Notícia na íntegra
Prefeito conhece usina de incineração em Tóquio e ressalta que a cidade de São Paulo já utiliza caminhões de coleta movidos a gás extraído do lixo
Ao conhecer o Centro de Incineração Suginami, em Tóquio, nesta segunda-feira (28), o prefeito Ricardo Nunes constatou que a cidade de São Paulo está à frente da capital do Japão no que diz respeito à utilização de energia limpa no abastecimento dos caminhões que fazem a coleta de resíduos, com gás produzido nos aterros sanitários da cidade. Em Tóquio, ainda se utiliza óleo diesel. Na cidade de São Paulo, 22 caminhões e 27 carretas destinados à coleta de resíduos são movidos a biometano e gás natural.
"Estamos à frente do Japão nesse ponto, porque já estamos substituindo o diesel dos caminhões da coleta por biometano, que é produzido nos nossos aterros. Com isso, a gente deixa de gastar 35 mil litros de diesel por ano. Então, já estamos avançando, estamos bem à frente do Japão nesse sentido", afirmou o prefeito durante a visita. “A gente está no caminho certo. Tudo que a gente está planejando em São Paulo foi baseado no que vimos no mundo e estamos aqui agora presencialmente conferindo como é o sistema.”
Na visita, que faz parte de sua missão oficial ao país, o prefeito destacou a ausência de odores na usina, que recebe 500 toneladas de lixo por dia. “Não tem cheiro nenhum. Zero cheiro”, disse. Nunes também falou da eficiência do sistema, que reduz o volume do lixo em 80% após a incineração. A energia produzida pela usina abastece 60 mil residências. Essa energia é gerada a partir do processamento de 500 mil quilos de lixo coletados de 200 mil domicílios.
O Centro de Incineração Suginami utiliza tecnologia inovadora no processo de conversão de resíduos sólidos em energia utilizável, geralmente na forma de eletricidade, calor ou combustível renovável. É uma maneira de recuperação energética, uma alternativa ao aterro sanitário, e que ajuda a reduzir o volume de resíduos.
Nunes também mencionou o trabalho de conscientização realizado no centro de tratamento de lixo em Tóquio, que inclusive expõe trabalhos escolares de crianças para chamar a atenção para o tema. "Este centro de tratamento de lixo faz um trabalho muito forte de conscientização. Os trabalhos das crianças falam da coleta seletiva, sobre a importância para o planeta”, disse o prefeito, lembrando que, na cidade de São Paulo, a coleta seletiva já é de 100% em toda a cidade.
Ele ressaltou a importância de separar o lixo e dar a melhor destinação: "O que a gente precisa fazer agora, é separar o lixo e dar a melhor destinação. Então, vamos fazer o nosso trabalho. Inclusive, vindo aqui no Japão, vendo o que tem de tecnologia e trabalhando muito na conscientização."
Tóquio tem 20 centros de incineração, administrados pela CAT23 (Clean Authority of Tokyo 23), associação do governo que cuida do tratamento de resíduos sólidos dos 23 distritos especiais da Região Metropolitana de Tóquio.
A obra foi iniciada em 2012 e entregue em 2017, com investimento de US$ 197 milhões. A energia gerada é usada para aquecer as águas da área de Takaido, como piscinas e centros para idosos.
O Japão é um país líder no quesito, com os mais modernos tipos de estações de tratamento térmico, capazes de processar milhões de toneladas de resíduos todos os anos.
Prefeitura investe no tratamento de resíduos
A atual gestão tem investido significativamente para tratar de resíduos, reduzir a poluição e gerar mais energia renovável. De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula, responsável pela regulação e pela fiscalização dos serviços delegados da cidade, estão previstas no novo contrato do lixo a construção de três unidades de recuperação energética (URE), sendo duas pela Ecourbis e outra pela Loga.
Chamadas de ecoparques, as UREs promovem a separação mecanizada dos resíduos, tratamento da fração orgânica/biológica desses rejeitos, recuperação energética, triagem mecanizada (UTMs) destinada à recuperação de materiais recicláveis, além de infraestrutura e tecnologia para geração de composto orgânico a partir de resíduos. Os ecoparques são amplamente utilizados no mundo, inclusive com as unidades de recuperação energética.
Viagem oficial
O prefeito Ricardo Nunes está em viagem oficial de 23 de abril a 1º de maio, com início na China, e vem cumprindo uma intensa agenda para a troca de experiências com relação a soluções baseadas no que há de mais avançado em tecnologia nas áreas de segurança, mobilidade, sustentabilidade e empreendedorismo e qualificação para o mercado de trabalho para jovens.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk