Infraestrutura Urbana e Obras
São Paulo Obras entrega obras no Autódromo de Interlagos
Considerado um dos mais seguros e desafiantes circuitos mundiais, o Autódromo de Interlagos recebe mais uma fase de obras para a etapa brasileira do Grande Prêmio de Fórmula 1 de 2016.
Autoridades visitam a cobertura do novo Edifício de Apoio
A Prefeitura de São Paulo, através de SPObras, entregou no último sábado, 29, as obras complementares no novo Edifício de Apoio e Centro Operacional do Autódromo de Interlagos. Participaram do evento o Prefeito Fernando Haddad, os secretários de Infraestrutura Urbana e Turismo, Roberto Garibe e Salvador Zimbaldi, o presidente de SPTuris, Alcino Reis Rocha e também o promotor do Grande Premio Brasil de Fórmula 1, Tamas Rohonyi.
Novo box zero faz a ligação entre o Centro Operacional e os antigos boxes
O prefeito e a primeira-dama da cidade, Dona Ana Estela Haddad, visitaram as novas instalações do Autódromo juntamente com os secretários Roberto Garibe (Infraestrutura) e Salvador Zimbaldi (Turismo). O Centro Operacional já abriga as salas de controle das corridas e durante os eventos também será utilizado como área vip. Além disso, conta também com 4 novos boxes técnicos que auxiliam a equipe organizadora do GP. O Edifício de Apoio conta com salas, banheiros e cozinhas que dão mais espaço e comodidade às escuderias e complementam a área dos boxes e do paddock.
Prefeito teve a oportunidade de dar uma volta de Ferrari na lendária pista de Interlagos
Acompanhe todas as etapas das obras:
Desde 2013, o Autódromo de Interlagos vem passando por obras de modernização e segurança. Algumas dessas obras foram indicadas pela equipe de organização do Grande Prêmio de Fórmula 1 como forma de garantir mais segurança e conforto aos pilotos e equipes. Outras foram feitas para atender às normas de segurança vigentes no país e propiciar mais conforto a quem assiste aos eventos. As obras foram divididas em três etapas.
A primeira foi bem destacada pelos pilotos. Trata-se da reforma da pista com a troca completa do pavimento, ocorrida em 2014, além da nova área de escape no “S” do Senna, novo pit lane e readequação da entrada dos boxes. Essa obra foi de tal importância no circuito da F 1 que alterou os tempos dos pilotos.
Foi graças à aderência do novo asfalto de Interlagos e às mudanças na entrada e saída dos boxes que a marca de Rubinho Barrichello foi superada depois de dez anos. Estas modificações proporcionaram também duas novas marcas de velocidade final na reta dos boxes (338 km/h) e na reta oposta (333 km/h). As marcas anteriores eram, respectivamente, 326 km/h e 323 km/h.
As obras continuaram em 2015.
Na segunda etapa, a infraestrutura de apoio do autódromo passou por uma remodelação completa. Com décadas de uso, já não atendia adequadamente as necessidades dos eventos ali realizados, principalmente a Fórmula 1.
Tais obras têm por objetivo deixar o autódromo mais moderno, mais seguro e mais confortável. A principal mudança, e que coloca o autódromo em um nível de modernidade igual aos europeus, está na troca de toda a infraestrutura. Foi implantada a galeria técnica que permite manutenções e constantes e em tempo real sem precisar de obras adicionais para tanto. Todo o cabeamento foi substituído, bem como as ligações de água e esgoto e a otimização de energia e consumo de água.
As obras de modernização permitiram que os circuitos elétricos fossem separados e operassem de forma independente. Ainda em 2015 foram construídos os edifícios de apoio aos boxes e o Centro Operacional, onde está instalado o “coração” da Fórmula 1.
O Centro Operacional, erguido ao lado dos boxes, conta com seis pavimentos e quatro novos boxes de apoio. Nesse edifício também serão instaladas áreas VIPs e a parte de controle das provas. Esses quatro novos boxes auxiliares facilitarão os trabalhos das equipes de corrida. Os equipamentos utilizados pelas escuderias estão cada vez maiores e em maior número. Com mais espaço, toda a logística de trabalho, armazenamento de componentes e transporte será facilitada.
No Edifício de Apoio, construído atrás dos boxes, foram instaladas cozinhas, auditório, salas multiuso e também as novas áreas reservadas para as equipes. Com esse novo edifício, as equipes de corrida terão três vezes mais área útil para trabalhar, passando de 70 m² para 210 m².
A terceira etapa, a ser realizada em 2017, contará com outra importante intervenção é a instalação da cobertura do paddock, que será o primeiro coberto entre os circuitos da Fórmula 1, e a reforma dos boxes. O calendário foi alterado devido ao atraso de repasses de recursos do PAC.
Destaque-se, no entanto, que as principais e mais necessárias obras que deveriam ser feitas no autódromo, foram de fato realizadas, mesmo com a falta crônica de recursos. Mesmo com a falta de recursos, a São Paulo Obras conseguiu resolver as questões operacionais fazer as obras que garantem a Fórmula 1 até 2020.
O tradicional Autódromo de Interlagos nunca saiu de moda e ganhou agora um ”banho” de modernidade para deixa-lo mais seguro e confortável para as equipes de corrida e aos visitantes.
Aos 75 anos, está com suas instalações modernizadas e seguras e mantém lugar de destaque entre os cinco principais circuitos histórico de corrida do mundo, ao lado de Mônaco, Monza, Silverstone e Spa Francorchamps. Os pilotos que chegam aqui ano após ano nunca encontrarão um Abu Dhabi, mas sempre encontrarão uma obra nova, uma surpresa, algo diferente que melhora o circuito.
Este é o charme de Interlagos: sempre mudando e ao mesmo tempo, permanecendo desafiador para os pilotos. As obras feitas desde 2013 deram um caráter multifuncional ao autódromo que, agora, poderá ser usado para qualquer tipo de evento, não só para corridas de carros ou shows. Será um local multifuncional. Os prédios novos poderão abrigar eventos, festas, feiras e mais. E o melhor de tudo: continuará com o mesmo charme de sempre.
Ao final da visita foi realizada uma coletiva de imprensa com o Prefeito, secretários e com o promotor do GP Brasil de Fórmula 1
Conheça o Autódromo de Interlagos José Carlos Pace
A história da criação do Autódromo de Interlagos começa ainda na década de 1920, com projetos para urbanização daquela área na zona sul da cidade. Louis Sanson, engenheiro inglês, previu infraestrutura para o futuro, para uma área que além de avenidas teria também hotéis etc. O nome Interlagos, por estar situada entre os lagos das represas Billings e Guarapiranga - construídas para abastecer de água e energia elétrica a Capital, foi sugestão de um francês, Donat-Alfred Agache, por lembrar de Interlaken, região da Suíça.
São Paulo é a cidade brasileira que, desde sempre, guarda uma estreita conexão com a produção de carros, pois foi aqui que a indústria começou. Em 1936, a cidade recebeu sua primeira prova internacional. Naquela época, o GP Cidade de São Paulo teve seu circuito traçado nas ruas, pois a cidade ainda não tinha um autódromo. Neste evento, Hellé-Nice, uma pilota francesa sofreu um acidente. O saldo: seis mortes e mais de 30 feridos.
A criação de um autódromo veio se somar às ideias de Sanson, que, vendo longe, em 1937, por intermédio de sua empresa comprou na região um terreno com mais de um milhão de metros quadrados. Seu traçado foi adequado à topografia do terreno, com subidas e descidas. O resultado foi um percurso de 7.960 metros de extensão, com possibilidade de uso somente do anel externo, de pouco mais de 3.200 metros.
Sua abertura oficial se deu em 1940, com duas provas, uma de moto, outra, de carros. Em 1951 acontece a primeira prova de longa duração, as “24 Horas de Interlagos”. Em 1954, em comemoração aos 400 anos da cidade foi realizado lá o Grande Prêmio IV Centenário de Cidade de São Paulo, tornando maior sua relação com a cidade. Como se diz, o resto é História.
A partir de 1978, o Autódromo passa por mais reformas, que diminui seu trajeto para 7.873 metros. Em 1985, o autódromo teve seu nome mudado para Autódromo Municipal José Carlos Pace, em homenagem ao brasileiro que morreu em um acidente aéreo em 1977, herói pelo feito de 1975. Em 1989, o Autódromo passa por mais reformas para receber novamente a Fórmula 1. Em 1990 acontece a reinauguração de Interlagos e o primeiro lugar do pódio foi ocupado pelo francês Alain Prost. Em 1991, em corrida guardada na lembrança dos fãs Ayrton Senna vence a prova pela primeira vez em casa. O brasileiro levantou as arquibancadas e marcou seu nome na história do país. O feito foi repetido em 1993.
Interlagos é um dos mais emblemáticos autódromos do mundo e o traçado de sua pista é tido, por muitos pilotos e especialistas, como o melhor do automobilismo.
O circuito é um dos poucos fora dos Estados Unidos a ter sentido anti-horário e atualmente é o único de toda a América Latina que figura no calendário do campeonato.
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Assessoria de Comunicação de SPObras
SP - 31/10/2016