Notícia na íntegra

Sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2021 | Horário: 18:45
Compartilhe:

Coronavírus: início da vacinação é motivo de festa para idoso

Mário Teixeira Codorniz, de 91 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no dia em que comemorou mais um ano de vida

A vacinação contra o coronavírus em idosos acima de 90 anos, iniciada nesta sexta-feira (5) na UBS Santo Amaro (Zona Sul de São Paulo), contou com a presença de mais de 110 pessoas somente no período da manhã. Entre elas estava Mário Teixeira Codorniz, de 91 anos. Morador da região, ele chegou acompanhado da esposa, que é um ano mais nova e também se vacinou.

Os dois estão casados há 65 anos, mas certamente este dia 5 de fevereiro de 2021 será inesquecível para ambos. "Hoje vamos festejar em casa tanto o meu aniversário quanto a vacinação. Estou completando 91 anos e será a comemoração mais feliz", contou Codorniz, que sente muita falta do contato com os netos e não vê a hora de voltar ao convívio deles, o que deve acontecer após a aplicação da segunda dose, ainda em fevereiro.

Na saída da UBS, Codorniz ainda contou como foi avisado pela filha que deveria ir até a UBS para se vacinar. "Realmente não esperava. Quando ela me telefonou, avisando que iam aplicar (a vacina), não acreditei e achei que ela estivesse brincando, por conta do aniversário", completou, rindo.

Sobre a vacinação

A imunização contra o coronavírus em pessoas acima de 90 anos teve início nesta sexta-feira (5) nas UBSs da capital. No sábado (6), porém, apenas as 87 AMAs/UBS Integradas oferecerão o serviço, que será retomado normalmente (em todas as 468 UBSs) somente na segunda-feira (08).

Nesta mesma data, a campanha de vacinação de idosos também ganhará o reforço de cinco pontos drive-thrus e de quatro unidades Centros-Escolas. A partir de terça-feira (09) começarão a ser atendidos os profissionais da área da saúde que não atuam na linha de frente do atendimento à Covid-19.

Documentos necessários

Para receber a primeira e, a partir de 20 de fevereiro, a segunda dose da vacina contra o coronavírus, o idoso deve apresentar CPF, carteira de vacinação e, se tiver, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso precise de acompanhante, será permitido apenas uma pessoa, devido à pandemia.

Para consultar as AMAS e UBSs mais próximas, telefones e horários de funcionamento acesse: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn