Notícia na íntegra
Prefeitura digitaliza serviços de pesquisa e de agendamento de empréstimos para Biblioteca Mário de Andrade no SP156
Primeira da cidade de São Paulo e maior do Estado, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade agora conta com sete serviços digitalizados. Quem desejar saber quais são os materiais que a Biblioteca possui, quiser indicar obras para compor o acervo, fazer sugestões ou elogios só precisa acessar o portal ou ligar para a central telefônica 156. E mais: o agendamento para realizar presencialmente o empréstimo e devolução de livros também está no pacote!
Embora já fosse possível solicitar grande parte dos serviços pelo e-mail da Biblioteca, a padronização no SP156 tem vantagens para o público, para os servidores e para a administração.
A centralização de solicitações e dados permite a produção de relatórios e indicadores que ajudam no planejamento da Biblioteca Mário de Andrade. Além disso, estar no SP156 permite que esses serviços tenham maior visibilidade e alcance entre a população.
A digitalização é feita pela Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos (CASP) da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).
“Digitalizar serviços no SP156 é garantir padrão de qualidade e transparência, além de democratizar o acesso ao acervo de uma biblioteca histórica”, disse o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.
O setor de Atendimento da Biblioteca Mario de Andrade, sob supervisão da bibliotecária Paloma Altran, estabeleceu as diretrizes e coordena a implantação internamente. “A parceria foi fundamental para viabilizar o atendimento presencial ao público durante a pandemia. O serviço de agendamento de empréstimo e de devolução de obras permite que as atividades sejam realizadas seguindo todos os protocolos necessários para garantir a segurança e saúde de todos: público, funcionários e acervos”, afirmou Altran.
Com o serviço via canais do SP156, toda a pesquisa e seleção das obras solicitadas pelos cidadãos é feita pela equipe de atendimento e, a partir do agendamento, os munícipes comparecem à biblioteca para emprestar os materiais de seu interesse sem que haja filas ou aglomerações.
Mesmo quem não possui cadastro no Sistema Municipal de Bibliotecas ou que esteja com o seu cadastro vencido pode solicitar o serviço de agendamento de empréstimo. O serviço foi estruturado de modo a conseguir atender toda pessoa que tiver interesse, seja usuário já cadastrado ou não, dando a possibilidade para que todos os interessados possam emprestar livros.
Ainda há o serviço de elogios e sugestões para o atendimento ao público, programação cultural e demais serviços prestados pela Biblioteca.
Por conta da pandemia, somente as solicitações realizadas via "Agendar empréstimo de livros" e "Agendar devolução de livros" estão sendo executadas presencialmente. As atividades da Programação Cultural permanecem todas online, pelo canal do YouTube da Biblioteca. Todas as equipes seguem trabalhando e os interessados podem solicitar os demais serviços digitalmente:
- Agendar empréstimo de livros;
- Agendar devolução de livros;
- Solicitar pesquisa no acervo;
- Indicar obras para o acervo;
- Fazer uma reclamação
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk