Notícia na íntegra
Confira a programação dos Centros Culturais para o mês de maio
A Prefeitura de São Paulo divulga a programação dos Centros Culturais para o mês de maio. O calendário está recheado de atrações para todas preferências, como teatro adulto e infantil, apresentações de música e dança, circo, além de diferentes exposições e cursos teóricos.
QUINTA-FEIRA (01/05)
Atração: A Morte de Mané Bufão
Teatro de Rua
Quando: Quinta (01), às 16h
Local: Teatro Flávio Império - Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba / Parque Daniel Marques
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Mané Bufão é um preguiçoso nato, mas muito esperto. Certo de que consegue dar nó em pingo d’água, deixa de pagar as contas da casa, no bar da D. Gervásia, e tenta abusar da boa vontade da sua esposa Totonha, que não dá moleza para o cara de pau. Cansado das mentiras desse preguiçoso, o delegado resolve prendê-lo. Mané indignado prefere morrer do que ser preso, só que a Morte resolve atender pessoalmente seu pedido, ela faz uma visita inesperada e um acordo é selado. Será que Mané Bufão vai cumprir o combinado?
Atração: Projeto Arrumadinho
Música
Quando: Quinta (01), às 18h
Local: Teatro Flávio Império - Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Este coletivo de artistas se juntou em torno da sonoridade da rabeca e de pifes para criar um espetáculo de valorização de um tipo de forró autenticamente baseado em tradições nordestinas. Também oferece uma oficina cultural de introdução e experimentação aos instrumentos musicais utilizados no forró.
Atração: Exposição Fluxo das Relíquias
Exposição
Quando: 01 a 21/05, das 09h às 18h
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Rua Inácio Monteiro, 6900 / Sala de Exposição
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O Fluxo das Relíquias é uma exposição imersiva que busca resgatar, documentar e interpretar as memórias e os marcos históricos do início do movimento funk na cidade de São Paulo, com ênfase nas periferias da zona leste, como Cidade Tiradentes e Jardim Romano. Tem como ponto de partida a Festa da Paz, realizada em 2006, que trouxe grandes nomes do funk carioca e da Baixada Santista, marcando a consolidação do funk na capital paulista. A exposição propõe reconstruir a trajetória cultural e estética do funk paulistano entre 2006 e 2014, período crucial que inclui o surgimento do funk ostentação, o impacto do trágico falecimento de MC Daleste e a criação do passinho romano, dança que consolidou novas formas de expressão corporal e artística no cenário periférico. Combinando elementos audiovisuais, fotográficos, linguísticos e sensoriais, "O Fluxo das Relíquias" oferece uma experiência única que conecta o público às histórias individuais e coletivas da periferia. O projeto também propõe discussões sobre identidade, memória, sustentabilidade e os impactos do funk como expressão cultural e artística.
SEXTA-FEIRA (02/05)
Atração: Penelope
Teatro Adulto
Quando: Sexta (02), às 20h
Local: Teatro Flávio Império - Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: A montagem do grupo espanhol Resiui Teatro da Espanha propõe, a partir da linguagem da dança e do teatro, contar uma história simples, a de uma mulher suspensa à espreita. Da nossa perspectiva, Penélope inicia uma jornada paralela, um jogo de espelhos com seu companheiro Ulisses. Já faz muito tempo que ele não vai para a guerra, ele não tem notícias de seu amor, seu marido e seu companheiro de vida. Seu filho partiu em uma jornada para encontrá-lo. E desde então ela espera, sonha, delira e invoca. Sua mente está cheia de memórias felizes, saudade, medo, nostalgia, incerteza, desejos e o desejo de se apaixonar novamente. A montagem é uma história sobre a vida desse personagem, os eventos em sua mente, seus sentimentos e os eventos paralelos da fisiologia do seu corpo. Construiremos a dramaturgia como uma viagem pelas geografias imaginárias da anatomia humana. Penélope, campo de batalha do amor e da guerra.
Atração: Grupo Pegada de Gorila
Samba
Quando: sexta (02), às 19h
Local: Centro Cultural Vila Itororó - R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista / Palco Éden
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: O Grupo Pegada de Gorila quer atingir todas as idades com repertório dançante e eclético dentro da nossa virtude do samba. Apresentando as novas músicas do novo álbum Juntos até o arroz secar que já está disponível nas plataformas digitais.
Atração: Sexta do Riso - Denison Carvalho
Stand up
Quando: sexta (02), às 20h
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Teatro Martins Penna
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Sexta do Riso é um sucesso de público e faz parte da programação regular do CCP, trazendo sempre comediantes às sextas-feiras. A atração da vez é Denison Carvalho, comediante nascido em Brasília cuja trajetória o levou a se tornar uma das vozes mais influentes e engraçadas do cenário de humor brasileiro. Denison também é membro do elenco do Comedy Central e roteirizou programas como A Culpa é do Cabral.
SÁBADO (03/05)
Atração: Vou Lá No Fundo!
Teatro
Quando: sábado (03), às 20h e domingo (04), às 19h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: +16 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Espetáculo do Coletivo Histérico sobre emoções não processadas. Vou Lá No Fundo! é uma jornada exagerada e ácida pelos altos e baixos do amor. Tratado como um sentimento nobre, almejável e cobiçado, o espetáculo procura trazer à tona todas as partes do amor que não cabem no romance best-seller ou na novela das 19h. A peça é uma comédia misturada com sarcasmo e autocrítica para explorar as experiências românticas e sexuais da sociedade contemporânea.
Atração: Lean - De Outro Tempo
Pop Rock
Quando: sábado (03), às 19h
Local: Centro Cultural Vila Itororó - R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista / Palco Éden
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Lean - De Outro Tempo: Lean (Leandro Ferraz) um dos novos nomes em ascensão da cena paulistana, em um espetáculo livre e inédito acompanhado de sua banda. Performance calorosa e sinuosa, composto de canções dançantes e românticas do primeiro álbum, como também, de seu novo ciclo.
Atração: Zimbra
Música
Quando: sábado (03), às 17h
Local: Tendal Lapa - R. Guaicurus, 1100 - Água Branca / Rua Interna
Ingresso: Grátis
Classificação: + 14 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Zimbra é uma banda de pop rock santista composta por Rafael Costa, ou Bola (voz e guitarra), Vitor Fernandes (voz de apoio e guitarra), Guilherme Goes (baixo) e Pedro Furtado (bateria). Através do formato clássico das bandas de rock, adicionando músicos convidados tocando trompete e trombone, Zimbra pode ser definida como o autêntico pop rock nacional.
Atração: Sons na Colina - Vladinsky e Cordeiroich
Música
Quando: sábado (03), às 17h30
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Palco Nelson Triunfo
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Sons da Colina é um projeto voltado para artistas independentes da música. Um ponto de encontro de artistas e público no Palco Nelson Triunfo, mantendo uma programação regular no recém inaugurado Pólo Gastronômico. O Duo Vladinsky e Cordeiroich, com voz e violão, apresenta um repertório que passeia por ritmos como jazz, samba, bossa nova e toada caipira, a partir de improvisos e buscas poéticas.
Atração: Peça Àvida - Alguns Instantes Com a Mulher Mais Velha do Mundo
Teatro
Quando: sábado (03), às 19h30 e domingo (04), às 17h
Local: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Sala Paissandú
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Ávida, a mulher mais velha do mundo, conversa com o vazio de onde surgem lembranças de fatos quixotescos e o desejo de continuar sua caminhada, mesmo diante da iminente finitude. O espetáculo aborda a questão da memória, do feminino e do etarismo, por meio de narrativas poéticas e reflexivas que buscam a valorização da palavra e do gesto.
Atração: O Sinal Tocou e Eu Ainda Não Cheguei
Teatro
Quando: sábado (03), às 17h e domingo (04), às 16h
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América / Cinema do CCG
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Em uma escola pública da periferia, jovens com diferentes personalidades vão fazer uma prova de recuperação para concluir o Ensino Médio. Suas histórias são contadas, rimadas e destrinchadas por meio da cultura hip hop e a vivência dos próprios atores, criando um debate de como diversos conflitos presentes na quebrada.
DOMINGO (04/05)
Atração: O Jazz Não Morde
Jazz
Quando: domingo (04), às 11h
Local: Centro Cultural Vila Itororó - R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista / Palco Éden
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: O show O Jazz Não Morde é em formato livre e leva o jazz para ruas, praças e parques, criando um espaço de encontro e vivência musical. A proposta se inspira na tradição popular do jazz e sua relação com o espaço aberto e a comunicação livre, rompendo com a ideia de palco. O repertório abrange o swing, o blues e o tradicional jazz. A pesquisa envolve standards que consolidaram a essência popular do gênero e nomes como Benny Goodman, Duke Ellington, Louis Armstrong, Jonathan Doyle, Ray Collins, Tuba Skinny e Miles Davis, em arranjos que enfatizam o ritmo e a comunicação com quem escuta.
TERÇA-FEIRA (06/05)
Atração: Batalha da Juventude
Música
Quando: todas as terças, às 19h, de 06/05 a 24/06
Local: Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades / Calçadão
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Sinopse: A Batalha da Juventude ZN é um evento forte e bastante determinado na busca da desmarginalização do rap, do MC e da cultura hip hop em geral, mas sobretudo na tentativa de abrir espaço para o encontro das artes e da expressão com o jovem periférico, além das batalhas com espaço para apresentações de beatbox, sarau, slam, grafite, artes visuais e poesia.
QUARTA-FEIRA (07/05)
Atração: Formação Sou de Circo - Minicurso Pesquisa sobre Circo
Circo
Quando: quartas, às 16h, nos dias 7, 14 e 21/05
Local: Centro de Memória do Circo - Av. São João, 473 - Centro Histórico
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 180 minutos
Sinopse: Apresentação de histórico e métodos de pesquisa sobre as artes e os saberes do circo, com o objetivo de dar uma introdução para a condução de pesquisas temáticas sobre o universo circense, incluindo temas como patrimônio imaterial, memória oral, métodos de pesquisa. Sobre Walter de Sousa: Professor Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP, defendeu doutorado sobre o circo-teatro e pós-doutorado sobre o palhaço Abelardo Pinto Piolin. É autor dos livros: Mixórdia no picadeiro: circo-teatro em São Paulo (1930-1970) (Terceira Margem, 2011) e Piolin: o corpo e a alma do circo (ECA/USP, 2015). É coordenador do Centro de Memória do Circo, onde desenvolveu as pesquisas Entre Risos e Lágrimas: O Teatro no Circo (2010/2011) e Os 12 Trabalhos de Piolin (2021). Esse encontro faz parte do ciclo de formações do Programa Sou de Circo, programa de formação e experimentação profissional de jovens circenses em museologia e história do circo.
QUINTA-FEIRA (08/05)
Atração: D’Água: Um Começo, Sem Meio, Sem Fim
Dança
Quando: quinta (08), às 20h e sexta (09), às 19h
Local: Centro de Referência da Dança - Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico / Sala Cênica
Ingresso: Grátis
Classificação: +12 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: A performance reverbera do ritualístico ao oco, do visível ao invisível. Portais existentes ou inexistentes para a humanidade em suas vulnerabilidades. Portais que jamais serão descobertos, assim como as profundezas dos mares meus, seus e nossos. “D'Água traz maneiras de girar e perceber o Universo em que coexistimos, Universo esse que carregamos ou somos doutrinados a carregar, experimentando minuciosamente cada um dos seus portais.
Atração: Dinho Machado com Sara Zara e Maurico Dollenz
Stand up
Quando: quinta (08), às 20h, com Sara | quinta (29), às 20h, com Dollenz
Local: Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro / Teatro Leopoldo Fróes
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Dinho Machado comanda a apresentação de stand up trazendo humoristas diferentes a cada show. Sara Zara e Mauricio Dollenz são os especialistas da vez.
SEXTA-FEIRA (09/05)
Atração: Show - Gostoso Veneno - Alcione por Camila Toledo
Samba
Quando: sexta (09), às 19h
Local: Centro Cultural Vila Itororó - R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista / Palco Éden
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Um espetáculo musical que celebra a obra de Alcione, a Marrom, uma das maiores intérpretes da música brasileira. No show, Camila Toledo e sua banda (formação de 6 músicos) revisitam clássicos da carreira da cantora, com interpretações emocionantes que conectam o público à riqueza cultural do samba e da MPB.
Atração: Flores Rebeldes
Exposição
Quando: de sexta (09) até sábado (31)
Local: Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro / Saguão Mário Thompson
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 23 dias
Sinopse: Camila Quintiliano é uma artista visual urbana atuante desde 2019, cuja pesquisa e criação se concentram em técnicas como estêncil, colagem e serigrafia. Inspirada pelas culturas underground, como o punk e o hip hop, sua obra coloca em evidência figuras femininas que transitam por essas cenas, ampliando a representatividade das mulheres tanto nas ruas quanto em outros espaços de arte. A seleção de trabalhos destaca a representação de figuras femininas, reafirmando a presença e a voz das mulheres no espaço urbano.
Atração: Sexta do Riso - Guilherme Uzeda
Stand up
Quando: sexta (09), às 20h
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Teatro Martins Penna
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Sexta do Riso é um sucesso de público e faz parte da programação regular do CCP, trazendo sempre comediantes às sextas-feiras. Aqui, o convidado é Guilherme Uzeda. ator e comediante também formado em Psicologia com especialização em Psicodrama (Teatro Terapia). Fez inúmeros espetáculos teatrais e participou do emblemático grupo de humor terça Insana.
SÁBADO (10/05)
Atração: Cabaré Pandora 40+
Circo
Quando: sábado (10), às 16h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba / Lona Miss Jujuba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Inspirado no universo do circo clássico, o espetáculo apresenta a atmosfera nostálgica do imaginário popular do circo. Reúne diferentes tipos da tradição circense, com destaque para malabares, palhaçaria e acrobacias. A Companhia Circense Circo do Asfalto foi fundada em 2007 pelo casal Douglas e Fran Marinho. Ao longo desses 18 anos, o grupo circulou por todo o Brasil, além de percorrer todos os países da América do Sul.
Atração: Oficina de Animação com Light Painting | Projeto Caminhos da Luz
Artes Visuais
Quando: sábado (10), de 16h até as 21h
Local: Centro Cultural Vila Itororó - R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista / Palco Éden
Ingresso: Grátis
Classificação: +12 anos
Sinopse: O Projeto Caminhos da Luz é uma iniciativa educativa e cultural que oferece cursos gratuitos de Fotografia, Animação e Light-Painting, com aulas online e encontros presenciais na cidade de São Paulo. Com foco na arte e na inclusão digital, os cursos do projeto integram ações teóricas e práticas, capacitando participantes a explorar técnicas audiovisuais e a transformar ideias em produções narrativas através da fotografia, animação e do light paiting. Idealizado pela Substancial, produtora cultural que atua desde 2013 com projetos de educomunicação e organização comunitária, o Caminhos da Luz promove o acesso ao conhecimento em diversos territórios de contextos socioculturais. O projeto também conta com a parceria do Coletivo Graffiti com Pipoca, reconhecido por unir graffiti, animação e produção audiovisual em ações que impactam pessoas e comunidades, além de fortalecer a expressão artística. A concretização deste projeto é possível graças ao edital 09/2023/LPG da Spcine, com recursos da Lei Paulo Gustavo, que fomenta a produção cultural e valoriza iniciativas de formação audiovisual no Brasil.
Atração: África Viva – Cores e Narrativa
Exposição
Quando: sábado (10), a partir das 15h, até sexta (09)
Local: Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro / Esplanada Ruth Guimarães
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 30 dias
Sinopse: A arte africana é muitas vezes reduzida a um imaginário exótico ou folclórico, sem o devido reconhecimento de sua complexidade. A exposição África Viva – Cores e Narrativas vem para reforçar a necessidade de dar visibilidade à cultura africana nos espaços culturais brasileiros e não apenas no mês de novembro, quando é celebrado o Mês da Consciência Negra.
Atração: Sons na Colina - Meros Erros
Música
Quando: sábado (10), às 17h30
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Palco Nelson Triunfo
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Sons da Colina é um projeto voltado para artistas independentes da música. O projeto tem a proposta de se tornar um ponto de encontro de artistas e público no Palco Nelson Triunfo, mantendo uma programação regular no recém inaugurado Pólo Gastronômico. Meros Erros vem circulando por espaços da música MPB independente alternativa, apresentando seu repertório focado nos últimos singles e nos dois últimos álbuns: Parece um Conhaque e Vila das Vísceras. O show, que conta com voz, violão, guitarra, baixo e bateria, é composto de canções que narram histórias sobre dilemas urbanos, questões sociais, relacionamentos líquidos e políticas da diferença.
Atração: Sarau Artístico Nix Fusion
Sarau
Quando: sábado (10), às 17hs
Local: Centro Cultural Olido - Vitrine da Dança - Av. São João, 473 - Centro
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 180 minutos
Sinopse: A proposta é abrir espaço para novos artistas, dentro da linguagem artística da dança e da música, de estilos diversos, além da apresentação do grupo, promovendo uma apreciação coletiva de novos artistas que em geral possuem pouco espaço para apresentar sua arte. Organizado por um grupo de mulheres de diferentes regiões da cidade.
Atração: O Portal Encantado
Teatro para Bebês
Quando: sábado (10), às 16h
Local: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Sala Paissandu
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Com enredo sensorial e lúdico, O Portal Encantado apresenta a criação do universo a partir do átomo e suas combinações, dando origem à matéria. A viagem passa pelo surgimento dos planetas, da Terra, chegando à Floresta Amazônica, trazendo para os pequeninos a sua fauna e sua flora; apresentando-lhes os povos da floresta, além de mitos, lendas e seres da Amazônia: o boto, o curupira, o canto do uirapuru, a arara azul e a cobra grande.
Atração: Show Escuta - Leticia Goes
Música
Quando: sábado (10), às 19h
Local: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Sala Olido
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Sinopse: A Escuta de quem veio antes, a Escuta de si no tempo do agora para construir outros futuros possíveis. O show traz vozes de Vó Cida, que rememora suas trajetórias ao falar sobre si e sobre Vô Arístides, pioneiro da Frente Negra Brasileira. Letícia Góes canta sobre sua redescoberta pessoal e conexão com seus ancestrais. Crianças são escutadas lançando luz no agora para os próximos tempos. A musicalidade afro-brasileira conduz levando de volta às matrizes.
Atração: Transmasculino do Guetto
Música
Quando: sábado (10), às 19h
Local: Centro Cultural da Diversidade - R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi / Teatro Décio de Almeida Prado
Ingresso: Grátis
Classificação: +16 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Conhecido como Transmasculino do Guetto, ele é um artista multifacetado com uma carreira marcada pela versatilidade musical e performances cativantes. Formado em Sonoplastia, Joseph atua como DJ, cantor, compositor, produtor, diretor,apresentador e modelo.
DOMINGO (11/05)
Atração: Um Despertar
Circo
Quando: domingo (11), às 15h
Local: Centro Cultural Vila Itororó - R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista / Palco Éden
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Em Um Despertar, Eduardo Rozendo tem a intenção de despertar o público para o universo do aparentemente impossível. Por meio dos pilares fundamentais de mágica, música e humor, o espetáculo se propõe a realizar uma verdadeira proeza, dando vida ao que, à primeira vista, parece inalcançável. A presença do improviso é constante, levando, em algumas situações, a momentos inesperados e divertidos.
Atração: Festival Repentistas Amigos de São Paulo
Teatro
Quando: domingo (11), às 15h
Local: Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro / Teatro Leopoldo Fróes
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Sinopse: O coletivo reúne duplas de repentistas e produz ações de preservação e divulgação da poesia de improviso ao som de violas.
Atração: A Era dos Festivais com Tetê Espíndola
Música
Quando: domingo (11), às 18h
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Teatro Martins Penna
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: No auge de uma carreira brilhante e repleta de sucessos, Tetê Espíndola comemora sete décadas de vida em um momento de renovado prestígio, especialmente com o ressurgimento do clássico Escrito nas Estrelas, ecoando por todo o Brasil, atingindo um novo público de jovens da nova geração. Este ano sua jornada é traçada por vários capítulos especiais de Tetê 70, onde cada show é um desdobramento de sua essência como compositora e intérprete. No show A Era dos Festivais, Tetê é acompanhada de seu irmão, Sérgio Espíndola, mergulhando no rico repertório dos festivais que não apenas revelaram Tetê, na década de 80, mas também ícones da música brasileira como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elis Regina, Jair Rodrigues, Milton Nascimento, entre outros. O roteiro do show conta com canções como “Alegria, Alegria”, “Sinal Fechado”, “Ponteio” e “A Banda”. Com sua voz única e sua presença marcante como a cantora com "Pássaros na Garganta" segundo o poeta Augusto de Campos, Tetê recria os momentos mágicos desses festivais, de maneira sublime e nostálgica, acompanhada pelo violão e pela voz de Sergio Espíndola, eles transportam o público de volta a uma época de efervescência cultural e expressão artística. Este espetáculo é uma celebração da história da música brasileira.
TERÇA-FEIRA (13/05)
Atração: A Zona Cultural do Grajaú - PIAC PJMC Giovanna Mota
Curso teórico
Quando: terças (13, 20 e 27) e quinta (22), às 19h.
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América / Cinema do CCG
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 480 minutos
Sinopse: A Zona Cultural do Grajaú pesquisa a relação entre a comunidade artística do território e o Centro Cultural Grajaú, além de promover o desenvolvimento profissional dos envolvidos. Portanto, em sua segunda fase, oferece a oficina Como se Organizar?, com quatro encontros que visam capacitar artistas e coletivos independentes a entenderem os processos para acessar o Centro Cultural Grajaú e outros equipamentos culturais públicos de São Paulo. A oficina aborda temas como reserva de espaços, documentos necessários, definição de valores para contratações e o cadastro na plataforma Porta de Entrada, a ferramenta oficial da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para contratações culturais.
QUARTA-FEIRA (14/05)
Atração: Workshop de Yoga para Todos
Palestra
Quando: quarta (14), às 10h
Local: Polo Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira / Prédio 2
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Sinopse: O objetivo geral do workshop é aplicar uma aula de yoga para todas as pessoas interessadas, com o diferencial que, para garantir a inclusão de todos os corpos, sejam flexíveis ou não, jovens ou idosos, serão usados ajustes das posturas baseados na biomecânica (estudo do movimento do corpo) e a observação das necessidades de cada participante.
Atração: Baile de Melhor Idade
Especial Mês das Mães - Participação - banda Doctor Música
Quando: quarta (14), às 14h
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - R. Inácio Monteiro, 6900 - TEATRO
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Sinopse: O Baile da Melhor Idade é um evento social que busca promover a integração, diversão e bem-estar de idosos da comunidade. Com base nos princípios de respeito, valorização e inclusão, o baile tem como objetivo proporcionar momentos de alegria e descontração para aqueles que já viveram tantas histórias e contribuíram tanto para a sociedade. Neste evento, os idosos terão a oportunidade de dançar, socializar, relembrar o passado e criar novas memórias ao lado de amigos e familiares. Além disso, serão oferecidas atividades recreativas e música ao vivo, tudo pensado com carinho e cuidado para garantir uma experiência inesquecível.
Atração: Formação Sou de Circo - Minicurso Pesquisa sobre Circo
Circo
Quando: quartas, às 16h (7, 14 e 21/05)
Local: Centro de Memória do Circo - Av. São João, 473 - Centro Histórico
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 180 minutos
Sinopse: Apresentação de histórico e métodos de pesquisa sobre as artes e os saberes do circo, com o objetivo de dar uma introdução para a condução de pesquisas temáticas sobre o universo circense, incluindo temas como patrimônio imaterial, memória oral, métodos de pesquisa. Sobre Walter de Sousa: Professor Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP, defendeu doutorado sobre o circo-teatro e pós-doutorado sobre o palhaço Abelardo Pinto Piolin. É autor dos livros: Mixórdia no picadeiro: circo-teatro em São Paulo (1930-1970) (Terceira Margem, 2011) e Piolin: o corpo e a alma do circo (ECA/USP, 2015). É coordenador do Centro de Memória do Circo, onde desenvolveu as pesquisas Entre Risos e Lágrimas: O Teatro no Circo (2010/2011) e Os 12 Trabalhos de Piolin (2021). Esse encontro faz parte do ciclo de formações do Programa Sou de Circo, programa de formação e experimentação profissional de jovens circenses em museologia e história do circo.
QUINTA-FEIRA (15/05)
Atração: Tramóias – Tramar Rotas
Dança
Quando: quinta (15), às 19h
Local: Centro de Referência da Dança - Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico / Sala Cênica
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Tramar Rotas para Corpos Invisíveis é uma performance realizada por artistas trans masculinos que se propõem a trabalhar com organismos do reino Fungi como disparadores poéticos para a construção do trabalho. Quando o mundo escondido e povoado do subsolo ativa sua eletricidade, estruturas se abalam e caem por terra. Há muitas trocas sendo tramadas fora do campo de visão humano, há muito o que se aprender sobre cooperação, comunicação e transformação. Há bilhões de anos os fungos sobrevivem às mais extremas condições, mesmo sendo pouco conhecidos e estudados. Aqui temos caminhos para compreender nossa existência em sociedade e para aprofundar nossas subjetividades e poéticas. Brotar de todos os lugares, espalhar por todos os cantos.
Atração: Umbanda Comedy show
Stand up
Quando: quinta (15), às 20h
Local: Centro Cultural Vila Formosa - Av. Renata, 163 - Vila Formosa / Teatro Zanoni Ferrite
Ingresso: Grátis
Classificação: + 16 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Dos terreiros para o palco, o Umbanda Comedy é um grupo de stand up formado por quatro comediantes umbandistas: André Smith, Rodrigo Willy, Rogério Berê e Renato Kuni. Promovem uma noite de conexão e diversão entre irmãos do axé, contando sobre suas vivências com a religião com muito humor e respeito!
Atração: Henrique Madeira
Exposição
Quando: quinta (15), às 17h
Local: Tendal da Lapa - R. Guaicurus, 1100 - Água Branca / Galeria de Arte
Ingresso: Grátis
Classificação: + 14 anos
Duração: 45 dias
Sinopse: Exposição do fotógrafo de graffiti Henrique Madeira. Nascido e criado no Rio de Janeiro, construiu sua trajetória ao longo de uma década documentando a efervescente cena urbana de São Paulo. Ele acompanhou de perto o trabalho de renomados artistas brasileiros, registrando suas intervenções em diversos estados e além das fronteiras do país.
Atração: Os Addams e a Caixa Amarela
Teatro infantil
Quando: quinta (15), às 15h
Local: Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro / Teatro Leopoldo Fróes
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Tudo ia tenebrosamente bem na mansão dos Addams, até Wandinha e Feioso acharem uma Caixa Amarela misteriosa enterrada no jardim. Dentro dela, as crianças encontraram brinquedos e objetos fofos coloridos. Gomez e Morticia, assustados com tanta fofura, colocaram seus filhos de castigo, para que nunca mais pensassem em ser crianças alegres e normais. Afinal, de quem era essa caixa? Quem a enterrou ali?
Atração: Projeto Minotauro
Dança
Quando: de 15 a 25 de maio, às 19h
Local: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Sala Paissandú
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 70 minutos
Sinopse: Baseado no mito do minotauro e nos textos de Jorge Luis Borges e Júlio Cortázar, o espetáculo busca criar uma dança-teatro que questiona os labirintos que a humanidade é lançada e o que fazer quando nos encontramos sem saída.
SEXTA-FEIRA (16/05)
Atração: Ana Cacimba - Abaeté (Festival Astral)
Música
Quando: sexta (16), às 20h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba - Teatro Flávio Império
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Sinopse: Ana Cacimba, cantora e compositora quilombola, conhecida por sua potente conexão com as tradições afro-brasileiras, apresenta o seu novo espetáculo Abebé, uma imersão sensorial nas músicas autorais da artista, além de interpretações de clássicos em versão cover, todas pautadas pela força de sua ancestralidade. Abebé é um objeto da religiosidade iorubá, que consiste em um emblema das Iás, Oxum e Iemanjá, nas religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda. Em sua nova fase, ela adiciona elementos da música pop e da nova MPB, criando um espetáculo dinâmico que transita com naturalidade entre o ancestral e o moderno.
Atração: Todo Mês Sangra
Dança
Quando: sexta (16) e sábado (17), às 19h
Local: Centro de Referência da Dança - Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico / Sala Cênica
Ingresso: Grátis
Classificação: +14 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Dançado pela intérprete Cassiane Leite, com dinâmicas coreográficas sensíveis e desnudas de parâmetros fixos, o espetáculo expõe o respeito da individualidade, a priori corporal, que participa e reflete no significado de um coletivo. Foram oito meses de intenso trabalho, reflexivo e fruidor. Resultando numa obra que circula por entre ambientes de pensamentos, leituras amplas e preposições de continuidade na busca de uma real humanidade de respeito. Dancemos, dancemos, dancemos e continuemos dançando para ressonâncias de estados afetivos e mobilizações de saberes sensíveis a leituras de corpos diferentes com conexões poéticas de igualdades.
Atração: Musical Os Boêmios de Adoniran
Samba Paulistano
Quando: sexta (16) e sábado (17), às 19h
Local: Centro Cultural Vila Itororó - R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista / Palco Éden
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: O musical trata-se de um espetáculo que visa o resgate e a difusão da história do samba paulistano para o público em geral. Através das composições de Adoniran Barbosa e de uma história emocionante, jovens, adultos e idosos têm a oportunidade de conhecer um pouco mais da cidade de São Paulo. Com um elenco de grande talento e com uma qualidade musical de altíssimo nível, o espetáculo se consagrou com sessões sempre lotadas e um grande sucesso de público e críticas.
Atração: Bailão da Vila Formosa
Dança / Música
Quando: sexta (16), às 15h
Local: Vila Formosa - Av. Renata, 163 - Vila Formosa / Teatro Zanoni Ferrite
Ingresso: Grátis
Classificação: + 16 anos
Duração: 120 minutos
Sinopse: Cloves Gonçalves Marques é morador do bairro Vila Formosa, com conhecimento de mais de 20 anos como Professor de Dança de Salão, além de coreógrafo profissional. Ele conduz esse baile que a melhor idade ama.
Atração: Sexta do Riso com Rodrigo Fernandes
Stand up
Quando: sexta (16), às 20h
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Teatro Martins Penna
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Sexta do Riso é um sucesso de público e faz parte da programação regular do CCP, trazendo sempre comediantes às sextas-feiras. O convidado aqui é Rodrigo Fernandes, publicitário, ator, comediante e criador do Jacaré Banguela, blog de humor desde 2004. Em 2010 começou a fazer stand up.
Atração: La Caravanna Orquestra
Música
Quando: sexta (16), às 17h
Local: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Vitrine
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Sinopse: Banda e orquestra de salsa e ritmos latinos que convidam a um baile alegre e dançante.
SÁBADO (17/05)
Atração: Divas do Sol (Festival Astral)
Intervenção / Exposição
Quando: sábado (17) e domingo (18), das 10h às 18h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba / Parque Daniel Marques
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A performance irá permear meditações guiadas, soltura corporal e sinfonia da respiração, até a elaboração coletiva de um preparo intuitivo de Escalda Pés com flores e folhas que contam histórias. Para que o momento atual reverbere para além do agora. Imersão Solar trata-se de uma performance ministrada pelas Divas do Sol, em um movimento de autocuidado e bem estar. Oferecendo a possibilidade de ouvir os silêncios, respeitar os espaços, conhecer os vazios e nutrir almas que pedem por mergulhos internos dentro de quem somos.
Atração: Vivência Artístico Cultural - Grupo Fulni-ô Yamititkwa Sato - Circulação Fulni-ô - En(cantos) (Festival Astral)
Intervenção
Quando: sábado (17), às 11h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba / Parque Daniel Marques
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Sinopse: Uma vivência cultural imersiva que proporciona ao público uma experiência única com o povo Fulni-ô. Por meio de rodas de conversa, danças e cantos na língua Yathê, pintura corporal e oficinas de artesanato com palha de Ouricuri, o projeto busca promover o conhecimento e a valorização das tradições e da resistência indígena. O repertório do grupo pode ser adaptados conforme público e carga horária disponível. Nesse momento enviamos tendo como parâmetro uma versão com 2 horas de duração.
Atração: Txai Edu Maná e Rafaela Aquariana (Festival Astral)
Música
Quando: sábado (17), às 15h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba / Oca Pukuixê
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Txai Edu Maná é um artista e líder espiritual, com forte atuação na música de rezo e nas medicinas da floresta. Ele é dirigente do Instituto C.E.A. Vôo Livre do Beija-Flor desde 2016, e seu trabalho está profundamente conectado à espiritualidade e à preservação das culturas indígenas, especialmente a dos Huni Kuin, com quem mantém uma relação próxima. Txai também se interessa por civilizações antigas, como a suméria, e explora sincretismos entre diferentes religiões, incluindo as tradições africanas. Seu trabalho é reconhecido em festivais espirituais, onde sua música e ensinamentos promovem a cura e a conexão com a natureza.
Atração: Camila Sá - Canto das Matas (Festival Astral)
Música
Quando: sábado (17), às 20h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba - Teatro Flávio Império
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 70 minutos
Sinopse: Show que anuncia a chegada do segundo álbum musical da artista e compositora Camila de Sá, de raízes nipo-caboclas nascida no ABC Paulista que canta para lembrar-se natureza, acompanhada de Erica Navarro (cello), Andressa Brandão e Airam Mares (percussões), Amabile Inaê (vozes e ganzá) e participações especiais de Tayli Galvão (dança) e Japonego (Taikôs e flautas).
Atração: Todo Mês Sangra
Dança
Quando: sexta (16) e sábado (17), às 19h
Local: Centro de Referência da Dança - Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico / Sala Cênica
Ingresso: Grátis
Classificação: +14 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Dançado pela intérprete Cassiane Leite, com dinâmicas coreográficas sensíveis e desnudas de parâmetros fixos, o espetáculo expõe o respeito da individualidade, a priori corporal, que participa e reflete no significado de um coletivo. Foram oito meses de intenso trabalho, reflexivo e fruidor. Resultando numa obra que circula por entre ambientes de pensamentos, leituras amplas e preposições de continuidade na busca de uma real humanidade de respeito. Dancemos, dancemos, dancemos e continuemos dançando para ressonâncias de estados afetivos e mobilizações de saberes sensíveis a leituras de corpos diferentes com conexões poéticas de igualdades.
Atração: Musical Os Boêmios de Adoniran
Samba Paulistano
Quando: sexta (16) e sábado (17), às 19h
Local: Centro Cultural Vila Itororó - R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista / Palco Éden
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: O musical trata-se de um espetáculo que visa o resgate e a difusão da história do samba paulistano para o público em geral. Através das composições de Adoniran Barbosa e de uma história emocionante, jovens, adultos e idosos têm a oportunidade de conhecer um pouco mais da cidade de São Paulo. Com um elenco de grande talento e com uma qualidade musical de altíssimo nível, o espetáculo se consagrou com sessões sempre lotadas e um grande sucesso de público e críticas.
Atração: As Aventuras da Madame Mim Mim
Teatro Infantil
Quando: sábado (17), às 15h
Local: Centro Cultural Vila Formosa - Av. Renata, 163 - Vila Formosa / Teatro Zanoni Ferrite
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Esse projeto foi desenvolvido para levar até o público a importância de acreditar nos nossos sonhos. Conta uma história com muita música e brincadeiras com interação das crianças.. Uma Bruxinha do bem, atrapalhada, cheia de sonhos e curiosidades, encontra pelo caminho alguns personagens mágicos e coloridos, tratando de esperança e felicidade. Valquiria Aguilera é quem comanda a projeto.
Atração: Social Chaos
Música
Quando: sábado (17), às 14h
Local: Tendal da Lapa - R. Guaicurus, 1100 - Água Branca / Rua Interna
Ingresso: Grátis
Classificação: + 14 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Social Chaos estará presente no evento Central Underground Extreme! O veterano grupo de grindcore do ABC paulista se apresenta junto a diversos outros grupos do gênero hardcore e grind, juntando as diversas tribos que contemplam o gosto musical mais extremo. Social Chaos desde 2002 vem trazendo mensagem da consciência humana junto ao acolhimento ambiental e social.
Atração: Armagedom
Música
Quando: sábado (17), às 14h
Local: Tendal da Lapa - R. Guaicurus, 1100 - Água Branca / Rua Interna
Ingresso: Grátis
Classificação: + 14 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Lendária banda punk Armagedom dos anos 80 de São Paulo retorna aos palcos! Agora em Maio de 2025, Javier retorna a São Paulo para junto de antigos membros da banda Renato (guitarra), Claudinei (baixo) e junto com o Daniel (bateria), fazer uma única apresentação especial do show "Armagedom plays Silêncio Fúnebre”.
Atração: O Negro e o Rio Grande do Sul: A Religação Espiritual Entre Dois Mundos
Dança
Quando: sábado (17), às 19h
Local: Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro / Teatro Leopoldo Fróes
Ingresso: Grátis
Classificação: +14 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Em São Paulo, a diáspora pulsa forte. "O Negro e o Rio Grande do Sul: a religação espiritual entre dois mundos" chega para revelar a história silenciada da negritude na cultura gaúcha, tecendo um espetáculo de dança e música que ecoa desde as aldeias africanas até os pampas. Uma história que é do Brasil. Mitos como o Negrinho do Pastoreio e a bravura dos Lanceiros Negros ganham vida, enquanto ritmos como o chamamé, o samba gaúcho e o batuque de nação celebram a herança africana que moldou a identidade sulista e ressoa em cada canto do país. O projeto é resultado do Edital Funarte de Dança Klauss Vianna.
Atração: Do Samba ao Rock'Roll
Música infantil
Quando: sábado (17), às 16h
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Teatro Martins Penna
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Uma jornada interativa que destaca o poder da música como ferramenta educativa. Os elementos fundamentais da música, som e silêncio, são explorados de maneira lúdica, criando jogos que estimulam a criatividade e a participação do público. Os integrantes do Grupo Rocambole propõem ao público um espetáculo que pode ser feito em qualquer lugar, com o intuito de levar uma obra artística proporcionando uma experiência artística que estimula o público a procurar outras obras e até mesmo se aventurar no fazer artístico. Do samba ao rock roll é parte da pesquisa do Grupo Rocambole sobre a criança e o ser brincante, que busca mostrar de forma lúdica os estilos musicais e suas diferenças fazendo um paralelo com a gente que mesmo sendo iguais somos diferentes e que o respeito pelo outro é fundamental para um convívio saudável e harmonioso.
Atração: Sons na Colina - Banda Sancô
Música
Quando: sábado (17), às 17h30
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Palco Nelson Triunfo
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Sons na Colina é um projeto voltado para artistas independentes da música e tem a proposta de se tornar um ponto de encontro de artistas e público no Palco Nelson Triunfo, mantendo uma programação regular no recém inaugurado Pólo Gastronômico. Sancô surgiu de um projeto solo iniciado em 2015 por Léo Sancô (vocalista, produtor e compositor) da cidade de Osasco, na Zona Oeste da Grande São Paulo, a fim de expressar sua arte através da música que mistura elementos de rock, rap, ragga, reggae e brasilidade. O projeto ganhou força com ingresso de outros músicos e em 2017 o projeto evoluiu e se transformou em banda, onde a atual formação é:Léo Sancô (vocal), Núbio Fly (guitarra), Mick (guitarra), Anderson Kabelo (baixo), Alessandro Viana (bateria).
Atração: Adriana Ferreira
Música
Quando: sábado (17), às 20h
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Teatro Martins Penna
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Com canções autorais e outras do repertório popular brasileiro, o show A Minha Voz percorre os caminhos de Adriana Ferreira, inspirada nas suas vivências com gospel, hip hop, samba e músicas de tradições brasileiras, como jongo, samba de roda, coco, ijexá e músicas de religiões de matrizes africanas.
Atração: Carimbodélic- Antonio Novaes
Música
Quando: sábado (17), às 17h
Local: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Vitrine
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Sinopse: Nascido em Belém do Pará e radicado em São Paulo desde 2007, Antonio Novaes é músico, compositor, produtor e educador. Em São Paulo criou o grupo de carimbó Clarimbó e fez parte do Coletivo Caboquice. Traz repertório de canções autorais, de clássicos da música paraense com guitarra, sintetizadores e bases eletrônicas.
Atração: Festival Ponto de Vista - PIAC PJMC Jonatan Felipe Rodrigues da Silva
Música
Quando: sábado (17), às 16h
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América / Teatro do CCG
Ingresso: Grátis
Classificação: +12 anos
Duração: 300 minutos
Sinopse: O Festival Ponto de Vista é uma celebração que reúne coletivos e artistas independentes, proporcionando um espaço para expressões artísticas frequentemente mal interpretadas pela sociedade. O objetivo é dar voz a esses artistas, permitindo que revelem a verdadeira essência por trás de suas obras. Com o apoio direto de equipamentos culturais públicos, o festival oferece toda a infraestrutura necessária para potencializar as performances dos convidados, promovendo um ambiente acolhedor e inspirador. Venha vivenciar uma experiência única que valoriza a diversidade artística e a autenticidade!
Atração: Estratégias Coletivas de Combate à LGBTfobia
Palestra
Quando: sábado (17), às 16h
Local: Centro Cultural da Diversidade - R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi / Teatro Décio de Almeida Prado
Ingresso: Grátis
Classificação: +16 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: A palestra abordará os seguintes temas: a relevância do Dia Internacional do Combate à Homofobia e à Transfobia para os indivíduos e coletividade, homofobia e transfobia são questões de opinião?, experiências e estratégias coletivas que tragam aprendizado e reflexão sobre como atuar no mundo para criar outros mundos possíveis, convite ao público para fazer parte do processo de mudança e apoiá-los na reflexão de como podem fazer parte da busca por um mundo anti-homofobia e anti-transfobia. Sobre o palestrante Bernardo Gonzalez: transmasculino, professor, nascido e criado na periferia de São Paulo, jogador de futebol, ativista pelos direitos humanos e, sobretudo, das pessoas trans e travestis. Atua com diversidade e inclusão desde 2009 em coletivos estudantis, movimento social, escolas e empresas do setor público e privado.
Atração: Orgulho de Ser! Combatendo a LGBTfobia no Brasil: Desafios e Caminhos para a Inclusão
Palestra
Quando: sábado (17), às 17h
Local: Centro Cultural da Diversidade - R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi / Teatro Décio de Almeida Prado
Ingresso: Grátis
Classificação: +16 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Mais do que informar, o evento busca sensibilizar e engajar os participantes, incentivando ações concretas contra a LGBTfobia e fortalecendo a luta pelos direitos e dignidade para todas as pessoas, independentemente de sua origem. Para isso, o palestrante Allan Mourão trará pontos em evidência sobre o histórico de pessoas LGBT que revelam o contínuo crescimento das políticas públicas para a comunidade pautando com base em estatísticas e relatos. Ao final da palestra haverá uma roda de conversa para interação com o público.
DOMINGO (18/05)
Atração: Divas do Sol (Festival Astral)
Intervenção / Exposição
Quando: sábado (17) e domingo (18), das 10h às 18h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba / Parque Daniel Marques
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: A performance irá permear meditações guiadas, soltura corporal e sinfonia da respiração, até a elaboração coletiva de um preparo intuitivo de Escalda Pés com flores e folhas que contam histórias. Para que o momento atual reverbere para além do agora. Imersão Solar trata-se de uma performance ministrada pelas Divas do Sol, em um movimento de autocuidado e bem estar. Oferecendo a possibilidade de ouvir os silêncios, respeitar os espaços, conhecer os vazios e nutrir almas que pedem por mergulhos internos dentro de quem somos.
Atração: Sarau Indígena Ipamakã (Festival Astral)
Sarau
Quando: domingo (18), às 11h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba / Local: Oca Pukuixê
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: O Sarau Indígena Ipamakã traz conhecimentos herdados por seus ancestrais através músicas, danças, contação de história, poesias, entre outras linguagens artísticas de forma lúdica, tentando aproximar o público da nossa história e cultura, da qual por muitos foi esquecida.
Atração: Lachimi Jaya - Canto da Natureza (Festival Astral)
Música
Quando: domingo (18), às 15h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba - Teatro Flávio Império
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Lachimi Jaya é artista visionária musical, canta e compõe músicas sobre a natureza e as belezas do mundo e do ser superior que habita em cada um de nós. Nascida em Florianópolis (SC), recebeu esse nome de batismo dos seus pais que tem forte conexão com os deuses da cultura hinduísta. Lakshmi vê a música como um instrumento de cura e ponte para o coração e desenvolveu seu canto com início aos 14 anos, aprendendo com os indígenas do povo Yawanawa e com a doutrina do Santo Daime. Sua intenção mais profunda com a música é de levar as pessoas a se conectarem com suas emoções e se lembrarem da consciência amorosa como princípio para poder viver em harmonia aqui na terra.
Atração: Katukina (Noke koei) (Festival Astral)
Música
Quando: domingo (18), às 17h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba / Local: Oca Pukuixê
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Sinopse: O Povo Noke Koi, popularmente denominado Katukina, realiza um concerto ritualístico em celebração aos seres encantados da natureza e também em comemoração dos 39 anos de demarcação de sua terra. Localizada às margens do Rio Jordão no Acre.
Atração: Familia Cristal (Festival Astral)
Música
Quando: domingo (18), às 19h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba - Teatro Flávio Império
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Sinopse: Formada por Jubã e Brunna Braga, casal de músicos há mais de 20 anos com influências na MPB, a Família Cristal vem construindo um público fiel desde 2019, quando lançou seu primeiro álbum ao vivo: O Amor Aqui Chegou. Seus hits emplacaram na cena música medicina, como as faixas O Céu Vai se Abrir, Era de Arara, O Amor Aqui Chegou. Este show é uma experiência musical imersiva que celebra a jornada interior, a conexão com os povos indígenas e a alegria de viver.
Atração: Workshop de Iniciação ao Violão
Palestra
Quando: domingo (18), das 09h às 11h
Local: Polo Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira / Quintal 4
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Sinopse: Em um ambiente leve e descontraído, os primeiros passos desse instrumento tão versátil e apaixonante. Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de aprender a postura correta e os principais cuidados com o violão.
Atração: Workshop de Yoga para Todos
Palestra
Quando: domingo (18), às 10h
Local: Polo Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira / Prédio 2
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Sinopse: O objetivo geral do workshop é aplicar uma aula de yoga para todas as pessoas interessadas, com o diferencial que, para garantir a inclusão de todos os corpos, sejam flexíveis ou não, jovens ou idosos, serão usados ajustes das posturas baseados na biomecânica (estudo do movimento do corpo) e a observação das necessidades de cada participante.
Atração: Sarau Narrativas
Sarau
Quando: domingo (18), às 10h
Local: Polo Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira / Ponto de Leitura
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Espaço aberto a todo corpo que se manifesta artisticamente, onde a liberdade de expressão e a cultura andarão lado a lado. Com poesias, músicas, artes visuais e muita alegria envolvendo a todes presentes!
Atração: Voltando a Ser Criança
Multi Linguagem
Quando: domingo (18), das 12h até as 18h
Local: Polo Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira / Rua das Baias
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 360 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Preparem-se para reviver a alegria da infância junto aos seus filhos, amigos e toda a comunidade ao seu redor com atividades que resgatam memórias afetivas e abrem espaço para novas. Voltando a Ser Criança é uma celebração vibrante da arte junto a infância tradicional, que coloca as crianças como protagonistas através de brincadeiras, oficinas e intervenções artísticas. O evento conta com uma variedade de atividades projetadas para encantar e envolver o público de todas as idades, de forma livre e gratuita.
Atração: Sarau Zona Ouro
Sarau
Quando: domingo (18), às 12h
Local: Polo Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira / Praça da Balança
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: O Sarau Zona Ouro nasceu em uma área universitária e, desde então, vem lidando com grupos grandes de pessoas. Pocket shows, poesias e rodas de conversa, conciliando a agenda mensal do Sarau com outros eventos.
Atração: Última Roupa do Rei
Teatro
Quando: domingo (18), às 12h
Local: Polo Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira / Praça da Balança
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Um rei vaidoso, que investe todos os seus recursos em roupas novas, é seduzido por dois vigaristas, que se passam por tecelões e lhe prometem uma roupa especial, feita com um tecido que pode ser visto somente pelos inteligentes. Enquanto três importantes autoridades do reino são enviadas para inspecionar o trabalho dos "tecelões", três curiosas senhoras acompanham cada passo e extravagância do Rei. A notícia do tecido inovador se espalhou por todo o reino, mas e agora? Quem será capaz de ver a roupa nova do Rei?
Atração: Do Lixo ao Luxo – A Arte Transformadora de Berbela
Exposição
Quando: domingo (18), às 13h (Inauguração)
Local: Polo Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira / Praça da Balança
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 dias
Sinopse: Em um mundo dominado pelo excesso e pelo descarte, surge a arte visionária de Berbela. Nascido em Pernambuco e residente na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, ele enxerga beleza onde muitos veem apenas sucata. Com mãos habilidosas e olhar inovador, transforma materiais descartados em verdadeiras obras de arte, revelando o potencial oculto em cada fragmento esquecido. Através de sua criação, Berbela nos convida a repensar o valor das coisas e a ressignificar nossa relação com o consumo e o desperdício. Sua arte transcende o material, despertando reflexões sobre sustentabilidade, criatividade e novas possibilidades para o futuro. Uma revolução estética e conceitual que transforma lixo em luxo e nos desafia a imaginar um mundo mais consciente e inspirador.
Atração: Mulheres no Samba Rock
Performance
Quando: domingo (18), às 13h
Local: Polo Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira / Praça da Balança
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Mulheres protagonistas no samba rock formam este coletivo, visando enaltecer a figura feminina na sociedade por meio da dança, trazendo também a questão do empoderamento e autoestima feminina. O papel da mulher no cenário artístico e na sociedade através da cultura do samba rock.
Atração: Tio Fresh
Música
Quando: domingo (18), às 14h
Local: Polo Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira / Praça da Balança
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Há 30 anos na cultura hip hop, o Tio Fresh mostra seu estilo entre os toca discos e o microfone. Foi DJ profissional do grupo MRN e já tocou em grandes festivais com artistas internacionais como Snoop Dogg, Redman, Raekwon e Method Man.
Atração: Trio Beijo de Moça
Música
Quando: domingo (18), às 15h
Local: Polo Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira / Praça da Balança
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: O Trio Beijo de Moça realiza o show da turnê Chega pra Cá, formado por uma banda de mulheres. O show tem um repertório que mistura canções autorais do primeiro e também do segundo álbum do Trio, além de canções de grandes nomes da música nordestina, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Elba Ramalho.
Atração: Ambulantes
Música
Quando: domingo (18), às 16h
Local: Polo Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira / Praça da Balança
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Ambulantes tem uma carreira de mais de 15 anos, com um trabalho voltado a músicas autorais. Atualmente apresentam seu novo álbum, com as vozes de Regiane Cordeiro e Elaine Alves, com a potência dos vocais e poesias femininas. Os versos são um convite à uma nova forma de relação humana para o bem estar social, evocando a força interior na busca pela superação.
Atração: Samba da Praça - Convida Tropa do Rafinha
Música
Quando: domingo (18), às 17h
Local: Polo Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira / Praça da Balança
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Sinopse: O Samba da Praça é um projeto cultural que tem como missão celebrar e difundir o samba em suas diversas formas, promovendo encontros musicais vibrantes na Praça da Balança, situada no Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey. Com uma proposta de resgatar e fortalecer a tradição do samba, o evento oferece programação rica em apresentações ao vivo, rodas de samba, reunindo músicos locais e de renome nacional.
Atração: Exposição de Carros GARAGE 02 CLUB
Quando: domingo (18), às 13h
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - R. Inácio Monteiro, 6900 - Área do Circo
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: Promovida pelo coletivo Garage 02 Club, esta exposição de carros atrai os apaixonados por automóveis, apresentando uma variedade de veículos, incluindo modelos personalizados, rebaixados, tunados e clássicos. O evento promove uma convivência saudável, com espaço para exibição e troca de conhecimentos sobre o universo dos veículos nacionais e importados.
Atração: Traição
Teatro
Quando: Domingo (18): 1° sessão às 15 | 2° sessão às 19h
Local: Centro Cultural Vila Itororó - Rua Pedroso, 238 - Bela Vista / Galpão da Vila
Ingresso: Grátis
Classificação: +14 anos
Duração: 1h45
Sinopse: Nos anos 1960, um triângulo amoroso se desenvolve entre Érica, seu marido Roberto e Jeremias, melhor amigo de Roberto, todos moradores do mesmo edifício. Nesta montagem imersiva e itinerante do Núcleo Teatro de Imersão, adaptada da obra prima de Harold Pinter (Nobel da Literatura - 2005), os espectadores circulam entre os apartamentos dos personagens, sem separação entre palco e plateia e cercados pelo cenário, pelos personagens, pelos sons e aromas da cena. A narrativa fragmentada e não linear, contada de trás para a frente, começando dois anos após o final do caso amoroso e retrocedendo no tempo até o dia em que o romance começou, segue as pistas deixadas pelos personagens envolvidos na traição, desafiando os espectadores a montar as peças da trama, desvendando, ao longo de nove anos, uma história repleta de enganos, em que todos os personagens traem uns aos outros e são atraídos uns pelos outros.
Atração: Olha o frevo! - Frevo Bixiga Orquestra
Frevo/Jazz
Quando: domingo (18), às 15h e às 19h e sexta (23), às 19h
Local: Centro Cultural Vila Itororó - Rua Pedroso, 238 - Bela Vista / Palco Éden
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Frevo Bixiga Orquestra é uma das raras orquestras paulistanas dedicadas ao frevo. Formada por 13 musicistas e um passista, seus integrantes atuam como membros fixos em projetos como Brasil Jazz Sinfônica, Fios de Choro, Horoyá, La Caravana Orquestra e Orquestra Furiosa. Com um pé na tradição e outro na modernidade, a orquestra evoca em seu show de estreia "Olha o frevo!" desde agrupações clássicas de grandes mestres como José Menezes, Duda e Zacarias até o frevo-jazz do maestro Spok. Show-celebração ao frevo, música instrumental brasileira cria de Pernambuco que é sinônimo de carnaval e patrimônio imaterial da Humanidade, tocada agora ao vivo também em São Paulo. Participação especial da cantora Paula Sanches.
Atração: Gritando HC
Música
Quando: domingo (18), às 17h
Local: Tendal da Lapa - R. Guaicurus, 1100 - Água Branca / Rua Interna
Ingresso: Grátis
Classificação: + 14 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Com a proposta de resgatar o peso e a energia do punk dos anos 80. aliado à vitalidade do hardcore americano dos anos 90, o Gritando HC foi formado em 1994 por Marcelo (Donald) e Elaine (Lê) nos vocais, e logo se inseriu no cenário independente nacional, levantando sempre a bandeira do skate punk. Em 2024 a banda completou 30 anos com um novo disco e muitas apresentações pelo país.
Atração: Asteroides Trio
Música
Quando: domingo (18), às 19h
Local: Tendal da Lapa - R. Guaicurus, 1100 - Água Branca / Rua Interna
Ingresso: Grátis
Classificação: + 14 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Asteroides Trio é uma banda de rockabilly formada em 2006 na cidade de Arujá-SP. O grupo conta com Leandro Franco na bateria e vocal, Cláudio Formiga na guitarra e vocal e Rodney Calfa no baixo acústico Influências da banda: rock'n'roll dos anos 50 e 60, rockabilly, psychobilly e punk rock. Possui dois disco lançados oficialmente, o Punkabilly - Tributo Rockabilly ao Punk Nacional (2013), que também foi lançado em vinil pela Neves Records em 2019, e o Geração Drosophila Melanogaster (2017), lançado pelo Hotjail tudio/CD Baby.
Atração: Inkontro de Hip Hop + Feira Gráfica
Hip Hop / Artes Visuais
Quando: domingo (18), às 14h
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Teatro Martins Penna e Palco Nelson Triunfo
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 180 minutos
Sinopse: Inkontro de Hip Hop é um festival contando com os quatro elementos (DJ, MC, Graffiti e BBoys + BGirls). Além disso, também contará com uma Feira Criativa, Batalhas de Tag e Batalha de Rima. O evento terá apresentações, vivências, oficinas e batalhas, tudo feito por artistas independentes da região.
Atração: Negras, Mulheres e Mães
Teatro
Quando: domingo (18), às 16h
Local: Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades / Anfiteatro
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Sinopse: O Coletivo Kizomba pra Preto mergulha no universo feminino para narrar histórias de mulheres pretas e senhoras do ventre do mundo que inspiram e transbordam lugares. Inspirado na obra da professora Terezinha Bernardo, o projeto Negras, Mulheres e Mães cria uma síntese entre as yabás (orixás femininos) e mulheres do dia a dia.
Atração: Parada LGBTQIAPN+
Música
Quando: domingo (18), às 13h
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América / Calçadão Cultural
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 540 minutos
Sinopse: As paradas periféricas existem há 8 anos em São Paulo, entre elas no Capão Redondo, Grajaú, Cidade Tiradentes e Itaim Paulista. As paradas periféricas têm como objetivo a descentralização da cultura LGBT+ e a valorização dos artistas periféricos. O objetivo não é ter apenas mais um dia de diversão e integração social, mas sim reafirmar que a comunidade LGBT existe e resiste. A Parada LGBT+ do Grajaú foi criada em 2021, indo para sua terceira edição. Foi criada pelo produtor cultural e deejay Rodrigo Rodrigues.
SEGUNDA (19/05)
Atração: Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP)
Circo / Palhaçaria
Quando: segunda (19), às 14h
Local: Centro de Memória do Circo - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Vitrine da Dança
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 180 minutos
Sinopse: O Centro de Memória do Circo recebe desde 2015 o Encontro de Estudos da Palhaçaria (EEP), coletivo independente formado por Alex Sandro Duarte, Camila Scatena, Cristiano Miranda e Rodrigo Bella Dona, que realiza encontros semanais, aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço e seu contexto em forma geral, tendo como objetivo proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo da palhaçaria. Atualmente os Encontros ocupam o espaço no Centro de Memória do Circo e dividem sua programação em cinco tipos de ações, sendo uma maneira de se aprofundar nas diversas formas de estudo. Sendo elas:
- Apresentações de números ou espetáculos (principalmente que estão em processo de criação), na sequência acontece uma roda de conversa, momento em que o artista recebe os feedbacks do público, instigando a criatividade do artista com novas ideias;
- Dia de convidados de notório saber: conversas com artistas que, através de suas vivências no mundo da palhaçaria, estão dispostos a trocar conhecimento sobre suas trajetórias na arte, suas pesquisas cômicas, seus trabalhos futuros, entre outros;
- Dia de filmes/documentários: a pesquisa acontece através de projeções de filmes e/ou documentários e ao final do encontro, o grupo forma uma roda de bate-papo para refletir sobre o que foi visto, aprendendo uns com os outros através da experiência individual de cada pessoa;
- Dia de Estudos Teóricos: lançamento de livros, conclusões de curso, dissertações, entre outros. Sempre no fim é feita uma conversa sobre o que foi apresentado, para o grupo se aprofundar na pesquisa demonstrada.
TERÇA-FEIRA (20/05)
Atração: A Zona Cultural do Grajaú - PIAC PJMC Giovanna Mota
Curso teórico
Quando: terças (13, 20 e 27) e quinta (22), às 19h.
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América / Cinema do CCG
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 480 minutos
Sinopse: A Zona Cultural do Grajaú pesquisa a relação entre a comunidade artística do território e o Centro Cultural Grajaú, além de promover o desenvolvimento profissional dos envolvidos. Portanto, em sua segunda fase, oferece a oficina Como se Organizar?, com quatro encontros que visam capacitar artistas e coletivos independentes a entenderem os processos para acessar o Centro Cultural Grajaú e outros equipamentos culturais públicos de São Paulo. A oficina aborda temas como reserva de espaços, documentos necessários, definição de valores para contratações e o cadastro na plataforma Porta de Entrada, a ferramenta oficial da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para contratações culturais.
Atração: Vila Arte do Brincar
Performance
Quando: terça (20), às 10h
Local: Centro Cultural da Diversidade - R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi / Teatro Décio de Almeida Prado
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Contação de histórias que encantam. Com pintura de rosto, pipoca e algodão doce para adoçar o dia e brincadeiras interativas com um time de arte-educadores apaixonados estimulando a imaginação, a criatividade e as conexões sociais.
QUARTA-FEIRA (21/05)
Atração: Denis e a Saga do Abraço
Teatro Infantil
Quando: quarta (21) e quinta (22), às 16h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: No enredo, Denis é apresentado como um menino comum. Mas ele se sentia diferente. Achava que sua vida era chata e monótona. Diante de uma rotina sem maiores surpresas, algo extraordinário simplesmente tinha que acontecer! E foi exatamente quando aconteceu que tudo à sua volta virou “de cabeça pra baixo”: ele decidiu usar um vestido na escola, e isso gerou uma infinidade de comentários, julgamentos e opiniões de todos os lados, principalmente de sua família. Mas, afinal, por que uma ação tão simples pode gerar tanta polêmica? Será que existe mesmo um problema com Denis, ou esse problema está nos julgamentos de todos à sua volta? Com recortes e fragmentos deste episódio, o espetáculo mostra os desafios que Denis enfrentou ao se vestir desta maneira
Atração: Exposição Fluxo das Relíquias
Exposição
Quando: quarta (21), das 09h até as 18h
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - R. Inácio Monteiro, 6900 / Sala de Exposição
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Sinopse: O Fluxo das Relíquias é uma exposição imersiva que busca resgatar, documentar e interpretar as memórias e os marcos históricos do início do movimento funk na cidade de São Paulo, com ênfase nas periferias da zona leste, como Cidade Tiradentes e Jardim Romano. Tem como ponto de partida a Festa da Paz, realizada em 2006, que trouxe grandes nomes do funk carioca e da Baixada Santista, marcando a consolidação do funk na capital paulista. A exposição propõe reconstruir a trajetória cultural e estética do funk paulistano entre 2006 e 2014, período crucial que inclui o surgimento do funk ostentação, o impacto do trágico falecimento de MC Daleste e a criação do passinho romano, dança que consolidou novas formas de expressão corporal e artística no cenário periférico. Combinando elementos audiovisuais, fotográficos, linguísticos e sensoriais, "O Fluxo das Relíquias" oferece uma experiência única que conecta o público às histórias individuais e coletivas da periferia. O projeto também propõe discussões sobre identidade, memória, sustentabilidade e os impactos do funk como expressão cultural e artística.
Atração: Formação Sou de Circo - Minicurso Pesquisa sobre Circo
Circo
Quando: quarta (7, 14 e 21), às 16h
Local: Centro de Memória do Circo - Av. São João, 473 - Centro Histórico
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 180 minutos
Sinopse: Apresentação de histórico e métodos de pesquisa sobre as artes e os saberes do circo, com o objetivo de dar uma introdução para a condução de pesquisas temáticas sobre o universo circense, incluindo temas como patrimônio imaterial, memória oral, métodos de pesquisa. Sobre Walter de Sousa: Professor Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP, defendeu doutorado sobre o circo-teatro e pós-doutorado sobre o palhaço Abelardo Pinto Piolin. É autor dos livros: Mixórdia no picadeiro: circo-teatro em São Paulo (1930-1970) (Terceira Margem, 2011) e Piolin: o corpo e a alma do circo (ECA/USP, 2015). É coordenador do Centro de Memória do Circo, onde desenvolveu as pesquisas Entre Risos e Lágrimas: O Teatro no Circo (2010/2011) e Os 12 Trabalhos de Piolin (2021). Esse encontro faz parte do ciclo de formações do Programa Sou de Circo, programa de formação e experimentação profissional de jovens circenses em museologia e história do circo.
Atração: Sexofone? Sonorizando a Conquista
Circo / Palhaçaria
Quando: quarta (21), às 19h
Local: Centro de Memória do Circo - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Sala Mestre Maranhão
Ingresso: Grátis
Classificação: +14 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Enfeitiçada e guiada por um som desconhecido, D.Ilária abandona o conforto de sua casa e embarca em uma jornada sonoramente transformadora, repleta de descompassos e afinações, enquanto luta para conquistar seu grande amor. Em 'Sexofone? Sonorizando a Conquista.', ela nos envolve com sua paixão avassaladora, revelando os altos e baixos, as bênçãos e as maldições de ser uma artista de rua. Este espetáculo solo de palhaçaria traz os desafios de uma artista que é escolhida pela música, expõe a conquista entre o saxofone e D.Ilária, revelando a realidade de quem tem a rua como palco. Exalta a cultura do circo com a linguagem da palhaça e utiliza a comicidade para retratar e satirizar os paradigmas tanto da arte quanto do artista. com direção de Canafístula, dramaturgia e maquiagem de Iara Perri e direção musical de Iara Perri e Humberto Macabro.
QUINTA-FEIRA (22/05)
Atração: Denis e a Saga do Abraço
Teatro Infantil
Quando: quarta (21) e quinta (22), às 16h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: No enredo, Denis é apresentado como um menino comum. Mas ele se sentia diferente. Achava que sua vida era chata e monótona. Diante de uma rotina sem maiores surpresas, algo extraordinário simplesmente tinha que acontecer! E foi exatamente quando aconteceu que tudo à sua volta virou “de cabeça pra baixo”: ele decidiu usar um vestido na escola, e isso gerou uma infinidade de comentários, julgamentos e opiniões de todos os lados, principalmente de sua família. Mas, afinal, por que uma ação tão simples pode gerar tanta polêmica? Será que existe mesmo um problema com Denis, ou esse problema está nos julgamentos de todos à sua volta? Com recortes e fragmentos deste episódio, o espetáculo mostra os desafios que Denis enfrentou ao se vestir desta maneira
Atração: Richard Sakamoto Quase um Ex Gordo
Stand Up
Quando: quinta (22), às 20h
Local: Centro Cultural Vila Formosa - Av. Renata, 163 - Vila Formosa / Teatro Zanoni Ferrite
Ingresso: Grátis
Classificação: + 16 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Show com muita interação e muita piada. Sakamoto é comediante há mais de dez anos, tem participações em vários programas de televisão e vem levando seu humor aos palcos do país. Ele é também improvisador, mímico e mestre de cerimônias.
Atração: Espetáculo Deeper
Realidade-virtual / Teatro / Performance
Quando: de quinta a domingo, até 01/06, das 14h30 às 19h30
Local: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Galeria do DJ
Ingresso: Grátis
Classificação: + 18 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Deeper é uma experiência imersiva que une arte e realidade 3D, para explorar e questionar o corpo e a consciência em situações limite. Os territórios da loucura, do sexo, da psicodelia e da proximidade com a morte mostram uma extensa plasticidade do que hoje entendemos por consciência humana, o que acontece também na investigação sobre as tecnologias que utilizam a realidade virtual. O projeto lança hipóteses sobre uma nova linguagem, que tem na dissociação entre corpo físico e corpo virtual, espaço real e espaço digital, potencialidades inexploradas. A experiência acontece principalmente através de óculos 3D e conta com instalação da artista visual Leandra Espírito Santo.
Atração: A Zona Cultural do Grajaú - PIAC PJMC Giovanna Mota
Curso teórico
Quando: terças (13, 20 e 27) e quinta, às 19h
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América / Cinema do CCG
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 480 minutos
Sinopse: A Zona Cultural do Grajaú pesquisa a relação entre a comunidade artística do território e o Centro Cultural Grajaú, além de promover o desenvolvimento profissional dos envolvidos. Portanto, em sua segunda fase, oferece a oficina Como se Organizar?, com quatro encontros que visam capacitar artistas e coletivos independentes a entenderem os processos para acessar o Centro Cultural Grajaú e outros equipamentos culturais públicos de São Paulo. A oficina aborda temas como reserva de espaços, documentos necessários, definição de valores para contratações e o cadastro na plataforma Porta de Entrada, a ferramenta oficial da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para contratações culturais.
SEXTA-FEIRA (23/05)
Atração: Heliogábalo: A Anarquia Coroada
Linguagem: Teatro
Quando: sexta (23), às 20h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Figura controversa da Roma Antiga, Heliogábalo tem chamado a atenção de artistas e filósofos há séculos, com suas histórias e estórias revisitadas por profissionais de diversas áreas, que veem em sua figura uma fonte inesgotável de inspiração. Em meio a diferentes leituras propostas sobre sua vida, Heliogábalus: a Anarquia Coroada é um ponto de vista particular do Núcleo Experimental de Butô: a fabulação de Heli como a primeira e única imperatriz travesti de Roma
Atração: Olha o frevo! - Frevo Bixiga Orquestra
Frevo/Jazz
Quando: sexta (23), às19h
Local: Centro Cultural Vila Itororó - Rua Pedroso, 238 - Bela Vista / Palco Éden
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Frevo Bixiga Orquestra é uma das raras orquestras paulistanas dedicadas ao frevo. Formada por 13 musicistas e um passista, seus integrantes atuam como membros fixos em projetos como Brasil Jazz Sinfônica, Fios de Choro, Horoyá, La Caravana Orquestra e Orquestra Furiosa. Com um pé na tradição e outro na modernidade, a orquestra evoca em seu show de estreia "Olha o frevo!" desde agrupações clássicas de grandes mestres como José Menezes, Duda e Zacarias até o frevo-jazz do maestro Spok. Show-celebração ao frevo, música instrumental brasileira cria de Pernambuco que é sinônimo de carnaval e patrimônio imaterial da Humanidade, tocada agora ao vivo também em São Paulo. Participação especial da cantora Paula Sanches.
Atração: Sexta do Riso com Paulo Mansour
Stand up
Quando: sexta (23), às 20h
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Teatro Martins Penna
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Sexta do Riso é sucesso de público e faz parte da programação regular do CCP, trazendo sempre comediantes às sextas-feiras. Paulo Mansur é alemão de nascença, mas foi criado em Brasília e é ator e comediante. É co-criador do maior evento de stand up do Centro Oeste e um dos maiores do Brasil, e já se apresentou com Fábio Porchat, Tiago Ventura, Afonso Padilha Paulinho Serra e Maurício Meirelles.
Atração: Baile na Vitrine - Batuca
Teatro
Quando: sexta (23), às 17h
Local: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Vitrine
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Sinopse: O lendário DJ e dançarino Batuca realizará seu tradicional Baile do Batuca com muito samba rock e black music.
Atração: Baile Samba Rock
Música
Quando: sexta (23), às 19h
Local: Centro de Culturas Negras - R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Sinopse: Baile Samba Rock promove um estilo de dança que funde samba com rock, soul e funk, ambos com origens na década de 1950. Entre os expoentes do estilo estão Jorge Ben Jor, Erasmo Carlos, Bedeu, Bebeto, Trio Mocotó e o Clube do Balanço. A dança une os movimentos do rockabilly com o gingado brasileiro de se dançar samba. Nasceu ao som de DJs e equipes de som.
SÁBADO (24/05)
Atração: Folia dos Bichos
Música
Quando: sábado (24), às 11h
Local: Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro / Teatro Leopoldo Fróes
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Numa viagem repleta de cores vibrantes e com a musicalidade da cultura popular, a Banda das Invenções apresenta Folia dos Bichos, um show / cortejo que convida os participantes à brincadeira, cantoria e integração. O espetáculo conta com músicos brincantes e com a instrumentação de rabeca, caixa, triângulo, alfaia e vozes.
Atração: Sons na Colina - Hours Jazz Group
Música
Quando: sábado (24), às 17h
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Palco Nelson Triunfo
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Sons da Colina é um projeto voltado para artistas independentes da música e tem a proposta de se tornar um ponto de encontro de artistas e público no Palco Nelson Triunfo, mantendo uma programação regular no recém inaugurado Pólo Gastronômico. Hours Jazz Group é uma banda brasileira de música instrumental. Foi idealizada em 2016 e passou por várias formações, gravações e apresentações. Especificamente para essa apresentação, a banda vem em formação de trio para o tributo ao grande guitarrista Wes Montgomery. O guitarrista Clécio Rosa, o baterista Cleivisson Áureo e o contrabaixista JP terão a incumbência de trazer aos palcos os maiores clássicos do artista.
Atração: Batalha da Juventude
Música
Quando: terças às 19h, de 6 de maio a 24 de junho
Local: Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades / Calçadão
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Sinopse: A Batalha da Juventude ZN é um evento forte e bastante determinado na busca da desmarginalização do rap, do MC e da cultura hip hop em geral, mas sobretudo na tentativa de abrir espaço para o encontro das artes e da expressão com o jovem periférico, além das batalhas com espaço para apresentações de beatbox, sarau, slam, grafite, artes visuais e poesia.
DOMINGO (25/05)
Atração: Projeto Minotauro
Dança
Quando: quinta (15) a domingo (25), às 19h
Local: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Sala Paissandú
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 70 minutos
Sinopse: Baseado no mito do minotauro e nos textos de Jorge Luis Borges e Júlio Cortázar, o espetáculo busca criar uma dança-teatro que questiona os labirintos que a humanidade é lançada e o que fazer quando nos encontramos sem saída.
SEGUNDA-FEIRA (26/05)
Atração: Picadeiro Aberto
Circo
Quando: segunda (26), às 14h
Local: Centro de Memória do Circo - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Em frente a Vitrine do Circo
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Sinopse: O Picadeiro Aberto é um evento que proporciona um espaço de encontro entre o circo e a rua, precisamente na rua Dom José de Barros, pouco antes do seu cruzamento com a Av. São João, local que abriga diversidade artística e cultural bastante complexa, integrando no mesmo espaço imigrantes, migrantes, grafiteiros, rimadores, dançarinos e artistas circenses. É nessa efervescência cultural e artística que o Centro de Memória do Circo abre o seu picadeiro para a cultura urbana do seu entorno, com competições artísticas, apresentações e jogos circenses.
TERÇA-FEIRA (27/05)
Atração: Afro Oyá
Intervenção artística
Quando: terça (27), às 15h
Local: Centro de Culturas Negras - R. Arsênio Tavolieri, 45 - Jabaquara
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: A professora de dança Tainara Cerqueira, nascida em Salvador, amplia a visão da dança afro promovendo vivências de aprendizado sobre essa cultura. Proporciona para os diversos povos de São Paulo o acesso à grandeza da história.
Atração: Will Tequilla apresenta Samba no Pé
Dança
Quando: terça (27), às 19h
Local: Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades / Arena
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Sinopse: Will Tequila e o Samba no Pé – Uma Experiência que Celebra Nossas Raízes! Trata-se de uma vivência com Will Tequila, mestre do samba no pé! Nesta apresentação, Will conduz o público por um mergulho na cultura do samba, celebrando com ritmo, energia e ancestralidade uma das maiores expressões da identidade brasileira. Ele transforma o palco em avenida.
Atração: A Zona Cultural do Grajaú - PIAC PJMC Giovanna Mota
Curso teórico
Quando: terças (13, 20 e 27) e quinta (22), às 19h.
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América / Cinema do CCG
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 480 minutos
Sinopse: A Zona Cultural do Grajaú pesquisa a relação entre a comunidade artística do território e o Centro Cultural Grajaú, além de promover o desenvolvimento profissional dos envolvidos. Portanto, em sua segunda fase, oferece a oficina Como se Organizar?, com quatro encontros que visam capacitar artistas e coletivos independentes a entenderem os processos para acessar o Centro Cultural Grajaú e outros equipamentos culturais públicos de São Paulo. A oficina aborda temas como reserva de espaços, documentos necessários, definição de valores para contratações e o cadastro na plataforma Porta de Entrada, a ferramenta oficial da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para contratações culturais.
QUARTA-FEIRA (28)
Atração: Batalha dos Loko
Música
Quando: quarta (28), às 20h
Local: Centro Cultural Vila Formosa - Av. Renata, 163 - Vila Formosa / Teatro Zanoni Ferrite
Ingresso: Grátis
Classificação: + 14 anos
Duração: 120 minutos
Sinopse: A Batalha dos Loko nasceu em 2015 e consiste em fomentar o encontro semanal de hip hop, poesias e batalha de rap. É o projeto neste formato com maior tempo de duração da Zona Leste.
Atração: SteFany Lima
Grafite
Quando: quarta (28), às 09h
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América / Sala Mano Véio
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 160 minutos
Sinopse: Artista visual SteFany Lima nasceu em 1996 na Zona Sul de São Paulo e cresceu em Embu das Artes. Mudou para Recife (PE) em 2016. É formada em Computação Gráfica pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias (SP) e licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Iniciou sua trajetória no graffiti em 2013, por meio do movimento hip hop. Tem como principais linguagens a pintura, a ilustração e a arte urbana. Seu processo artístico parte de temas que atravessam suas vivências, como: ancestralidade, memória, feminino, espiritualidade, imaginário urbano-periférico, cosmovisões de terreiro (candomblé e jurema) e cultura afro diaspórica.
QUINTA-FEIRA (29/05)
Atração: Juliano Coração
Stand up
Quando: quinta (29), às 20h
Local: Centro Cultural Vila Formosa - Av. Renata, 163 - Vila Formosa / Teatro Zanoni Ferrite
Ingresso: Grátis
Classificação: + 16 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: O comediante nasceu em Tatuí-SP, trabalhoa com música, comédia e criação de conteúdo, com 8 milhões de seguidores nas redes e mais de 1 bilhão de visualizações só no YouTube.
Atração: Dinho Machado com Sara Zara e Maurico Dollenz
Stand up
Quando: quinta (29), às 20h, com Dollenz
Local: Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro / Teatro Leopoldo Fróes
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Dinho Machado comanda a apresentação de stand up trazendo humoristas diferentes a cada show. Sara Zara e Mauricio Dollenz são os especialistas da vez.
Atração: A Fábrica de Chocolate
Teatro infantil
Quando: quinta (29), às 15h
Local: Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro / Teatro Leopoldo Fróes
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Uma releitura da clássica história de Willy Wonka, o renomado chocolateiro dono da maior fábrica de chocolates do país. Em sua jornada para encontrar um sucessor, Wonka conta com a ajuda de seus fiéis Oompa Loompas, espalhando bilhetes dourados nas barras de chocolates. Uma aventura cheia de surpresas e emoções que está prestes a começar. Diferente das adaptações cinematográficas, essa montagem traz temas importantes da atualidade, como redes sociais, competitividade na infância/juventude e amizade, abordados de forma clara e objetiva. Clássicos como É de Chocolate e Pura Imaginação embalam a aventura, proporcionando uma experiência única para toda a família.
Atração: Peça Duas - Cia Guaraciaba
Teatro
Quando: quinta (29), sexta (30) e sábado (31), às 19h
Local: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Vitrine
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Duas mostra a relação diária de uma senhora idosa de 83 anos e sua filha de 56, pautada nos conflitos que advém da sobrecarga de trabalho dessa filha na loja que gerencia, que se somam à necessidade de cuidar sozinha da mãe. Por sua vez, essa idosa, perfeitamente lúcida, sente-se tutelada e não aceita isso, com desejos constantes de morar sozinha. Quando Aline, neta e filha das protagonistas, vem passar as férias da faculdade com elas, é inserida nessa rotina turbulenta. Aline é colocada na situação de se ver, gradualmente, repetindo os mesmos passos de sua mãe. Resta saber se ela quebrará este ciclo ou não.
Atração: Educação Empresarial
Palestra
Quando: terça (29), às 10h
Local: Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades / Foyer
Ingresso: Grátis
Classificação: +15 anos
Duração: 90 minutos
Sinopse: A palestra aborda as melhores práticas de apresentação pessoal em entrevistas de emprego, destacando o que deve ser evitado e o que pode contribuir positivamente para causar uma boa impressão. Discutiremos os cuidados essenciais com a maquiagem, enfatizando a importância da discrição e da harmonia visual. Como evitar excessos como, batons em tons muito escuros ou vermelhos intensos, cílios exageradamente volumosos e produções que destoam do ambiente profissional. Além disso, falaremos sobre a linguagem corporal: gestos bruscos, tom de voz elevado, cruzar os braços ou pernas de forma inadequada, manusear objetos ou comentar sobre itens do ambiente podem transmitir mensagens negativas, mesmo que de forma inconsciente. O objetivo é garantir que você esteja preparado(a) para se apresentar com elegância, segurança e profissionalismo.
Atração: Workshop Eletrônica
Palestra
Quando: quinta (29) e sexta (30), às 10h
Local: Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades / Anfiteatro
Ingresso: Grátis
Classificação: +16 anos
Duração: 90 minutos
Sinopse: Neste workshop serão abordados conhecimentos básicos, intermediários e avançados de técnica de som e luz, passando por engenharia do áudio; conhecimentos dos periféricos físicos, sistema operacional, cálculos, métricas e equalização, além de cuidados e prevenção.
Atração: Ritmuns: A Alegria da Dança
Performance
Quando: quinta (29), às 09h30
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América / Teatro do CCG
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Ritmus convida o público para uma vivência energética e envolvente, onde a dança se torna ferramenta de bem-estar e expressão. Combinando movimentos aeróbicos, gestos inspirados em lutas e coreografias livres, Dr. ZigZag e Prof. Fátima conduzem uma apresentação que celebra a música e o corpo em movimento. Uma performance pulsante que transforma o exercício em festa e faz da alegria a protagonista.
Atração: A História do Beatbox pelo Grafite - PIAC PJMC Allan Kurt Soares Nascimento
Exposição / Oficina
Quando: Exposição e Oficina na quinta (29), às 15h | Exposição de sexta (30), a sábado (28/06), às 09h
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América / Teatro/Hall
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Sinopse: A História do Beatbox pelo Grafite é um projeto cultural que visa explorar e celebrar os elementos do hip hop, especificamente o beatbox e o grafite, por meio de uma exposição interativa e oficinas práticas. Inspirado no quadrinho À Procura da Batida Perfeita, envolve crianças e adolescentes em uma jornada educativa e artística, promovendo a compreensão e a valorização da cultura hip-hop.
Atração: Batalha Grajaú Rap City
Música
Quando: quinta (29), às 18h
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América / Calçadão Cultural
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 240 minutos
Sinopse: Este se tornou uma das maiores batalhas de MCs do Brasil, reunindo mais de 8 mil pessoas em seus eventos, proporcionando shows de grandes nomes do rap nacional totalmente gratuitos, além de dar oportunidade para artistas mostrarem toda sua criatividade. Em edição especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, convida mulheres e artistas atuantes no cenário do rap nacional.
SEXTA-FEIRA (30/05)
Atração: O Subnormal
Teatro / documentário
Quando: sexta (30), às 20h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: O monólogo O Subnormal conta a trajetória do ator Cleber Tolini, que aos 24 anos tem seu nervo ótico afetado após uma neurocirurgia, ficando com 20% de visão ou visão subnormal, também conhecida por baixa visão. No Brasil, a cada cinco pessoas com deficiência visual, quatro têm baixa visão. O espetáculo traz também material documental original de outras pessoas em condição similar.
Atração: O Concerto da Lona Preta
Teatro
Quando: sexta (30), às 14h
Local: Polo Cultural Chácara do Jockey - R. Santa Crescência, 323 - Ferreira / Praça da Balança
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: “O Concerto da Lona Preta” é um espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertório, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas.
Atração: Sexta do Riso com Géssica Ferreira
Stand up
Quando: sexta (30), às 20h
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Teatro Martins Penna
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Sexta do Riso é sucesso de público e faz parte da programação regular do CCP, trazendo sempre comediantes às sextas-feiras. Gessica Ferreira está redefinindo a comédia com sua abordagem ousada e divertida, especialmente ao tirar sarro dos “red pills”. É reconhecida por sua habilidade em abordar temas controversos com graça e inteligência.
Atração: Workshop Eletrônica
Palestra
Quando: quinta (29) e sexta (30), às 10h
Local: Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades / Anfiteatro
Ingresso: Grátis
Classificação: +16 anos
Duração: 90 minutos
Sinopse: Neste workshop serão abordados conhecimentos básicos, intermediários e avançados de técnica de som e luz, passando por engenharia do áudio; conhecimentos dos periféricos físicos, sistema operacional, cálculos, métricas e equalização, além de cuidados e prevenção.
Atração: A História do Beatbox pelo Grafite - PIAC PJMC Allan Kurt Soares Nascimento
Exposição / Oficina
Quando: Exposição e Oficina na quinta (29), às 15h | Exposição de sexta (30), a sábado (28/06), às 09h
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América / Teatro/Hall
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 80 minutos
Sinopse: A História do Beatbox pelo Grafite é um projeto cultural que visa explorar e celebrar os elementos do hip hop, especificamente o beatbox e o grafite, por meio de uma exposição interativa e oficinas práticas. Inspirado no quadrinho À Procura da Batida Perfeita, envolve crianças e adolescentes em uma jornada educativa e artística, promovendo a compreensão e a valorização da cultura hip-hop.
Atração: Mulher Singular, Corpo Plural - Mariana Rosa
Grafite
Quando: sexta (30), às 09h
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América / Calçadão Cultural
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 160 minutos
Sinopse: A artista Meris, com a temática Mulher Singular, Corpo Plural, convida o público a uma reflexão visual e poética sobre a multiplicidade das mulheres e suas vivências. Em sua visão, cada mulher é única, carregando histórias, sonhos e desafios próprios, enquanto seus corpos se tornam espaços coletivos de resistência, expressão e transformação. Meris busca transcender os padrões impostos, celebrando formas e identidades diversas que coexistem. Por meio da arte do grafite, ela ressignifica muros e ruas, transformando-os em galerias vivas que amplificam essas narrativas plurais.
SÁBADO (31/05)
Atração: A impressionante História da Peleja da Princesa Georgina e o Valente Juvenal contra o Dragão
Teatro infantil
Quando: sábado (31), às 16h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: O inquieto Juvenal vive tranquilo sua vidinha num reino distante, porém com a morte de seu pai e a herança que lhe cabe, três carneiros, ele decide mudar seu futuro, despede-se de sua irmã e cai nesse “mundão de meu Deus”. No meio desta jornada encontra a princesa Georgina, que está a caminho destemidamente para pelejar contra o feroz dragão que assola o povo do seu reino. Juvenal decide acompanhar a Princesa Georgina em sua empreitada de vida ou morte.
Atração: Além do que os Olhos Podem Ver
Música
Quando: sábado (31), às 20h
Local: Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: O cantor e compositor paulistano Beto Soul apresenta seu novo show com repertório que percorre suas mais recentes obras, Bem Maior e Recanto vol.1, além de surpresas como releituras de clássicos da MPB e canções inéditas que farão parte de seu próximo álbum, previsto para produção e lançamento em 2026. Com uma sonoridade que transita entre o acústico e o elétrico dentro da MPB, Beto Soul incorpora influências marcantes do jazz e do rock progressivo dos anos 70.
Atração: Sarau Quilombinho
Sarau
Quando: sábado (31), às 13h
Local: Centro Cultural Vila Formosa - Av. Renata, 163 - Vila Formosa / Área externa
Ingresso: Grátis
Classificação: + 16 anos
Duração: 240 minutos
Sinopse: O projeto Encontro Quilombinho tem como público alvo crianças pretas de 3 a 13 anos, proporcionando a elas uma experiência que envolve aprendizado cultural, educação infantil, reconhecimento de classes sociais distintas e representatividade do povo preto. É realizado em São Paulo em locais centrais onde o acesso para pessoas de qualquer região se torna fácil. Cria um ambiente acolhedor e incentivador, onde as crianças têm a chance de desenvolver suas habilidades com atividades relacionadas ao meio artístico e à moda.
Atração: Pedra Rara
Música
Quando: sábado (31), às 17h
Local: Tendal da Lapa - R. Guaicurus, 1100 - Água Branca / Rua Interna
Ingresso: Grátis
Classificação: + 14 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Zé Orlando é um intérprete de ofício, traz reggae em português, inglês e espanhol além de três faixas de audiodescrição para pessoas cegas gravadas em três idiomas, mostrando a sua diversidade cultural e abrangendo seu reggae para o mundo. Zé Orlando tem mais de 30 anos dedicado à música, sendo 23 anos, exclusivamente ao reggae como cantor e percussionista na banda Tribo de Jah. Em 2009 ele deixou a referida Banda para formar a banda PEDRA RARA.
Atração: Leões de Israel
Música
Quando: sábado (31), às 19h
Local: Tendal da Lapa - R. Guaicurus, 1100 - Água Branca / Rua Interna
Ingresso: Grátis
Classificação: + 14 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: Em 2025, a Banda Leões de Israel celebra 25 anos de trajetória como uma das principais referências do reggae no Brasil. Para marcar essa data, a formação original — Edu SattaJah, Mauricio Bug Monkey, Fox Ahmad Music e Solano Jacob — se reúne para um show inédito, prometendo uma experiência repleta de nostalgia, emoção e a essência contagiante do reggae. Desde sua fundação em 2000, a banda conquistou o público com letras profundas e sonoridades inovadoras, consolidando um legado que inclui álbuns icônicos como Pilares da Justiça e Palavra Viva. Agora, além de relembrar os clássicos que marcaram gerações, os fãs poderão conferir 4 músicas inéditas do mais recente EP da banda, que também integrará o novo álbum.
Atração: Flores Rebeldes
Exposição
Quando: último dia no sábado (31)
Local: Centro Cultural Santo Amaro - Av. João Dias, 822 - Santo Amaro / Saguão Mário Thompson
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 23 dias
Sinopse: Camila Quintiliano é uma artista visual urbana atuante desde 2019, cuja pesquisa e criação se concentram em técnicas como estêncil, colagem e serigrafia. Inspirada pelas culturas underground, como o punk e o hip hop, sua obra coloca em evidência figuras femininas que transitam por essas cenas, ampliando a representatividade das mulheres tanto nas ruas quanto em outros espaços de arte. A seleção de trabalhos destaca a representação de figuras femininas, reafirmando a presença e a voz das mulheres no espaço urbano.
Atração: Sons na Colina com Jô Moura
Música
Quando: sábado (31), às 17h30
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Palco Nelson Triunfo
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Sons da Colina é um projeto voltado para artistas independentes da música e tem a proposta de se tornar um ponto de encontro de artistas e público no Palco Nelson Triunfo, mantendo uma programação regular no recém inaugurado Pólo Gastronômico. Jô Moura apresenta Divas do Samba! Um repertório clássico para homenagear as grandes divas da história do samba. Com inspiração de Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Clara Nunes, Jovelina e Clementina, Jô faz uma viagem no tempo com canções que marcaram época nas vozes das imortais sambistas brasileiras.
Atração: Os Três Sobreviventes de Hiroshima
Teatro adulto
Quando: sábado (31), às 20h
Local: Centro Cultural Penha - Largo do Rosário, 20 - Penha de França / Teatro Martins Penna
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: A peça reconstrói a história do jovem Takashi Morita na época com 21 anos e das crianças Kunihiko Bonkohara com 5 anos e Junko Watanabe com 2 anos, que estavam em Hiroshima no dia do bombardeio. Em cena, eles atuam no formato de teatro-documental, também conhecido como biodrama.
Atração: Projeto Deeper - Palestra
Palestra / performance
Quando: sábado (31), às 19h30
Local: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Vitrine
Ingresso: Grátis
Classificação: +18 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: A diretora de teatro e pesquisadora brasileira Janaina Leite adota uma estrutura narrativa e cartográfica para retraçar a trajetória que culmina em sua pesquisa atual sobre o corpo e a virtualidade. Para isso, revisita experiências biográficas e aspectos de suas últimas criações, que tangenciam os territórios da sexualidade, da morte e da loucura, a fim de refletir sobre os limites do corpo e da consciência em uma relação indissociável entre teoria e prática, arte e vida. A palestra foi criada como aula magistral no III Congreso Latinoamericano de Práctica Artística como Investigation em outubro de 2024 na PUC de Santiago no Chile e se apresenta pela primeira vez no Brasil. De Janaina Leite, Marcus Garcia e Lívia Machado.
Atração: Peça Duas - Cia Guaraciaba
Teatro
Quando: de quinta (29) a sábado (31), às 19h
Local: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Vitrine
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Duas mostra a relação diária de uma senhora idosa de 83 anos e sua filha de 56, pautada nos conflitos que advém da sobrecarga de trabalho dessa filha na loja que gerencia, que se somam à necessidade de cuidar sozinha da mãe. Por sua vez, essa idosa, perfeitamente lúcida, sente-se tutelada e não aceita isso, com desejos constantes de morar sozinha. Quando Aline, neta e filha das protagonistas, vem passar as férias da faculdade com elas, é inserida nessa rotina turbulenta. Aline é colocada na situação de se ver, gradualmente, repetindo os mesmos passos de sua mãe. Resta saber se ela quebrará este ciclo ou não.
Atração: Palestra Saúde Bucal
Palestra
Quando: sábado (31), às 10h
Local: Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades / Anfiteatro
Ingresso: Grátis
Classificação: +16 anos
Duração: 90 minutos
Sinopse: Assuntos estratégicos da saúde bucal, contribuindo para conscientização do paciente e público em geral, engajamento e empoderamento acerca da saúde.
Atração: Samba da Melancia
Música
Quando: sábado (31), às 16h
Local: Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades / Calçadão
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Sinopse: Um dos sambas mais tradicionais da região, Samba da Melancia é um coletivo cultural de Vila Brasilândia, região periférica da Zona Norte de São Paulo. Nasceu no ano de 2007 na esquina entre as ruas Rui Moraes e Marcos Marlene.
Atração: Zion Gate Sound System
Música
Quando: sábado (31), às 15h
Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América / Calçadão Cultural
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre
Duração: 360 minutos
Sinopse: O Zion Gate Sound System tem uma sólida trajetória dentro do reggae music. Iniciou seus trabalhos ainda bem jovem realizando seu primeiro evento em 2002, época que o reggae mais underground ainda não tinha tanta visibilidade como nos dias de hoje. Em 2013 veio o tão esperado sistema de som. O Zion Gate já se apresentou em diversas regiões do estado e já participou de diversos eventos culturais na cidade de São Paulo, como a Virada Cultural, Projeto Centro Aberto, Dia Municipal do Reggae, Dia da Consciência Preta e SP na Rua.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk