Notícia na íntegra
Com reforma completa de R$ 33,7 milhões, Prefeitura transforma centro esportivo em unidade da Rede Olímpica na Zona Leste
O prefeito Ricardo Nunes entregou a segunda fase da requalificação do Centro Esportivo José Bonifácio, na manhã deste sábado (10), na Zona Leste da capital. Com investimento de R$ 33,7 milhões, o espaço foi totalmente revitalizado, ganhou novas instalações e foi transformado em uma unidade do Centro Olímpico Municipal.
"Nós já reformamos 29 dos 45 centros esportivos e é um desafio enorme pegar aquilo que já está pronto e readequar para melhorar", disse o prefeito Ricardo Nunes. "Aqui, além de toda a reforma, a gente fez a piscina coberta, a academia, o ginásio de lutas, as quadras de areia, ou seja, tudo aquilo que a população de Itaquera precisava", completou Nunes lembrando que a área é monitorada pelas câmeras do programa Smart Sampa.
A requalificação do centro incluiu a reforma completa da infraestrutura já existente e a implantação de novos espaços esportivos, como parte da estratégia de descentralização da Rede Olímpica Municipal. Agora, o local conta com quadras de malha, ginásios poliesportivos, quadras abertas, piscina coberta, academia especializada para atletas, um grande ginásio de lutas, campo de futebol, quadras de areia, vestiários renovados, pista de skate, quadra de basquete com piso especial, além de nova sala administrativa e sistemas hidráulico e elétrico totalmente refeitos.
"O esporte transforma a vida das pessoas, e, aqui na Prefeitura de São Paulo, temos a missão de melhorar o que já é bom, ampliar e fazer com que mais pessoas pratiquem atividade física para ter menos problemas de saúde, como depressão, diabetes e hipertensão", contou o secretário de Esportes, Rogério Lins. "Estamos descentralizando a rede olímpica na cidade, com o compromisso de levar o esporte profissional para todas as regiões. Temos o Centro Olímpico na Zona Sul, e agora chegou a vez da Zona Leste", completou o secretário.
Concluídos em abril, os trabalhos de revitalização e construção de novas áreas no espaço foram iniciados em dezembro de 2022 e, nesse período, o equipamento esportivo permaneceu fechado, sendo parcialmente reaberto à população em outubro de 2024.
Com a inauguração do novo Centro Olímpico, a Zona Leste passa a contar com mais um importante polo de formação esportiva e inclusão social. Já estão em funcionamento atividades como boxe, judô, wrestling e hidroginástica — esta última, inédita na região. A população também pode participar de aulas e práticas esportivas de futsal, futebol de campo, basquete, entre outras modalidades.
"Ando de skate desde os 10 anos e tinha que andar na rua, na Praça Brasil, ter esse espaço é maravilhoso. Uma área muito boa, excelente para o pessoal treinar, se dedicar e sair daqui como profissional", conta o skatista Nick Faria Duarte.
O lutador de jiu-jitsu Milton Mascarenhas, de 41 anos, conta que os tatames antigos eram rústicos. “A gente não tinha placar, nem infraestrutura para o boxe, e agora está bem melhor — temos até ar-condicionado”, relata
Localizado na Rua Ana Perena, 110, Cohab 2, Itaquera, o equipamento público registra uma frequência média mensal estimada em 15 mil pessoas, o que confirma a relevância do espaço para a comunidade local.
Mídias
Imagens de apoio
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk