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Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021 | Horário: 12:55
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Ações ajudam no atendimento aos mais vulneráveis durante pandemia

Tecnologia possibilita à população idosa ter acesso diário a orientações sobre prevenção à covid-19,

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, criou mecanismos para que fossem mantidos, em tempos de pandemia, os vínculos com as populações mais vulneráveis da cidade atendidas pela administração municipal. Entre as ações estão a criação do grupo WhatsApp Solidário, que inclui mais de 200 pessoas do Polo Cultural da Terceira Idade, do Grande Conselho Municipal do Idoso e do programa Espaço Longevidade. A iniciativa possibilita à população idosa ter acesso diário a orientações sobre prevenção à covid-19, dicas de bem-estar e qualidade de vida mediante vídeos temáticos, além de jogos on-line, filmes, aulas de yoga, teatro e de dança.

Outra medida foi a criação, em parceria com a startup ISGAME, do aplicativo Cérebro Ativo, um programa de aulas on-line. A ferramenta incentiva raciocínio lógico, criatividade, planejamento, concentração e socialização de pessoas idosas. Cerca de 40% dos usuários do Polo participam das atividades.

Também para a população idosa, por meio de plataforma on-line, funcionários das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) receberam dos profissionais de geriatria, enfermagem e fisioterapia do HCOR treinamentos e orientações sobre a covid-19, como o uso adequado de EPIs e higienização correta dos espaços. Mais de 600 estudantes do último ano de Enfermagem da UNINOVE deram orientações sobre cuidados paliativos para a manutenção da saúde dos residentes, funcionários e familiares através da tele-enfermagem. Mais de 1.500 idosos foram beneficiados com os resultados da capacitação.

Disque 156

A tecnologia também contribuiu para a ampliação do atendimento de escuta qualificada para casos de violência contra mulheres pelo Disque 156 humanizado. Um grupo de 60 atendentes do sexo feminino passou por capacitação e sensibilização para esse tipo de atendimento. Antes desta medida, a vítima que ligava no 156 percorria um caminho maior até chegar a uma delegacia da mulher ou receber encaminhamento para os equipamentos da capital. Agora, ela é conectada com mais agilidade às redes da Prefeitura e do Estado voltados ao combate à violência doméstica.

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