Notícia na íntegra
Covid-19: Prefeitura fiscaliza estabelecimentos comerciais
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), informa que na noite de 1º de janeiro e na madrugada deste sábado (2) foram fiscalizados 20 estabelecimentos comerciais, que foram denunciados por descumprimento das recomendações de biosegurança da Fase Vermelha do Plano SP. Nesta primeira noite de operação, um estabelecimento foi interditado, 150 pessoas dispersadas pacificamente e os responsáveis pelo local levados à delegacia. A operação continua na noite deste sábado (02) e madrugada do domingo (03).
A Secretaria da Saúde tem realizado uma força- tarefa, organizada conjuntamente pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) e pelo Governo do Estado, para impedir a aglomeração de pessoas e evitar a propagação da Covid-19. A "Operação Conjunta de Fiscalização de Festas Clandestinas" envolve profissionais da Vigilância em Saúde (COVISA) do Município e do Estado de São Paulo, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), as Subprefeituras e a Polícia Militar (PM).
A ação acontece em toda a cidade, com a proposta de coibir festas clandestinas (sem autorização), que colocam em risco a saúde pública. Os proprietários e organizadores destes eventos responderão administrativamente e, com o encaminhamento dos casos às autoridades policiais pela GCM, poderão também responder criminalmente pelos seus atos.
Natal
No Natal, nos dias 25 e 26 de dezembro, as ações resultaram na dispersão de 6 mil pessoas e autuação e interdição de sete estabelecimentos comerciais, sendo: 4 bares, 3 casas de shows, além de um pancadão, na região de Cidade Tiradentes. A continuidade da ação, intensificada nos dias 26 e 27 de dezembro, é exatamente essa que está acontecendo nos primeiros dias do ano novo.
Essas ações de fiscalizações, que envolveram em média 190 profissionais, têm como objetivo o cumprimento do decreto do Governo do Estado de São Paulo, que estabeleceu o retorno da cidade à fase vermelha nos dias 25 a 27 de dezembro e 01 a 03 de janeiro.
A cidade encontra-se em quarentena, em função da pandemia. Na fase vermelha devem funcionar apenas os serviços essenciais como farmácia, padarias e mercados. A participação dos cidadãos evitando aglomerações é importante para a preservação da saúde de todos os paulistanos.
O valor da multa é de R$ 9.231,65 aplicada a cada 250m². Os estabelecimentos devem solicitar a desinterdição na subprefeitura da região. O município disponibiliza a Central SP156 (telefone, aplicativo e site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br ), para denúncias.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk