Infraestrutura Urbana e Obras
Obras da Ligação Viária Pirituba-Lapa avançam
Após anúncio de retomada em janeiro deste ano, as obras da Ligação Viária Pirituba-Lapa seguem avançando, com etapas em andamento em ambos os lados (Lapa e Pirituba). O empreendimento consiste na construção de uma nova ponte sobre o Rio Tietê, além de outras melhorias, que serão fundamentais para desafogar o trânsito entre os dois bairros, beneficiando 78 mil pessoas diariamente.
Do lado da Lapa, já foram concluídas a demolição das instalações do antigo Clube Nacional (Alça Sul), além da limpeza e terraplanagem, e deu-se início à execução da rede de drenagem. Do lado de Pirituba, em terreno em frente ao Shopping Tietê, já começaram as escavações para o bloco de fundação (apoio) da futura ponte.
Da esquerda para a direita: Escavações para fundação dos blocos de apoio da futura ponte (lado Pirituba) | Serviços de execução de rede de drenagem (lado Lapa)
As obras viárias na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, no lado de Pirituba, estão previstas para início em julho. O alargamento da via será realizado até a altura do cemitério, onde começa o empreendimento Grand Reserva Paulista, da MRV. No lado da Lapa, a avenida também passará por melhorias, incluindo a construção de uma passagem sob a Linha 8-Diamante, que contará com duas faixas para veículos e uma faixa exclusiva para ônibus em cada sentido.
Melhorias previstas
O projeto completo prevê a implantação de uma ponte sobre o rio Tietê e seus acessos, totalizando 900 metros de extensão para a interligação entre os bairros de Pirituba e Lapa. A estrutura terá início na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do condomínio Projeto Bandeirante, e seguirá pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro. Ela contará com mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus.
Além da construção da ponte, o projeto abrange a implantação de três quilômetros de ligação viária. O trecho da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães que percorre a Vila Anastácio, atual gargalo de saída do bairro da Lapa para a Marginal Tietê, será alargado e receberá as seguintes melhorias em toda sua extensão:
- Três faixas de circulação em ambos os sentidos, sendo uma faixa exclusiva para ônibus;
- Canteiro central com ciclovia;
- Obras de 900 metros de galerias de drenagem complementares para garantir a captação adequada das águas pluviais;
- Enterramento de redes aéreas.
Também estão previstas a construção de um binário de acesso ao Terminal Lapa e de uma nova passagem inferior sob a linha férrea da CPTM (Linha 8 – Diamante), com faixas para veículos, ônibus, passeio para pedestres e ciclovia.
O valor contratual atualizado do empreendimento é de R$ 367 milhões, com previsão de conclusão em dezembro de 2026.
Confira o vídeo informativo sobre o empreendimento:
Assessoria de Comunicação - SPObras
14/06/2024