Infraestrutura Urbana e Obras

Morre Jorge Wilheim, um dos maiores urbanistas do Brasil

Morreu na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro, aos 85 anos, Jorge Wilheim, um dos maiores urbanistas e pensadores do Brasil.

“Jorge deixou uma grande contribuição para a prática e o pensamento urbanístico brasileiro”, afirmou o vereador Nabil Bonduki, que era amigo pessoal de Wilheim. “Suas propostas para São Paulo, expressas em vários livros e nas conversas que tivemos alguns dias antes do acidente, que em 30 de novembro de 2013 o vitimou, nos inspiram a dar continuidade na construção de uma cidade melhor”, disse.

Wilheim nasceu em 1928, na cidade italiana de Trieste. Mudou-se para o Brasil, onde, em 1952, diplomou-se pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na década de 1960, elaborou diversos planos diretores para cidades em desenvolvimento, como Curitiba – que, segundo Nabil, foi o início de uma experiência urbanística destacada em todo o mundo -, Paraná, Joinville, Santa Catarina, Osasco, São Paulo, Goiânia e Natal.
Wilheim coordenou, no âmbito do executivo, o processo de elaboração do Plano Diretor Estratégico em vigor hoje, durante a gestão de Marta Suplicy, quando foi secretário de Planejamento Urbano. “Nessa época, tivemos a oportunidade de trabalhar juntos para construir um substitutivo que foi aprovado pela Câmara Municipal, quando fui relator”, afirmou Nabil.

Além de secretário de Planejamento na gestão de Marta, Wilheim desempenhou outros cargos públicos, onde desenvolveu projetos e atividades importantes para São Paulo. Também foi Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, na gestão do governador Paulo Egydio, Secretário Municipal de Planejamento na gestão do prefeito Mário Covas, Secretário Estadual de Meio Ambiente, na gestão de Orestes Quércia.

“Em 1963, Wilheim participou com destaque como relator do Seminário de Habitação e Reforma Urbana, que produziu um grande número de propostas e ainda hoje são fundamentais para a reforma urbana no Brasil. Nos anos 1990, foi secretário geral adjunto da Conferência das Nações Unidas para os assentamentos humanos em Istambul, na Turquia, que estabeleceu lá os paradigmas da área do desenvolvimento urbano”, afirma Nabil.

No campo da arquitetura, Wilheim traz no currículo projetos como o Parque Anhembi, Hospital Albert Einsten, a sede da Fapesp, a revitalização do Centro Histórico e reurbanizações do Pátio do Colégio e do Vale do Anhangabaú, entre outros.

As contribuições de Jorge Wilheim ao urbanismo brasileiro com destaque para a sua atuação em São Paulo, fizeram com que fosse proposto no início dessa legislatura a concessão do título de Cidadão Paulistano.

“Embora não tenhamos a oportunidade de lhe entregar pessoalmente essa honraria, a homenagem que a cidade deve a Jorge Wilheim será realizada em breve na Câmara Municipal”, afirma Nabil.

Jorge sofreu um acidente de carro em 30 de novembro de 2013 e estava internado desde então.

Jorge Wilhein, arquiteto e urbanista, deu importante contribuição para a cidade de São Paulo

 

Cortesia do site Cidade Aberta, do vereador e arquiteto Nabil Bonduki