Notícia na íntegra

Quinta-feira, 3 de Abril de 2025 | Horário: 15:04
Compartilhe:

História das Práticas Integrativas e Complementares na rede municipal de saúde é contada em livro

A organização da obra é do médico Emílio Telesi Júnior, um dos responsáveis pela estruturação da área técnica dentro da Secretaria Municipal de Saúde

A implantação das Práticas Integrativas e Complementares na rede municipal de Saúde é tema do livro coordenado pelo médico sanitarista, doutor em saúde pública e acupunturista Emílio Telesi Júnior, que será lançado nesta sexta-feira (4), às 15h. O evento será realizado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

 

Telesi Júnior contou com o apoio de outros servidores municipais quando deu início ao processo, a partir de 2001, de implantação e estruturação da área de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo.

Em mais de 300 páginas, “Práticas Integrativas e Complementares – Memórias” conta a origem das práticas nos serviços de saúde desde antes mesmo da criação da área de PICS. Entre os exemplos de equipamentos pioneiros citados no livro estão o Hospital do Servidor do Servidor Público Municipal, o Ambulatório de Medicina Tradicional Chinesa do Hospital e Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha, além de vários serviços localizados especial na zona leste da capital.

São ao todo 22 capítulos, entre eles: “Residência Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em saúde - história, memória e perspectiva”, “Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em saúde: uma apresentação de sua história”, “O Centro de Convivência e Cooperativa e as PICS no município de São Paulo, “A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e a riqueza de suas distintas modalidades e recursos terapêuticos no SUS”, “A área técnica PICS e os desafios para os próximos anos”.

Emílio Telesi Júnior destaca o caráter colaborativo da publicação, escrita diretamente pelos protagonistas desta história, alguns aposentados da rede municipal, como ele próprio, e vários deles ainda em atividade, como Adalberto Kiochi Aguemi, atual diretor da Divisão de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Juntos, eles construíram a maior rede de oferta de práticas integrativas e complementares do país, com cerca de 20 modalidades e recursos terapêuticos, e em contínua expansão.

“Esta obra é importante porque mostra a inserção de outros valores voltados para o cuidado em saúde, representados pelas Pics, e demonstra que é possível estabelecer novas relações dentro do modelo hegemônico de atenção à saúde, uma vez que hoje as práticas integrativas estão efetivamente implantadas nos sistemas e serviços de saúde, tanto públicos quanto privados”, enfatiza o organizador.

As PICS estão disponíveis hoje em 100% das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, além de outros equipamentos. Só em 2024, foram 715.911 procedimentos/sessões coletivas e individuais de PICS ofertadas em toda a rede municipal da saúde. Representam uma oferta de serviços voltados principalmente para a promoção da saúde e prevenção de doenças, dando um destaque importante para a prática do autocuidado.

SERVIÇO – Lançamento do livro “Práticas Integrativas e Complementares – Memórias”
Data: 
4 de abril (sexta-feira) às 15h
Local: Faculdade de Saúde Pública da USP - Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn