Notícia na íntegra

Segunda-feira, 28 de Abril de 2025 | Horário: 19:10
Compartilhe:

Conferência de Promoção de Igualdade Racial aprova propostas e elege delegados para encontro estadual previsto para julho

Quarta edição do evento foi realizada no CEU Aricanduva, na Zona Leste

Propostas aprovadas e delegados eleitos para a Conferência Estadual, prevista para o mês de julho, foram os resultados da quarta edição da Conferência Municipal de Igualdade Racial, que chegou ao fim no último domingo (27), no CEU Aricanduva, na Zona Leste da capital.

Durante o evento, promovido pela Prefeitura, foram debatidos temas que envolvem políticas públicas para a população preta, povos indígenas, quilombolas e ciganos. Os grupos de trabalho se reuniram no sábado (26) para a análise dos três eixos propostos para a conferência que foram: 1- Democracia; 2 – Justiça Racial; e 3-Reparação. A Conferência também irá encaminhar três propostas aprovadas que serão defendidas pelos delegados representantes do município na conferência estadual.

 

 

O encontro teve início na noite da sexta-feira, com uma roda cigana conduzida por Lourdes Corrêa, ativista de direitos humanos com ênfase na defesa dos direitos dessa população.

Na sequência, diversas autoridades subiram ao palco para reforçar o compromisso da gestão municipal com a promoção da igualdade racial. Entre os destaques, Regina Santana, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, enfatizou a importância de fortalecer políticas públicas inclusivas. Também participaram da abertura Iva Oliveira Batista, coordenadora de Povos Indígenas; Elaine Gomes, secretária executiva de Promoção da Igualdade Racial; e Adriana Vasconcellos, coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, todas da mesma secretaria.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi  a Aula Magna ministrada por Ednusa Ribeiro, fundadora do Coletivo Meninas Mahin e curadora do projeto Presença Negra no Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP).

Sobre a programação

O primeiro dia da conferência foi encerrado com um Ato Inter-religioso, que reuniu representantes de diferentes tradições espirituais. O momento simbolizou o respeito à diversidade de crenças e a defesa da liberdade religiosa como parte fundamental da luta pela igualdade racial.

A Conferência de Igualdade Racial no CEU Aricanduva seguiu no sábado (26) com oficinas, grupos de trabalho e debates sobre políticas públicas para a promoção da equidade racial na cidade de São Paulo e a leitura e aprovação do regimento interno.

No encerramento, a secretaria Regina Santana agradeceu aos movimentos de representação da população negra, povos indígenas, quilombolas e ciganos, que compõem a sociedade civil. “Saio daqui com um sentimento de muita alegria porque tudo o que foi dito aqui contribui com o meu aprendizado”.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn