Notícia na íntegra
Isolamento Social na capital foi de 52% no último sábado (25)
O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, apontou que o percentual de isolamento social na cidade de São Paulo foi de 52% no último sábado (25), um aumento de 4% com relação aos dias anteriores. O número ainda acende um sinal amarelo para a adesão da capital. A baixa adesão por parte da população pode impactar ainda mais a economia, fazendo com que a quarentena se estenda enquanto os índices de transmissão do covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus) não diminuírem na cidade.
O respeito ao isolamento social também é fundamental para conter avanço da doença e preservar toda a rede de saúde (seja ela pública, filantrópica ou particular). No último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram registrados, até as 15h de sábado (25), 14.279 casos confirmados e 1.153 óbitos pela doença registrados até 24/04. Outros 54.663 casos e 1.535 óbitos estão em investigação.
A implantação da quarentena segue orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Ministério da Saúde e do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo, formado por epidemiologistas, cientistas, pesquisadores, infectologistas e virologistas, sob a coordenação do médico David Uip.
O governo estadual tem um plano para a retomada gradual do distanciamento social, que será baseado em critérios como:
- A estabilidade e o declínio do número de óbitos
- Variação epidemiológica
- Capacidade de todo o estado na resposta aos doentes graves e que necessitam de Unidade de Terapia Imtensiva (UTI)
- Efetividade do distanciamento social
SIMI-SP
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.
No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades com mais de 70 mil habitantes. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios. Os gráficos podem ser acessados aqui.
Quarentena
Conforme projeção do Instituto Butantan, centro de pesquisas biomédicas vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, a quarentena pode evitar 166 mil óbitos em todo o Estado de São Paulo, além de 630 mil hospitalizações e 168 mil internações em UTIs. Clique aqui e saiba mais
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk