Infraestrutura Urbana e Obras
Prefeito vistoria obras de requalificação dos calçadões no Centro Histórico de São Paulo
*Atualizado em 18/06/2024
O prefeito Ricardo Nunes vistoriou, na manhã desta quinta-feira (11), as obras de requalificação que contemplam calçadas de 23 ruas do Triângulo Histórico da capital. Com um investimento de R$ 63 milhões, a iniciativa busca revitalizar a região e promover funcionalidade, mobilidade e acessibilidade para todos. Os trabalhos devem ser concluídos em outubro de 2024.
A reforma dos calçadões abrange uma área de 63 mil m² e consiste na troca do pavimento, aumentando sua resistência ao tráfego, instalação de novo mobiliário urbano, proporcionando áreas de convivência adequadas, sinalização turística, iluminação funcional e cênica de edifícios históricos, reestruturação da infraestrutura subterrânea de drenagem, além da implantação de valas técnicas para ordenamento das redes de telecomunicações.
O novo calçamento de concreto está sendo implantado visando à acessibilidade universal, garantindo melhorias de mobilidade para mais de 2 milhões de pessoas que transitam diariamente na região. Essas melhorias beneficiarão especialmente os cadeirantes, pessoas com deficiência visual e idosos, reduzindo o risco de quedas e acidentes.
Avanço das obras e liberação de trechos
As obras estão sendo executadas por trechos e, para cada trecho, há quatro etapas de intervenção. Na primeira, realiza-se a demolição do calçamento antigo e a escavação para instalação das valas e drenagem. A segunda consiste na montagem e instalação dessas valas na infraestrutura recém-preparada. Na terceira fase, são lançados os microdutos e as caixas de acesso das valas são fechadas, seguido pelo aterramento e compactação do solo. Por fim, na quarta fase, é aplicado o novo pavimento e realizado o acabamento. Neste estágio, a circulação de pedestres é liberada, marcando o início da fase de ajustes finos.
Atualmente, enquanto algumas ruas já estão na etapa final, outras estão passando pelas etapas iniciais ou intermediárias do processo. Estão em obras trechos em sete vias: Praça Padre Manoel Da Nóbrega, José Bonifácio, Quintino Bocaiúva, Álvares Penteado, Anchieta, além da Av. São João. A Rua Paulo Egídio foi iniciada, mas a descoberta de um sítio arqueológico paralisou temporariamente os trabalhos, que serão retomados após o resgate arqueológico que está em tratativas.
Recentemente, a Prefeitura de São Paulo liberou para circulação de pedestres os primeiros trechos concluídos das obras de requalificação, embora ainda estejam passando por ajustes de acabamento. Ruas como a da Quitanda, Tesouro, José Bonifácio e Quintino Bocaiúva agora estão acessíveis, representando um marco importante na evolução das obras.
Preservação do patrimônio histórico
Todas as etapas do projeto foram desenvolvidas com o máximo cuidado para preservar a história da região. O projeto foi aprovado por órgãos como IPHAN, CONDEPHAAT e CONPRESP, e conta com acompanhamento arqueológico em campo durante toda a obra.
As atuais pedras portuguesas, que foram instaladas no local na década de 1970, não são tombadas e vão passar pela usina de britagem, podendo ser destinadas para outros fins na construção civil. O material resultante poderá, por exemplo, ser utilizado como sub-base de outros pisos.
Com essa iniciativa, espera-se não apenas uma transformação estética, mas também uma melhoria significativa na infraestrutura urbana, tornando o Centro de São Paulo mais convidativo, moderno e funcional para seus moradores e visitantes.
Ruas contempladas
Ruas perimetrais
1. Rua Líbero Badaró
2. Largo São Francisco
3. Rua Benjamim Constant
4. Praça da Sé (logradouro)
5. Pátio do Colégio
6. Rua Boa Vista
Ruas internas (Calçadão)
1. Praça Ouvidor Pacheco e Silva
2. Rua São Bento
3. Rua José Bonifácio
4. Rua Quintino Bocaiúva
5. Rua Senador Paulo Egídio
6. Rua Barão de Paranapiacaba
7. Rua Direita
8. Rua XV de Novembro
9. Praça Manoel da Nóbrega
10. Rua Álvares Penteado
11. Rua Miguel Couto
12. Rua da Quitanda
13. Rua Anchieta
14. Rua do Tesouro
15. Rua do Comércio
16. Largo da Misericórdia
17. Rua São João
Assessoria de Comunicação - SPObras
11/04/2024