Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Formação em Educação Ambiental Sintrópica - Parque da Água Branca

Curso

Formação em Educação Ambiental Sintrópica - Parque da Água Branca

Data: 25/03/2024 a 10/07/2024. Segundas-feiras.
Horário: 14:00 às 18:00.

Inscrições encerradas

 

Descrição

Uma série de cursos com teoria e práticas de educação ambiental sintrópica com as seguintes temáticas: alimentação e meio Ambiente, incluindo as plantas alimentícias não convencionais – PANCs, incluindo a interface Agroecologia, Meio Ambiente Educação Sintrópica, a qual abarca a Saúde Mental e Ambiental, a Soberania e Segurança Alimentar e a Ciência Cidadã, como bases práticas estruturais de uma educação ambiental para a resiliência de nosso futuro planetário; e a temática da vivênvia biosfera, sintropia e entropia, sobre a interface da agroecologia e os ciclos naturais de tempo, incluindo o sincronário solar- lunar de plantio para público em geral.

Conteúdo programático

 

Aula 1 - Sintropia é a essência da vida: Os pilares da Educação Ambiental Sintrópica (4 horas).

 A humanidade está vivenciando um período de rupturas, de transição paradigmática entre visão newtoniana, cartesiana e mecanicista para uma visão sistêmica e ambiental. A EA Sintrópica abre novas perspectivas epistemológicas para se compreender o desenvolvimento do conhecimento. Para a reconstrução da realidade ambiental, é necessário desconstruir os paradigmas dominantes e possibilitar diálogos produtivos entre as várias ciências, na busca de uma análise da dinâmica dos sistemas ambientais de forma complexa.

Aula 2 - Você sabe de onde vem seu alimento? (4 horas)

 À partir da pergunta, abordaremos as formas mecanizadas de produção alimentar em larga escala, as quais geram alto impacto ambiental nos sistemas naturais, especialmente pela degradação de solo, uso intensivo de água e agrotóxicos, além de monoculturas causarem enorme erosão genética nas espécies alimentícias, mostrando como caminho à mitigação de tais impactos. Uma educação focada em processos regenerativos, para formar seres humanos conscientes do impacto que suas escolhas alimentares causam no ambiente local, regional e global.

Aula 3 - Práticas agrícolas regenerativas (4 horas)

O que você tem a ver com isso? Nesta prática reflexiva, apresentaremos em contraponto, formas de produção alimentar sustentáveis, que preservam os sistemas ambientais, como a agroecologia, a permacultura, a agricultura sintrópica e regenerativa que, além de atenderem aos princípios das Leis de Educação Ambiental e Segurança Alimentar e Nutricional, podem ser vistas como práticas de Educação Ambiental pois reorganizam sistemas naturais, recuperando solo, mananciais e diversidade biológica, promovendo a saúde e o bem-viver, despertando assim para a tomada de consciência quanto ao impacto ambiental de suas escolhas alimentares.

Aula 4 - Saúde para si, para os outros e com o mundo (4 horas)

A educação ambiental e emocional da EAS consiste no reconhecimento de nossas emoções através da auto percepção e ampliação da autoconsciência com a mente alerta no presente momento. Esta roda de conversa propõe o reconhecimento da visão distorcida que temos da realidade baseada nas nossas emoções e como essas podem ser geradas e afetadas pelo meio em que vivemos desde nossa infância, alimentação, qualidade do sono, práticas de atividade física, voluntariado e espiritualidade, na interface das práticas agroecológicas.

Aula 5 - Cuidando de mim, eu cuido do mundo. (4 horas)

Aula teórico-prática. Aqui estaremos juntos aprendendo práticas simples de meditação, respiração e exercícios de auto perdão e autoamor, orientados à incorporação prática dos participantes

Aula 6 - Amecanização do Tempo e seus efeitos sobre a Biosfera Planetária (4 horas)

Durante esta aula serão apresentados em detalhes os conceitos da mecanização do tempo e seus impactos na aceleração dos processos entrópicos na Biosfera planetária e consequente impactos na degradação ambiental, saúde coletiva e sistemas alimentares, especialmente na degradação de solo, poluição das águas, perda de biodiversidade, industrialização da vida à partir dos efeitos da inconsciência dos ciclos naturais da vida.

Aula 7 - Ciclos de Tempo da Natureza e seus impactos na produção agrícola (4 horas)

Resgatando as 13 Luas na produção agrícola – O Biorritmo da Biosfera e importãncia de resgate dos ciclos do tempo da natureza na saúde humana e planetária, com vistas à importância da produção agroecológica, valorização das práticas agrícolas ancestrais e escolhas alimentares.

Aula 8- O Futuro é PANC (4 horas)

Descrição da aula 8: Aula prática para incorporar o conteúdo assimilado, será proposta visita a CEPEUSP travessa c portão 19 cidade universitária para a demonstração da diversidade de plantas PANCs numa horta agroflorestal sintrópica e junto a um intercâmbio e troca de saberes

 

Coordenação

Roseli Allemann

Facilitação

Flávia Toqueti

Mestre em Engenharia Civil e Ambiental, Tecnóloga em Gestão Ambiental com Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Experiência em Cultura de Paz e na área de Ciências Ambientais. Pesquisadora do GEPEASA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalização, UNESP, onde vem desenvolvendo o projeto "EDUCAÇÃO AMBIENTAL SINTRÓPICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DE SÃO PAULO: uma proposta de pesquisa-ação e estímulo ao voluntariado por meio das temáticas da Educação em Saúde, da Segurança Alimentar e Nutricional e da Ciência-Cidadã" e co-autora do livro Educação Ambiental Sintrópica: ensaios para o futuro. Por mais de 7 anos desenvolveu projetos de extensão focados na transição para agricultura orgânica e agroecologia e atuou como conselheira no CONSEA São Paulo . É Presidente do Instituto Noosfera-https://institutonoosfera.org.br/, à partir de onde difunde a Lei do Tempo e o Sincronário 13 luas de 28 dias e o Pacto de Paz de Nicholas Roerich.

Sobre

Público: Pessoas interessadas.

Vagas: 30.

Dias: 25/03; 08 e 22/04; 13 e 27/05; 10 e 24/06 (segundas-feiras) e 10/07/24 (quarta-feira).

Horário: 14:00 às 16:00.

Local: Parque da Água Branca - Espaço da Feira Organica AAO e CEPEUSP.

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 - Barra Funda.

Certificado: Frequência mínima de 75% das aulas


Inscrições encerradas

Como chegar no Parque da Água Branca


Confira nossas redes socias

  •