Notícia na íntegra

Terça-feira, 20 de Maio de 2025 | Horário: 13:28
Compartilhe:

Empreendedores do Mãos e Mentes Paulistanas participam da Virada ODS

Evento será realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Vale do Anhangabaú e na Praça das Artes

A Prefeitura de São Paulo levará artesãos e manualistas do Mãos e Mentes Paulistanas, programa de incentivo ao setor artesanal na capital, para participar da Virada ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O evento será realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Vale do Anhangabaú e na Praça das Artes, e terá 75 vagas (25 por dia) destinadas para povos indígenas, mulheres (cis ou trans), imigrantes e refugiados, pessoas pretas e pardas e comunidade LGBTQIAPN+.

“A participação dos artesãos e manualistas do Mãos e Mentes Paulistanas na Virada ODS reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável. Ao valorizar a diversidade, o reaproveitamento de materiais e a criatividade dos nossos empreendedores, contribuímos diretamente para a construção de uma economia mais justa, circular e representativa”, destaca o secretário Rodrigo Goulart.

Serão aceitos produtos de moda e decoração com design de impacto social, upcycling e reuso criativo de materiais industriais, produtos desenvolvidos a partir de resíduos têxteis, plásticos ou madeira reaproveitada, além de iniciativas de moda circular e slow fashion. A seleção dos participantes será realizada pela curadoria de produtos do programa que analisará aspectos da técnica, segmento, acabamento, matéria-prima utilizada, criatividade, design e regionalidade.

Virada ODS

Realizada pela Prefeitura de São Paulo, a Virada ODS é o maior evento de política pública municipal do mundo com o objetivo de ampliar a conscientização e o engajamento público rumo aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU.

Esses objetivos abrangem áreas como erradicação da pobreza, combate à fome, saúde, educação de qualidade, igualdade de gênero, água e saneamento, energia limpa, trabalho decente, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, consumo responsável, ação contra as mudanças climáticas, vida aquática, vida terrestre, paz e justiça e parcerias globais.

Condições de participação

Além de produzir produtos artesanais considerando o conceito dos 3Rs (Reutilizar, Reciclar e Reusar), para participar da Feira de artesanato e manualidades na Virada ODS é preciso ser credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas e estar certificado em uma das 15 (quinze) turmas de cursos ou ter concluído os seguintes 02(dois) cursos de qualificação gratuitos do programa: Coleção Organizada: Do Planejamento à Produção (antigo: Planejamento de Coleção) e Modelagem de Negócio.

Serviço

Feira de Artesanato Virada ODS

Inscrições até 25 de maio pelo link

Data: 6, 7 e 8 de junho

Horário: das 10h às 19h

Vagas: 75 (25 para cada dia)

Local: Vale do Anhangabaú e Praça das Artes

Endereço: Av. São João, 281 - Centro Histórico de São Paulo

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn