Infraestrutura Urbana e Obras

Terça-feira, 2 de Abril de 2024 | Horário: 17:17
Compartilhe:

Corredor de ônibus da Av. Itapecerica, na zona sul, recebe obras de requalificação

Modernização promete maior segurança, acessibilidade e eficiência no transporte público para 122 mil pessoas diariamente

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, iniciou a requalificação do corredor de ônibus da Estrada de Itapecerica, no trecho entre o terminal João Dias e o terminal Capelinha, na zona sul da cidade. A iniciativa vai promover melhorias para a mobilidade urbana e contribuir para a redução do tempo de deslocamento, proporcionando mais segurança, acessibilidade e conforto para quem utiliza o transporte coletivo, impactando diretamente a vida de 122 mil pessoas diariamente. As obras contam com um investimento municipal de R$ 78,8 milhões e estão previstas para serem concluídas em junho de 2025.

Com, 3,5 km de extensão, o corredor da Estrada de Itapecerica tem a extensão de 3,5 km e será totalmente requalificado. As melhorias incluem a recuperação do pavimento rígido (concreto) na faixa do corredor de ônibus (canteiro central) e do pavimento flexível das demais faixas, implantação de novas paradas de ônibus, plataformas acessíveis com superguias para facilitar o embarque e desembarque, acessibilidade com rota podotátil e rampas, além do enterramento das redes de telecomunicações e elétrica e remoção dos postes de concreto, contribuindo para uma paisagem urbana mais limpa e organizada.

A modernização não se limita apenas à infraestrutura física. Sistemas Inteligentes de Monitoramento de Tráfego e Operação serão implementados, promovendo uma gestão mais eficiente do corredor, resultando em um trânsito mais fluido e seguro.

Os benefícios para a comunidade serão diversos. Além de uma maior capacidade de transporte e redução do tempo de deslocamento, a modernização do corredor promoverá mais segurança viária para todos os usuários, incentivará o uso do transporte público e ativo, reduzirá as emissões de poluentes e fomentará o desenvolvimento econômico regional.

Ao longo do corredor, serão instaladas paradas de ônibus estrategicamente localizadas, proporcionando conveniência e acessibilidade para os passageiros. Com 5 paradas bidirecionais no canteiro central e outras 3 unidirecionais, o novo design visa atender às necessidades dos usuários de forma mais eficiente.

A requalificação do corredor vai proporcionar uma São Paulo mais conectada, segura e sustentável.

 

 

Assessoria de Comunicação
02/04/2024

collections
Galeria de imagens