Notícia na íntegra
Prefeitura conclui primeira etapa das obras para contenção das margens do Córrego Boturussu
O prefeito Ricardo Nunes vistoriou, na manhã desta quinta-feira (07), as obras executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) para contenção de 295 metros das margens do Córrego Boturussu, na Zona Leste da capital. Com um investimento de R$ 8,4 milhões, a iniciativa, que busca levar mais segurança e qualidade de vida para os paulistanos, faz parte das intervenções do programa Prefeitura Presente na região de Ermelino Matarazzo.
A obra beneficiou cerca de 113 mil moradores da região e, segundo o prefeito Ricardo Nunes, uma segunda etapa deve ser iniciada em 2024. “Concluímos uma parte, era uma demanda de muito tempo, e agora vamos fazer a licitação para outros 700 metros. Em janeiro a gente inicia a licitação para fazer o restante”, destacou. “Já amenizamos os alagamentos e enchentes aqui, mas ainda temos bastante coisas para fazer”, concluiu o prefeito destacando que três obras foram concluídas na região de Ermelino Matarazzo e outras três estão em andamento.
O trecho concluído do Córrego Boturussu, localizado entre a Rua João Spínola e Avenida Boturussu, apresentava risco iminente para os moradores do entorno, bem como para a estabilidade da estrutura dos imóveis.
Após vistoriar o local, os técnicos da SIURB constataram o avanço do processo erosivo e a movimentação das margens. De imediato, foram tomadas todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população. Hoje, o novo canal, executado em concreto, conta com 4 metros de largura por 3 de altura, garantindo o rápido escoamento da água mesmo em dias de fortes chuvas.
Outras intervenções
Na região de Ermelino Matarazzo, a SIURB já finalizou três obras para contenção de risco: recomposição das margens do córrego nas ruas Duas Ilhas e Dos Anjos, córrego na Rua Benfica de Minas, e o Córrego Boturussu.
Atualmente, a pasta está trabalhando em outras três obras: córrego na Rua Raimundo Machado, córrego na Rua Boaventura Rodrigues da Silva, e Rua Maria das Dores Abranches, e está trabalhando em outras três. Nas seis intervenções, a Prefeitura de São Paulo está investindo aproximadamente R$ 56 milhões.
Além disso, também está em fase final de desenvolvimento o projeto executivo para canalização do Córrego Boturussu. O trecho se localiza entre as ruas Braz Correa e Dr. Joaquim Augusto Camargo, paralelo entre as ruas João Marcelino de S. Gonzaga, Fioravante Lopes Garcia e Avenida Boturussu, no trecho entre a Rua Fernão Mendes Pinto até sua foz no Córrefo Mongaguá junto a Avenida Milene Elias.
Imagens para download
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk