Infraestrutura Urbana e Obras

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025 | Horário: 12:22
Compartilhe:

Prefeitura vai investir mais de R$130 milhões em obras de combate às enchentes na Zona Oeste

Nova rede de drenagem vai se estender por 5,6 quilômetros

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), publicou as licitações para contratação de cinco importantes intervenções para aprimorar o sistema de drenagem na região das subprefeituras Pinheiros e Butantã, na Zona Oeste. A gestão municipal prevê um investimento total de R$131,4 milhões na implantação de novas galerias, recuperação da tubulação existente, além da canalização de córregos. As obras irão beneficiar mais de 300 mil moradores dos bairros Rio Pequeno, Jardim Paulista e Itaim Bibi.

Para garantir o escoamento adequado das chuvas no distrito do Rio Pequeno, os trabalhos vão contemplar a canalização de dois córregos que percorrem o distrito, que hoje estão com a capacidade de vazão comprometida devido à instabilidade das suas margens. No Córrego Espanhol, serão recuperados 981 metros do canal, junto à Av. Cineasta Alberto Cavalcanti, entre a Rua Eusébio de Paula Marcondes e a Av. Escola Politécnica. Já no Córrego Malagoli, os serviços vão se estender por 626 metros, além da implantação de 1.888 metros de novas galerias, entre a Rua Antônio de Bonis e a Avenida Rio Pequeno.

No Jardim Paulista, as obras para o controle das cheias preveem a construção de 1.320 metros de galerias ao longo da Rua Estados Unidos, entre as avenidas Nove de Julho e Rebouças, além da recuperação de outros 360 metros de tubulação existente. Na Travessa Deocleciana, com as ruas Cristiano Vianna e Cardeal Arcoverde, outros 222 metros de novos túneis serão construídos, enquanto que no Itaim Bibi, a Rua Brigadeiro Haroldo Veloso ganhará 210 metros de galerias para garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem local.

A abertura dos envelopes está agendada já para este mês, quando serão conhecidas as propostas das empresas interessadas em executar as obras. Após a finalização do processo licitatório e emissão da ordem de início, as intervenções deverão ser concluídas em até 18 meses.

Obras de combate às enchentes na Zona Oeste

A SIURB já trabalha em grandes intervenções no sistema de drenagem da região, como na implantação de 883 metros de novas galerias de águas pluviais na Avenida dos Semaneiros, além da implantação do reservatório do Córrego Antonico, na Praça Roberto Gomes Pedrosa, com capacidade para armazenar até 133 milhões de litros de água. As obras de recuperação de 1.500 metros do Córrego Pirajuçara, entre as ruas José Carlos de Macedo Soares e Carlos de Mesquita, foram entregues no início deste mês.

Assessoria de Comunicação - SIURB

collections
Galeria de imagens