Curso de Aprofundamento em Educação Ambiental com foco em Unidades de Conservação
Dias: 02/03/2024 a 16/03/2024 ; sábado
Horário: 08h00 às 16h00 com intervalo de 1 hora de almoço
Inscrições encerradas
Descrição
Objetivo de aprofundar os conteúdos apresentados nos cursos anteriores a partir de três linhas temáticas principais: Mudanças Climáticas e as Unidades de Conservação; Biodiversidade e as Unidades de Conservação e A participação social e a ação pedagógica nas UC.
Conteúdo Programático
Aula 1 (2/03/2024)
• Educação ambiental crítica: princípios e práticas
Apresentar um ponto de partida conceitual que fundamentará o olhar sob o qual serão abordados os diferentes temas apresentados ao longo do curso.
• Unidades de Conservação: o que são e para que elas servem?
Integração das temáticas e convenções internacionais de biodiversidade, e serviços ecossistêmicos e as mudanças climáticas relacionada com a importância das unidades de conservação. Aprofundar o conhecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, com o foco na cidade de São Paulo e pontos gerais a respeito do PLANPAVEL - Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres.
Aula 2 (9/03/2024
• Olhar para o território, educação ambiental e seus modos de fazer Aprofundamento nas áreas de proteção ambiental Capivari-Monos e Bororé-Colônia e os Parques Naturais Municipais nelas sobrepostos e as diversas potencialidades pedagógicas e turísticas desse território. Retomar o conceito de serviços ecossistêmicos e impactos das mudanças climáticas como temas geradores para ações pedagógicas.
Aula 3 (16/03/2024)
• Gestão participativa e ação pedagógica nas Unidades de Conservação Neste bloco serão abordados as diferentes formas de participação social e o desafio de garantir participação no complexo universo da gestão. Abordar ações voltadas às comunidades escolares nesse contexto.
Referência Bibliográfica
Decreto nº 56.628, de 18 de novembro de 2015. Prefeitura do Município de São Paulo. Disponível aqui.
Educação Ambiental, Qualidade de Vida e Sustentabilidade. Pelicioni, M. C. F, 1998. Disponível aqui.
Formação de Multiplicadores para Educação Ambiental. Medina, N. M. Publicado em PEDRINI, A.G. (Org). O Contrato Social da Ciência, unindo saberes na Educação Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2002.
Guia de Atividades Ambientais. Governo do Estado de São Paulo. Secretaria do Meio Ambiente
Parque Educador. Polo de Educação Ambiental do Parque Municipal Lions Clube Tucuruvi. Carbone, A.S.; Cezare, J.P.; Coutinho, S.M.V. São Paulo: Instituto SIADES, 2016.
Política Municipal de Educação Ambiental. Disponível aqui.
Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível aqui.
Programa Plano de Metas 2017/2020. Prefeitura do Município de São Paulo. Disponível aqui.
Unidades de Conservação da Natureza. Governo do Estado de São Paulo. 2014.
Caderno do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Municipal Capivari- Monos. Secretaria do Verde e Meio Ambiente, 2011.
Parque Educador: Polo de Educação Ambiental do Parque Municipal do Nabuco. CARBONE, A. S.; CEZARE, J. P.; COUTINHO, S. M. V. 1. ed. São Paulo, SP: Instituto SIADS, 2016.
Estruturas e Espaços Educadores: Quando espaços estruturas se tornam educadores. Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. MATAREZI, J. vol. 1, 159-174, Brasília: 2005.
Educação Ambiental: Princípios e Práticas. DIAS, G. F. 8. ed. São Paulo: Gaia, 2003. SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Ciências da Natureza. 2. ed. São Paulo:
SME/COPED, 2019. p. 63-86. Disponível
em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50633.pdf.
UNESCO. Educação para os objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2017.Agenda 2030: objetivos do desenvolvimento sustentável. ONU, 2015. Disponível aqui.
PÚBLICO ALVO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO Servidores Públicos da Secretaria Municipal de Educação.
Facilitação
JULIA AFFONSO CAVALCANTE
gestora ambiental e mestre pela USP com a temática de unidades de conservação e território; especializações e experiência nas áreas em questões socioambientais, gestão territorial e método de pesquisa em ciência ambiental e educação popular.
Coordenação
ROSELI ALLEMANN
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
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Sobre
Público: 30.
Vagas: 30.
Pré-requisito: Ter participado dos cursos de educação ambiental com foco em unidades de conservação ou pessoas que tem conhecimento de unidades de conservação.
Dias: 02, 09, 16/03/2024
Horário : 8h00 às 16h00 com intervalo de 1 hora de almoço
Local: Escola de Agroecologia de Parelheiros.
Endereço: Parque Nascentes do Ribeirão Colônia - Estrada do Colônia, 2500 - Jardim Novo Parelheiros.
Inscrições encerradas
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