Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Providências antes do fim do mundo: Soluções Baseadas na Natureza

 

topo

Providências antes do fim do mundo: Soluções Baseadas na Natureza
 

Dias: 10/08/2023 a 11/08/2023 ; quinta e sexta-feira
Horário: 10h às 12h 

Inscrições encerradas.

Descrição

A proposta do curso é trabalhar com diferentes nichos e contextos sociais, soluções que sejam baseadas na natureza, como forma de organizar e propor ações efetivas que evitem que ultrapassemos alguns pontos de inflexão climática - e possamos construir soluções, para cada qual segundo sua capacidade, mas que leve em conta uma necessidade coletiva de mudanças com relação ao meio ambiente.

Conteúdo Programático

 

Palestra 1: Agroecosistema - Trabalhar com o público a epistemologia dos diferentes conceitos que formam esta palavra.

Palestra 2: Agroecologia - estudo que relaciona os conceitos de ecologia com agricultura, permitindo a construção de sistemas complexos.

Palestra 3: Agrofloresta - Discutir com os participantes a respeito de uma alternativa que possibilite inserir em um mesmo espaço espécies de uso agrícola, com espécies florestais, com o objetivo de ressaltar os impactos no ecossistema.

Palestra 4: Soluções Baseadas na Natureza - Nesta última atividade serão convidados profissionais das áreas de Economia e Engenharia Agronômica para discutir com o público, como o tema se relaciona com as suas respectivas áreas.

Referência Bibliográfica

1. Planaveg: Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa / Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Educação. – Brasília, DF: MMA, 2017.

2.BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. REDD+ Brasil. Disponivel em: http://redd.mma.gov.br/images/central-de-midia/pdf/publicacoes/notainformativa2018_captacaodescentralizacao.pdf . Acesso em: 06.04.23

3. T. M. Lenton, J. Rockström, O. Gaffney, S. Rahmstorf, K. Richardson, W. Steffen, H. J. Schellnhuber, Climate tipping points - too risky to bet against. Nature 575, 592–595 (2019).

4. 8° Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Original, em inglês, publicado pelo IPCC em outubro de 2018, Suíça. Versão em português publicada pelo MCTIC em julho de 2019, Brasil

5. SOBRE A DÉCADA DA ONU. Decade on restauration, 2021. Disponível em: <https://www.decadeonrestoration.org/pt-br/sobre-decada-da-onu>. Acesso em: 02, Setembro de 2022.

6. WORLD RESOURCE INSTITUTE. 10 Big Findings from the 2023 IPCC Report on Climate Change.Brasil, 2023. Disponível em: https://www.wribrasil.org.br/noticias/10-conclusoes-do-relatorio-do-ipcc-sobre-mudancas-climaticas-de-2023. Acesso em: 13, abr. 2023.

Facilitação

Lucas Zanon Labrana Aguillar Silva
Engenheiro Agrônomo formado na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" ESALQ/USP em 2022. A graduação foi dedicada à estágios na área de Agroecologia e empreendedorismo e inovação em Economia Biocircular. Atualmente é pesquisador associado do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP) no grupo de Soluções Baseadas na Natureza e atua no grupo de extensão: Empreendedorismo e Inovação em Soluções Baseadas na Natureza na ESALQ.

Nina Publio Camarero
Engenheira Agrônoma formada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” ESALQ/USP em 2019. A graduação foi dedicada à estágios práticos envolvendo o conhecimento sobre Sistemas Agroflorestais, Agricultura Orgânica, Agroecologia, Fruticultura e Avicultura Alternativa. Para além disso, foi estagiária na Embrapa Meio Ambiente em Jaguariúna/SP, envolvendo-se em projetos com agricultores familiares e sistemas agroecológicos. Em 2020 ingressou na pós-graduação pelo programa de Ecologia Aplicada (Inter unidades ESALQ/CENA), orientada pelo professor de Sistemas Agroflorestais e Ecologia Dr. Ciro Abbud Righi. A pesquisa de mestrado “Frangos e Galinhas agroflorestais: desenvolvendo um sistema de criação de aves em agrofloresta”, foi concluída e aprovada no final de 2022 e está publicada na Biblioteca Virtual da USP.

Juliana Pereira de Souza
Cursando Engenharia Agronômica na ESALQ/USP. Realizou um intercambio estudantil no Instituto Superior de Agronomia em Lisboa. Realizou um estágio no Centro de Ciências do Mar (CCMAR) na Universidade do Algarve onde trabalhou com a implementação de uma área marinha protegida e com o controle da pesca do polvo. No Brasil trabalhou em um projeto com foco na qualidade e processamento de pescado e com o monitoramento da represa de Salto Grande em Americana/SP, ministrando aulas de educação ambiental no mesmo local.

Murilo Garcia dos Santos Pereira
Cursando Ciências Econômicas na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” ESALQ/USP. Atualmente trabalha como estagiário em vendas em uma empresa de biotecnologia ambiental e ao longo da graduação, através de grupo de extensão, realizou projetos e iniciativas voltadas ao empreendedorismo social. Paralelamente, aos longos dos últimos anos, estuda e trabalha com o conceito de “Economia Verde”.
 

 

Coordenação


Lucas Zanon Labrana Aguillar Silva
Plinio Damin
Vera Salles

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Adultos

Vagas: 40

Dias: 10 e 11 de Agosto de 2023

Horário : 10h às 12h 

Local:  CEA - UMAPAZ

Endereço : Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Parceria: Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Inscrições encerradas.

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •