Infraestrutura Urbana e Obras
Nova Santo Amaro: 1° trecho recebe concreto
É sábado, dia 21 de outubro. O relógio marca 7h30. Já tem caminhão betoneira e trabalhadores para iniciarem uma nova etapa das obras em um trecho da nova avenida Santo Amaro: é a concretagem.
Após 47 dias da nova metodologia de trabalho, que permite acelerar a obra, o futuro corredor de ônibus começa a ficar visível.
Foram 30 metros de concretagem neste sábado que começam a dar forma ao corredor.
O que é a Concretagem
É um trabalho passo a passo. Primeiro, posiciona a bomba de concretagem, colocada em local estratégico para que o abastecimento seja o mais rápido possível.
Isso porque o caminhão betoneira tem o limite de duas horas até o lançamento do concreto. Depois desse período, começa o processo de cura e, se isso ocorrer, o concreto precisa ser descartado.
Tudo cronometrado e planejado. Após o lançamento, o concreto precisa ser adensado para remover bolhas de ar e garantir sua compacidade.
O acabamento do concreto envolve a aplicação de técnicas específicas para dar à superfície a textura desejada. Para isso, foi feito uso de réguas de alumínio, além da realização de operações de desempeno com colher de pedreiro.
Após a concretagem, ocorre o processo de cura para garantir que o concreto atinja sua resistência máxima.
A cura envolve a manutenção da umidade e do calor no concreto por um período de tempo específico.
Nova Santo Amaro
O 1° trecho da obra de modernização da avenida Santo Amaro será concluído em 6 meses.
São R$ 77,5 milhões investidos pela Prefeitura de São Paulo com a geração de quase 1,5 mil empregos e o impacto direto na vida de 310 mil pessoas beneficiadas pela revitalização de uma das principais vias da capital paulista.
Antes
Depois
Notícias relacionadas:
Assessoria de Comunicação – SPObras
21/10/2023