Infraestrutura Urbana e Obras

Terça-feira, 27 de Julho de 2021 | Horário: 17:00
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Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras assina contrato do projeto do BRT Aricanduva

Consórcio SYSTRA-EBEI será o responsável pelo desenvolvimento do projeto nos próximos 12 meses

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras assinou hoje o contrato com o consórcio SYSTRA-EBEI, que irá desenvolver o projeto do BRT Aricanduva. Previsto para ser elaborado em 12 meses a partir da emissão da ordem de início, o projeto contará com um investimento municipal de R$ 12,1 milhões e será gerenciado pela SPObras.

BRT (Bus Rapid Transit, ou Ônibus de Trânsito Rápido) é um termo designado para sistemas de transporte urbano com ônibus com capacidade de realizar um serviço mais eficiente. O sistema BRT é uma alternativa para a qualificação do transporte coletivo em corredores de alta demanda e possui vantagens por ser considerado um meio de transporte mais rápido, seguro e menos poluente quando comparado ao convencional.

Para ser considerado um BRT, o sistema deve operar por uma faixa de rodagem exclusiva (corredor), com os ônibus segregados de outras vias. O pagamento da passagem é feito na estação, antes do embarque, como no metrô. As estações são construídas no nível do piso do ônibus para facilitar o embarque e desembarque. Tais características representam mais celeridade no embarque, aumento da velocidade média dos ônibus, ganhos de tempo de viagem e redução de custos operacionais.

 Sistema BRT em Curitiba/PR (Foto: Pedro Henrique Campello Torres)

Com 13,6 km de extensão, o BRT Aricanduva deverá atender cerca de 290 mil passageiros por dia, com início do trajeto na Radial Leste e finalização no Terminal São Mateus, na Zona Leste. Em ambos os lados do Rio Aricanduva, entre as pistas sentido bairro e sentido centro da Av. Aricanduva, o projeto também prevê a construção de ciclovia e passeio, que será totalmente revitalizado atendendo as normas de acessibilidade vigentes.

O empreendimento contará, ainda, com sinalização semafórica inteligente, fibra ótica ao longo do corredor, e com a implantação de Rede de Transmissão de Dados – RTD, responsáveis por proporcionar maior fluidez aos ônibus em seu horário de pico.

 

Assessoria de Comunicação - SPObras

 

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