Infraestrutura Urbana e Obras
Mobiliário Urbano de São Paulo traz modernidade e novos serviços à capital
Desde fevereiro de 2013, quando começaram a ser instalados, a capital paulista já tem exatos 3.814 novos abrigos de paradas de ônibus. Com eles, o cenário urbano vem ganhando beleza gradativamente, pois seu desenho compõe, com os novos relógios digitais, uma paisagem mais contemporânea, que traduz por parte do poder público um zelo maior pelos cidadãos. Para a SPObras, empresa responsável pela gestão do mobiliário, a meta é chegar ao final de 2015 com nada menos que 6.500 novos equipamentos instalados. Ganham a cidade e os seus habitantes.
Administrado sob a forma de uma concessão do poder público, por meio de licitação, os abrigos foram criados em três diferentes modelos, acompanhando a tendência do design que é adotado em grandes cidades como Londres, Paris, Berlim, entre outras. São quatro os modelos que compõem os novos abrigos: Brutalista, Minimalista e Caos Estruturado. As peças se acrescentam à paisagem de forma harmoniosa, preservando a transparência, o que resulta em maior espaço e leveza para o ambiente. Esse aspecto deve ser valorizado, pois com ele existe a intenção de dar à cidade um caráter mais amigável, menos opresso.
Os modelos atendem às características de cada local. Além disso, entraram também na concepção dos criadores a facilidade para montagem, limpeza e conservação. São peças compostas por vidro temperado com proteção contra UV, plástico, ferro e concreto. O modelo Brutalista, por exemplo, foi criado para atender as condições específicas das grandes avenidas, pontes e viadutos que cortam a cidade. Por essa razão, sua estrutura está apoiada numa grande escultura de concreto de alto desempenho.
De início, houve grande repercussão por parte da mídia - parte crítica, parte favorável -, o que refletia o aspecto inovador das peças. Programas de serviços de jornalismo diário fizeram inúmeras matérias. Passada a fase de maior impacto, o fato é que a população abraçou os novos abrigos e novos relógios digitais. Em algumas paradas, especialmente naquelas em que SPObras já construiu novo corredor exclusivo para ônibus, os abrigos são instalados no canteiro central de forma contínua, segundo projeto especial de SPObras para dar fluidez ao movimentos dos usuários nas paradas.
Projeto de iluminação está em pleno curso
Do parque de novos abrigos já instalados, 628 deles já têm em funcionamento o serviço de iluminação no seu interior. O processo é contínuo, segue um planejamento que acompanha também as realizações da Prefeitura nas outras áreas de mobilidade urbana. (Veja no gráfico o cronograma de instalações).
O planejamento da instalação da iluminação dos abrigos obedeceu a uma lógica simples: começaram a receber iluminação aqueles abrigos que já possuíam painéis publicitários e que, portanto, já tinham a estrutura para energia elétrica. As luminárias passaram a ser colocadas a uma média diária de 20 instalações. Com relação aos abrigos que ainda não possuem painel publicitário, estes precisam, antes, de um protocolo de “ligação nova” sob-responsabilidade da Eletropaulo. O pedido para nova ligação é feito pela empresa Otima, a concessionária do serviço público.
O contrato entre a Prefeitura de São Paulo e a concessionária Otima foi assinado em dezembro de 2012. Ao longo de três anos, a empresa deve implantar 6.500 novos abrigos de ônibus, além de efetuar a troca de 12.500 totens e de instalar 2.200. A Otima é que responde pela instalação e manutenção dos abrigos de ônibus e totens indicativos de parada, por um período de 25 anos.
A mobilidade urbana é uma das questões mais caras aos gestores das grandes metrópoles. Nesse contexto, os novos abrigos de São Paulo têm um importante papel a desempenhar, pois oferecer ao cidadão conforto e ambiente amistoso reflete na qualidade da vida que se tem na cidade. Os abrigos devem ser pensados sob o mesmo tratamento que a Prefeitura de São Paulo vem dando à mobilidade: investir em corredores para dar maior fluidez e ganho de tempo aos veículos que têm maior capacidade de transporte – isto sem prejudicar o transporte particular -, investir na criação de ciclovias, investir em acessibilidade e com isso tornar São Paulo uma cidade para todos, mais agradável e moderna.
Novos abrigos já contam com iluminação (Avenida Paulista)
Abrigo com nova iluminação, próximo ao Hospital Santa Catarina
Assessoria de Comunicação
14/10/2014 - SPOBRAS