Notícia na íntegra

Domingo, 25 de Maio de 2025 | Horário: 17:25
Compartilhe:

Estreante na Virada Cultural, Aparelhagem Crocodilo faz todo mundo dançar no Anhangabaú

Grupo paraense animou o público com seus paredões de som e crocodilo mecânico nos intervalos dos shows

Com seus paredões de som, a Aparelhagem Crocodilo transformou o Centro da cidade em uma pista de dança nos dois dias da Virada Cultural 2025, neste sábado (24) e domingo. Estreante nesta 20ª edição do evento, que promete ser a maior Virada Cultural da história de São Paulo, a Aparelhagem agitou o público no Vale do Anhangabaú nos intervalos dos shows no palco principal. Quem passou por lá, ainda pôde conferir o gigantesco crocodilo mecânico, que se movia e abria a boca, além de um show de luzes coloridas.

"A Virada está incrível. Percebo que a segurança vem aumentando muito, então isso incentiva a gente vir, além da diversidade cultural. Aqui vemos de tudo, forró, MPB, pagode, tudo no mesmo lugar. Já conhecia a Aparelhagem da internet e está sendo incrível conhecer pessoalmente. São Paulo está acostumado com seu público, a nossa vibe, e é interessante trazer o conhecimento de outras culturas, é isso que mais enriquece a Virada Cultural", disse o engenheiro de dados Rafael Cardoso, 25 anos.

Ícone da cultura popular do Pará, região Norte do país, a Aparelhagem Crocodilo é uma manifestação cultural que combina tradição, tecnologia e a identidade do povo paraense e é conhecida por suas estruturas monumentais e performances que misturam música, luz e espetáculos visuais. Na madrugada, o público dançou com a cantora Gaby Amarantos. Jaloo e Viviane Batidão também se apresentam neste domingo.

Suas batidas eletrizantes de ritmos como tecnobrega, carimbó e brega-funk fazem versões de músicas famosas. No Anhangabaú, até "Abracadabra", de Lady Gaga, ganhou uma versão em tecnomelody. 

Fã do grupo, o motorista de aplicativo Arlon Pereira, 30 anos, viajou quase 3 mil quilômetros para ver a aparelhagem Crocodilo. "Vim do Pará só para acompanhar a Aparelhagem. Cheguei aqui na terça-feira, eu o acompanho junto com outros shows de aparelhagem que acontecem lá, mas aqui também estou gostando bastante da segurança e estrutura"

Belenense, Beatriz Drago, 26 anos, mora em Guarulhos há quatro anos e não perdeu a Aparelhagem. "Já estava me programando para vir e quando soube do Crocodilo me deu mais vontade ainda para ficar mais perto da cultura do meu estado. Nós, nortistas, sentimos muita falta quando saímos do nosso berço, então quando vemos a nossa cultura valorizada em outros locais sempre prestigiamos."

Leia aqui a cobertura do primeiro dia da Virada Cultural 2025. Veja mais sobre a Virada no Centro.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn