Notícia na íntegra

Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021 | Horário: 15:44
Compartilhe:

Covid-19: especialistas alertam para o perigo das festas e aglomerações

Profissionais e autoridades públicas da Saúde chamam a atenção especialmente dos mais jovens

A cidade de São Paulo continua na fase amarela do Plano São Paulo para a retomada das atividades em todo o estado. Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (15) no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul da cidade, especialistas da Saúde fizeram um alerta especial para os jovens que participam de festas e aglomerações.

“Nós estamos vendo jovens ainda se aglomerando porque eles dizem: para mim vai ser sintomas leves e não vou ter problema, mas são eles que estão levando para casa e matando seus pais e avós. É nisso que precisamos do apoio de todos”, alertou o médico e secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Diversos estudos mostram que jovens têm mais chances de contrair a covid-19. A maioria das pessoas nesta faixa etária não apresentam sintomas, por isso, devem reforçar os cuidados para não infectar os mais próximos, sobretudo, evitando festas e aglomerações. O descumprimento de poucos impacta a vida de muitos, tanto nas regiões onde estes eventos acontecem como nas residências.

“Essas pessoas voltam para casa e contaminam as suas famílias. Esse ponto é muito importante, pois muitas pessoas estão agindo como se não houvesse pandemia. Estamos em um momento muito grave da pandemia, por isso temos que continuar seguindo as regras”, afirmou a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Ao chegar em casa, as pessoas devem evitar o contato direto com outros familiares, sobretudo os do grupo de risco, e lavar imediatamente as mãos com água e sabão. Se puder, fique em casa, mas se sair, use máscara cobrindo o nariz e a boca (mesmo nos dias mais quentes), limpe as mãos com frequência, mantenha o distanciamento social e evite aglomerações. Essas são as medidas essenciais para o controle da doença e para a preservação da vida.

“Não basta só classificar de uma cor e restringir horários. É preciso que todos contribuam. O comportamento da sociedade é que terá um impacto na velocidade de transmissão do vírus de pessoa para pessoa. Evitem sair de casa, se não for extremamente necessário. Neste momento não há motivos para circularmos se não houver extrema necessidade”, afirmou o coordenador do Centro de Contingência do Covid-19, Paulo Menezes.

fase amarela permite 40% de ocupação para atividades não essenciais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas devem fechar ao público mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

 

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn