Parelheiros

ATA CADES PARELHEIROS FEVEREIRO 25

São Paulo, 13 de fevereiro de 2025.

REUNIÃO DO CADES PARELHEIROS 24-26

Relator: Herik Helfstein Santana.

Presentes: Firmino Santos – Coordenador;

Aline Bruno de Alencar – Conselheira Titular;

Augusto Avelino de Andrade – Conselheira Titular;

Bruno Frões Bermudes – Conselheiro Titular;

Herik Helfstein Santana – Conselheiro Titular;

Juliana Alves da Costa – Conselheira Titular.

Jefferson Neves Pedrozo – Conselheiro Titular;

Pamela Almeida dos Santos – Conselheira Suplente.

Secretaria do Verde e Meio Ambiente – SVMA: Cassia Santos Lima – Gestora do Parque Linear Parelheiros e o Parque Municipal Urbano Nascentes do Ribeirão Colônia;

Marcelo dos Santos Rodrigues – Gestor do Parque Municipal Urbano Shangrilá.

Munícipes: Aline Santos da Silva;

Anderson S. Barbosa;

Ana Paula da Silva Prado;

Débora S.

Félix B. da Silva;

Francisco E. Oliveira Junior;

Norma da Silva Lima;

Rubens José Moreno.

O CADES Parelheiros 24-26 se reúne na Subprefeitura de Parelheiros no dia 13/02/2024, para mais uma reunião mensal.

A reunião iniciou com o senhor Firmino Santos, avisando que o Coordenador Lucas Ribeiro não estaria presente na reunião e que ele o substituiria, logo em seguida apresentou o que é o CADES, e pediu para que os demais conselheiros presentes se apresentasse para o município, o que foi realizado. Posteriormente a apresentação de todos os conselheiros foi pedido para que os munícipes também se apresentassem.

Seguidamente o conselheiro titular Herik Helfstein, apresentou o projeto que foi proposta a ser desenvolvido no fim do ano passado, denominado de “Bairro Sustentável” que será feito inicialmente no bairro Terceiro Lago.

O projeto foi desenvolvido a partir do levantamento dos principais problemas que ocorrem nos distritos de Parelheiros e Marsilac. A partir dai foram selecionadas algumas Tecnologia e Ações Sustentáveis, que são indispensáveis para a melhoria dos bairros, e que serão aplicadas em todos os lugares que o projeto for feito, mas como a região é ampla e diversificada essas ações também se adaptaram ao contexto e características do local, podendo ser adicionado outras Tecnologia e Ações que impulsione a comunidade local.

Tecnologia e Ações Sustentáveis que foram selecionados para ocorrer em todos os lugares que o projeto for desenvolvido:

  • Conscientização sobre coleta seletiva e reciclagem;
  • Horta comunitária e compostagem;
  • Plantio de Nativas.

 Tecnologias e Ações Sustentáveis específicas do Terceiro Lago:

  • Recicla Comunidade;
  • Vitrine de Saneamento Ecológico;
  • Espaço de convivência;
  • Birdwatching.

Após a apresentação do conselheiro, a pedido da Cassia Santos Lima representante titular da SVMA, o Marcelo dos Santos Rodrigues atual gestor do Parque Municipal Urbano Shangrilá, Realizou uma apresentação referente a um projeto de educação ambiental que vem realizando no parque onde ele é gestor, e comentou sobre o impacto possível que esta gerando na comunidade.

E através da presentação e do aprendizado concebido através dela, foi proposto pelo conselho a criação de um ofício solicitando que uma parte da orçamento cidadão do Conselho Participativo Municipal (CPM), fosse destinada para Parque Municipal Nascentes do Ribeirão Colônia, para que possa ser realizado um projeto semelhante a este no parque.

Ao final da reunião foi aberto um espaço para que os munícipes presentes pudessem trazer as suas demandas para o CADES Parelheiros 24-26.

A munícipe Aline Santos da Silva, moradora do bairro Vilela, que veio a reunião  juntamente com outros 3 moradores do bairro, perguntou referente as DUP’s, em específico sobre o Parque Linear Ribeirão Caulim, pois em uma parte em que está destinada para virar parque a associação comunitária do bairro Vilela, possui um projeto de criar uma horta comunitária e gostaria de saber se existiria a possibilidade de se fazer isso, e a representante da SVMA Cassia Santos Lima, respondeu que sim era possível, a associação pode fazer um pedido de Concessão de Uso da área, através do portal SPU, em seguida ela também perguntou sobre possíveis entidades que pudessem auxiliar a criação desta Horta, e o conselheiro Herik Helfstein Santana, indicou a Escola de Agroecologia de Parelheiros (EAP), e a Casa de Agricultura Ecológica José Umberto Macedo Siqueira (CAE Zona Sul).

Logo depois de a munícipe Norma da Silva Lima, moradora do Condomínio Jaceguava, expos uma situação que moradores de lá estão passando, comentou ela que para o condomínio existe apenas um relógio de água para mais de 100 famílias e que constantemente a água vem suja com terra, foi respondido que referente a essa questão que a Subprefeitura não conseguiria agir diretamente, pois são questão com a qual apenas a Sabesp pode lidar, foi aconselhado ela entrar em contato com a Sabesp e enviar um e-mail para parelheiros@smsub.prefeitura.sp.gov.br, e realizar a denúncia desta situação.

E a munícipe Débora S., moradora de Engenheiro Marsilac, que veio pedir apoio para a situação que está ocorrendo por lá, após as grandes chuvas com a qual a capital enfrentou muitas ruas do bairro estão interditada com lama e entulhos, a Cassia Santos Lima representante da SVMA, indicou a ela fazer uma denúncia através do SP156 referente a essa situação com a qual o bairro está passando.