Curso - Ressignificando os Resíduos Sólidos por meio da Arte nas Escolas
Dias: 16/10/23 a 2/12/23; segundas-feiras e sábado
Local e Horário: As aulas gravadas serão disponibilizadas às segundas-feiras, conforme cronograma acima, sempre a partir das 14h, na plataforma Moodle. Com exceção da última aula, que ocorrerá presencialmente na UMAPAZ, sábado, dia 02/12. das 8h30 às 12h.
Descrição
O curso “Ressignificando os resíduos sólidos por meio da arte nas escolas” para profissionais das unidades educacionais da rede municipal de educação da cidade de São Paulo, artistas e educadores em geral, com foco na promoção de educação ambiental relacionando estética e disseminação da longevidade dos materiais de uso comum nas escolas e na cidade.
Conteúdo Programático
16/10 - Contextualização: Desafios ambientais, climáticos, sociais, econômicos e educacionais ligados à questão dos resíduos sólidos – Giovana SVMA/UMAPAZ;
23/10 - Consumo na unidade educacional: Processo de compras, de descarte dos resíduos e a importância dos critérios de compras verdes - SME; Matilde , Tathiana e Shirley
30/10 - Processos de organização dos espaços: Como armazenar, organizar, limpar e disponibilizar os materiais – (Carlota e Cilene)
06/11 - Conceitos: Ética, estética, política e a importância da pesquisa a partir da arte - Carlota e Cilene;
13/11 - Pesquisa: A longevidade dos materiais - Sec. Cultura Ligia e Arielle 20/11 - Articulação: Comunidade escolar e territórios - SME & UMAPAZ; Giovana /UMAPAZ
27/11 - Experiência: Propostas com bebês, crianças, estudantes, profissionais e demais sujeitos a partir dos resíduos de materiais sólidos - SME; PIAPI - Sec Cultura; Escolas sem paredes –SVMA/UMAPAZ. Giovana /UMAPAZ, Ligia e Arielle sec Cultura , e SME; Matilde , Tathiana e Shirley
02/12 - Encerramento do curso – oficinas na UMAPAZ.
Facilitação
Giovana Barbosa de Souza
Atua com assessora técnica na SVMA/ UMAPAZ - Coordenação de Educação Ambiental e Universidade Aberta de Cultura de Paz e Meio Ambiente; formada em Relações Públicas; Especialista em Educação Infantil; especialista em Filosofia e Natureza e mestre em Direitos Humanos e Processos Democráticos pela Universidade de Padova, na Itália. Coordenada os programas: Bem viver na Infância, Escolas Sustentáveis e Novos Camoinhos Idealizadora da Apoema – Educação, Direitos Humanos e Sustentabilidade.
Thioni Carretti Di Siervi- SME
Formada em ciências biológicas na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2011. Com especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade Oswaldo Cruz e Mestrado em Ecologia pelo instituto de Biociências da USP em 2015. Trabalha na Rede Municipal desde 2012 ministrando aulas de Ciências. Foi formadora parceira de Ciências Na DRE-Santo Amaro nos anos 2014 e 2015. Participou do Grupo de Estudos de Elaboração Dos Direitos De Aprendizagem Em 2016. Trabalhou Com Formação De Professores Na Dre Ipiranga Nas Frentes De Ciências Eeducação Ambiental De 2019 Até Fevereiro De 2022. Colaborou Na Elaboração Do Materialtrilhas De Aprendizagem Volume I E Ii E Na Priorização Curricular De Ciências Naturais.Atualmente Está Exercendo A Função De Formadora Das Frentes De Ciências E Educaçãoambiental Na Diretoria Regional De Jaçanã/Tremembé.
Carlotta Ferrozzi
Coordenadora pedagógica de serviços pedagógicos voltadas a crianças e adolescentes. Formadora sobre a poética da reutilização criativa dos resíduos das empresas e especialistas em edição multimídia para crianças e adolescentes. Coordenadora do Centro Remida na cidade de Bolonha na Itália.
Cilene Tineli
Pós-graduada em Educação e Natureza, curso interuniversitário ministrado pelas Universidades de Milão-Bicocca, Bologna Parma e Valle d’Aosta. Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Atuei no Brasil como professora e coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental/anos iniciais. Atuo como formadora e representante internacional. Revisora e tradutora de artigos e obras italianas, traduzidas para o português e voltadas à educação.
Tathiana Augusta Rodrigues Lourenço Martinez "
Profissional da Rede municipal de São Paulo desde 2003formadora da Educação Infantil na Divisão Pedagógica de Jaçanã Tremembé de 2017 a 2021 Formadora da Divisão de Educação Infantil na Sme atualmenteParticipou da escrita e implementação do Currículo da Cidade educação infantil mestranda em educação Realiza produção de materiais curriculares voltados para educação infantil.
Mestranda em Educação, MBA em Liderança e Gestão Educacional Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Bacharel e Licenciada em Educação Física,15 anos de experiência da Rede Municipal de Ensino de SP Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.Atualmente compõe a equipe de formação na Divisão de Educação Infantil/ SME.
Matilde AP.da S.Franco Campanha
Mestranda em educação Especialização em educação infantil Graduada em letras e PedagogiaExperiência de 20 anos dentro da rede municipal de São Paulo,como professora na gestão escolar.Coordenadora da ed.infantilE atualmente compõe a equipe né formação na Divisão de Ed infantil /Sme.
Coordenação
Giovana Barbosa de Souza
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: educadores, artistas e interessados no tema
Vagas: 50
Dias: 16/10; 23/10; 30/10; 6/11; 13/11; 27/11 e 02/12
Local e Horário: As aulas gravadas serão disponibilizadas às segundas-feiras, conforme cronograma acima, sempre a partir das 14h, na plataforma Moodle. Com exceção da última aula, que ocorrerá presencialmente na UMAPAZ, sábado, dia 02/12. das 8h30 às 12h.
Endereço do encontro presencial: UMAPAZ - Avenida Quarto Centenário, 1268, Portão 7A, Parque Ibirapuera.
Parceria: SME e Secretaria da Cultura
INSCREVER-SE