Notícia na íntegra
Medidas da Prefeitura garantem deslocamento das pessoas na cidade
A Prefeitura de São Paulo informa que, para garantir o deslocamento da população nesta sexta-feira, 06 de setembro, conseguiu decisão favorável à circulação da frota junto à Justiça do Trabalho. Considerando que se trata de atividade essencial houve a determinação para que se mantenha o funcionamento de, no mínimo, 70% da circulação da frota nos horários de pico (06h às 09h e 16h às 19) e de 50% nos demais horários, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia, no caso de descumprimento. Como medidas para amenizar o impacto da paralisação para a população, a Prefeitura suspendeu o rodízio municipal de veículos, a Zona Máxima de Restrição a Fretados e a cobrança das vagas de Zona Azul.
Quanto às obrigações das empresas de ônibus com os funcionários, apesar de ser uma relação privada entre as partes, a Prefeitura se colocou à disposição para antecipar receitas a serem repassadas para as concessionárias e, assim, auxiliar na resolução.
Quanto à reorganização das linhas de ônibus, a situação é discutida desde 2013, quando começaram a ser feitos os primeiros contratos emergenciais do sistema de ônibus. A nova licitação, cujos novos contratos estão sendo assinados, prevê alterações paulatinas em linhas e no perfil de veículos utilizados. A modernização da frota irá contribuir para aumentar a qualidade dos serviços ofertados.
A reciclagem dos cobradores ocorre de maneira natural nas empresas já que atualmente, em todo sistema, apenas 5% dos passageiros fazem o pagamento da tarifa em dinheiro. Com o avanço da tecnologia e cobrança automática das tarifas no transporte coletivo, esses profissionais já passam por programas de reciclagem nas empresas e são reaproveitados pelo sistema em outras atividades como: fiscalização, manutenção, administração, entre outras.
O pagamento eletrônico, por meio do Bilhete Único, proporciona comodidade para o passageiro, pois ele não precisa carregar dinheiro trocado e tem a vantagem da integração pagando apenas uma passagem.
O assunto será debatido pela comissão criada para desenvolver um projeto de requalificação dos cobradores de ônibus. O grupo é composto por representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), São Paulo Transporte S.A. (SPTrans), Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas) e Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss). As parcelas da dívida junto às empresas estão sendo pagas conforme o programado.
Desde 2014, os veículos do Subsistema Local, cerca de 6 mil coletivos, já circulam sem cobrador. A cidade conta, atualmente, com 17 mil cobradores
Leia também:
Prefeitura suspende rodízio e libera Zona Azul nesta sexta-feira
BOLETIM DAS 15H – TRANSPORTE PÚBLICO
BOLETIM DAS 12H – TRANSPORTE PÚBLICO
BOLETIM DAS 11H – TRANSPORTE PÚBLICO
BOLETIM DAS 10H – TRANSPORTE PÚBLICO
BOLETIM DAS 9H– TRANSPORTE PÚBLICO
BOLETIM DAS 8H – TRANSPORTE PÚBLICO
BOLETIM – TRANSPORTE PÚBLICO –6h desta sexta-feira
.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk