Notícia na íntegra
UBS abrem neste sábado (29) para aplicação da primeira e segunda dose da vacina contra a Covid-19 e para vacinação contra a Influenza
Neste sábado (29), todas as 468 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a campanha de vacinação contra a Covid- 19 para a aplicação da primeira e segunda dose para os públicos elegíveis. A vacinação contra a Influenza também será realizada nas UBS. Os 21 mega drives, os 10 mega postos, três Centros de Saúde, Postos Volantes, Farmácias e o sistema Drive-Thru nas UBS também estarão ativos para a imunização na capital.
As 468 UBSs, AMA/UBS Integradas também oferecem a segunda dose para quem já tiver cumprido o intervalo de 12 semanas para a vacina da Oxford / AstraZeneca / Fiocruz, também chamada AZD1222 ou Covishield. A vacina da Pfizer, que começou a ser usada na capital, também tem intervalo de 12 semanas entre as doses.
Nesta etapa, serão vacinadas pessoas acima de 40 anos com comorbidades, profissionais de Saúde com 18 anos e mais, acadêmicos em saúde e estudantes de área técnica em saúde, em estágio, conforme as categorias elencadas no Instrutivo nº 22, do Programa Municipal de Imunização.
As pessoas com comorbidades acima de 40 anos precisam apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF) e comprovante de condição de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica), contendo o CRM do médico. A lista de comorbidades pode ser acessada no seguinte link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/coronavirus/index.php?p=307599.
Os profissionais de Saúde devem apresentar documento do Conselho de Classe ou comprovante de profissão (certificado ou diploma) e também um comprovante de residência da cidade de São Paulo. Os estagiários precisam estar cursando o último ano do curso profissional.
Nesta fase da campanha são priorizados médicos, enfermeiros/técnicos auxiliares, nutricionistas, fisioterapeutas/terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, técnicos de laboratório que façam coleta de RT-PCR SARS-CoV2 e análise de amostra de Covid-19, farmacêuticos, técnicos de farmácia, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, técnicos de saúde bucal, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física e médicos veterinários.
A SMS recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos, e com o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) preenchido, para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.
O órgão informa que até o dia 27 de maio já foram aplicadas 4.712.361 doses, sendo 3.181.917 com a primeira dose e 1.530.444 com a segunda dose.
Vacinação contra Influenza
Neste sábado, 29, as Unidades Básicas de Saúde também reforçam a vacinação contra a gripe para os idosos acima de 60 anos e os profissionais da educação. A campanha de vacinação contra a gripe influenza teve inicio no dia 12 de abril e, a primeira fase da campanha, incluiu crianças entre seis meses e seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. No dia 11 de maio, foram incluídos os idosos acima de 60 anos e os profissionais da educação na imunização. Estes são os grupos que seguem elegíveis para a vacinação.
A terceira fase da campanha começa dia 9 de junho, com pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A estimativa é que até o dia 9 de julho, data prevista para o encerramento da campanha, pelo menos 4,7 milhões de pessoas recebam a vacina contra a Influenza.
Até o dia 26 de maio, foram aplicadas 1.355.904 doses, com 71.361 para atualização da caderneta vacinal.
Vacinação dos aeroportuários e aeronauta
Na próxima terça-feira, 1º de junho, terá início a vacinação dos aeroportuários do Aeroporto de Congonhas e do Campo de Marte. Os funcionários do aeroporto e dos serviços auxiliares ao transporte aéreo, que devem ter credenciamento aeroportuário do Aeroporto de Congonhas (com o código CGH).
Também estão contemplados os aeronautas - funcionários das companhias aéreas nacionais, que precisam ter comprovante de vínculo empregatício (ex.: crachá, holerite, carteira ou contrato de trabalho) em companhia aérea nacional.
Estes profissionais devem procurar algum posto de referência ou UBS mais próxima para a imunização.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk