Notícia na íntegra
Sucesso do reaproveitamento de restos de feiras será apresentado pela Prefeitura no Espaço Cidade de São Paulo no Chile
Dentro da proposta de levar um pedaço de São Paulo para os Jogos Pan-Americanos 2023, em Santiago, no Chile, que começam na sexta-feira (20), a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) vai apresentar o trabalho realizado nos pátios de compostagem, que evita o descarte de 50 toneladas de resíduos por dia com a produção de adubo de alta qualidade, que é distribuído gratuitamente para toda a população.
O Espaço Cidade de São Paulo - Casa Brasil vai funcionar, no mesmo formato, também durante os Jogos Parapan-Americanos, entre 17 e 26 de novembro. São aguardados aproximadamente 30 mil visitantes no local ao longo das duas temporadas de jogos. Veja mais neste link
A SMSUB é uma das 11 secretarias que vão participar do Espaço Cidade de São Paulo - Casa Brasil, que a Prefeitura vai manter durante os jogos para atrair novos negócios e captar investimentos, além de incentivar o turismo e a cooperação internacional, divulgando políticas públicas de referência e a cidade como um todo, criando uma vitrine paulistana no Chile.
Com o tema “As boas práticas paulistanas”, a SMUSB vai fazer apresentações, mostrar vídeos e divulgar releases mostrando o trabalho nos cinco pátios de compostagem da capital que recebem material de 415 feiras livres que estão no calendário da Prefeitura. Os pátios de compostagem têm capacidade de recebimento de até 15 mil toneladas de resíduos anualmente e processamento de até 3 mil toneladas de composto no mesmo período.
O projeto gera ganhos econômicos e ambientais significativos para o município: além de diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros, propicia a diminuição das emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente, além de economia nos custos de operação — uma vez que evita o deslocamento de caminhões que levariam este material para aterros.
Produção de compostos
Na prática, o projeto se inicia nas feiras, com a participação das equipes de educação ambiental das empresas de varrição, que orientam os feirantes a participarem do projeto e deixarem os restos de Frutas, Legumes e Verduras (o FLV) que iriam para aterros, dispostos em sacos da Prefeitura.
Ao final da feira, os agentes de limpeza passam para recolher esse material e encaminham para os pátios de compostagem da cidade.
No pátio, esses resíduos são misturados com restos de poda de árvore picada (provenientes do serviço público de poda do município), que tem por objetivo permitir a passagem de ar no interior da mistura, criando um ambiente adequado para microrganismos trabalharem na fabricação do composto.
O adubo gerado nos pátios é utilizado como insumo em jardins e praças públicas e distribuído gratuitamente aos munícipes, agricultores familiares e projetos sociais desenvolvidos por Organizações Não Governamentais (ONGs). A população pode retirar até 100 quilos de insumos, por dia, nos pátios de compostagem.
Desta forma, o projeto engloba os três âmbitos da sustentabilidade: ambiental, social e de governança, que se somam ao âmbito Econômico.
Além dos Pátios de Compostagem, a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) apresentará outras duas iniciativas no Chile: o Jardim de Chuva e o Rap Espumado.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk