de Leitura LiteraSampaé autora e pesquisadora. Co criadora da Biblioteca Caminhos da Leitura, que promove a leitura em espaços que vão do cemitério à maternidade, a educadora social ajuda a mudar a realidade de Parelheiros, um dos lugares com os Índices de Desenvolvimento Humano mais baixos de São Paulo.
Artista indígena, utiliza-se de sua familiaridade com as palavras e a música para disseminar histórias, saberes e heranças dos povos originários, reforçando a importância dessa população para a formação da sociedade brasileira. Nascido em Boa Vista, Roraima, em 1971. Entre algumas de suas obras premiadas ou traduzidas para outras línguas, destacam-se para o público infantil os livros Sapatos trocados: Como o tatu ganhou suas grandes garras e A oncinha Lili foram levados à Feira de Bolonha, na Itália.
Escritora, jornalista e pesquisadora das infâncias. Há mais de vinte anos desenvolve projetos em diferentes plataformas para criar pontes entre infâncias. No jornal Folha de S.Paulo, editou o suplemento infantil Folhinha e idealizou e coordenou o projeto Mapa do Brincar, que registrou mais de 700 jeitos de brincar pelo país. É autora de livros premiados como Terra de cabinha, Lá no meu quintal, Menininho e Irmãs da chuva. É escutadeira de histórias desde menina, inventariante de sabenças por vocação, aprendiz-brincante de coração e apaixonadas pelas infâncias e seus pluriversos.
Estuda o brincar e o brinquedo há mais de 20 anos e tem uma série de livros que relacionam o tema com os 4 elementos da natureza. O livro “Brinquedos do chão: A Natureza, O Imaginário e o Brincar”, revela a voz livre e fluente da criança em sua trajetória de moldar a si própria com a terra, o fogo, a água e o ar.
Do Coletivo Taboa é observador de infâncias e artista visual. Gosta de caminhar na floresta, de onde recolhe peças para os jogos que inventa. De vez em quando escreve algum livro. É interessado na cultura popular e nos seus brincares. Prepara espaços para infâncias, sempre com muitos elementos da natureza. Projeta parques vivos para crianças brincarem com adultas
Coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança pela Infância, onde apoia a mobilização de diversas pessoas e organizações por uma infância plena, digna e cheia de encantamento. Com experiência em comunicação, planejamento e gestão de projetos sociais e culturais, trabalha com e pela infância há mais de 10 anos, tempo no qual vem observando tanto as crianças quanto as cenouras de diversas cores, e aprendendo que olhar o céu é fundamental para se encantar pela infância e garantir os seus direitos.
Supervisora de Formação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, responsável pelos programas de formação para bebês (PIAPI), crianças (PIÁ), jovens (PJMC, Rede Daora e Vocacional) e adultos (Vocacional). Atua no âmbito do fortalecimento das políticas para a Primeira Infância no município.
Presidente da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri). Pedagoga e Dra. em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia/USP. Especialista em Psicopedagogia com atuação profissional na psicopedagogia clínica, na docência universitária e na pesquisa na área de jogos e aprendizagem. Tem publicações de artigos e livros nos temas: avaliação e intervenção psicopedagógica, jogo e aprendizagem, metodologias ativas de ensino e a função mediadora do educador.
Mestre em educação pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre infância indígena. Atuou cerca de 10 anos no Parque do Xingu por meio do Instituto Socioambiental. É co-diretora do curta metragem Waapa, realizado em parceria com o Projeto Território do Brincar. É assessora pedagógica do Programa Criança e Natureza do Alana
Psicóloga, Artista Educadora, Agente do Brincar e estudante de Pedagogia e de Pós-Graduação em Formação das infâncias periféricas. Em sua trajetória profissional atuou em atendimentos clínica a crianças, como formadora em cursos de capacitação, como artista educadora, coordenadora de equipe e coordenadora artístico-pedagógica nos programas Piá e Piapi entre os anos de 2019 e 2022. Atualmente, está como Coordenadora Técnica, na Secretaria Municipal de Cultura, dos programas Piá e Piapi.
Jornalista co-fundadora do Estúdio Voador, pesquisadora da relação com a natureza nos livros para a infância na Universidade de S. Paulo e autora do perfil Biblioteca de Fora. Também escreveu o zine "Filoteca para colecionadores de botânicas imaginárias" (Voa zines), e é resenhista de livros para as crianças.
Coordenação
Giovana Barbosa de Souza
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sobre
Público: Interessados.
Dias: 22 e 23/5/2023
Horário: 9h às 16h
Local: Sede da UMAPAZ
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A