Notícia na íntegra
Prefeito em exercício visita instituição dedicada ao amparo de pessoas com deficiência intelectual e autismo
O prefeito em exercício, coronel Mello Araújo, conheceu a sede do Lar Mãe do Divino Amor (LEMDA), na Zona Leste da capital, na manhã desta segunda-feira (28). Com mais de 40 anos de atuação, a instituição dedicada ao amparo de pessoas com deficiência intelectual e autismo é parceira da Prefeitura de São Paulo nas áreas da Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, e na gestão do recém-inaugurado Centro TEA Marina Magro Beringhs Martinez, o primeiro desta modalidade na América Latina.
“O instituto desenvolve um trabalho espetacular, bonito de ver e feito com muito amor e carinho, que envolve a Prefeitura de São Paulo e é isso que faz a diferença na vida das pessoas”, destacou o prefeito em exercício, coronel Mello Araújo.
Segundo a coordenadora-geral do LEMDA, Paula Senatore, a instituição mantém 4 Residências Inclusivas por meio de parceria com a Prefeitura de São Paulo. “As quatro ficam próximas da nossa sede e moram 10 pessoas em cada, são 20 homens e 20 mulheres com deficiência”, conta.
Paula também detalha os serviços que são oferecidos na sede da instituição. “A gente tem escola de primeiro ao quinto ano de ensino fundamental na modalidade de educação especial. Também temos um atendimento na área da saúde para autistas. São 58 pacientes com atendimento diário, eles ficam quatro horas aqui, com atendimento multidisciplinar, e, também contamos com uma clínica para atendimentos individuais com psiquiatra, fonoaudiólogo e outras especialidades”, completa.
Durante a agenda, Mello Araújo também visitou uma das Residências Inclusivas mantidas por meio de parceria com a administração municipal. O equipamento é um Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com deficiência, a partir dos 18 anos de idade, que não dispõem de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, constituindo-se no local de referência de moradia para os acolhidos. O objetivo é propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades de vida diária.
A instituição também é parceira da Prefeitura de São Paulo na área da Educação, no programa de Iniciação ao Mundo do Trabalho com 100 vagas para atividades complementares. “Após a educação formal, a Secretaria Municipal de Educação continua apoiando os estudantes da educação especial por meio do trabalho com entidades parceiras e o LEMDA é um desses”, destacou o secretário-adjunto da Educação, Bruno Lopes. “A educação especial é um grande desafio para as famílias, poder público e para sociedade como um todo. Quando você tem instituições como o LEMDA, que se tornou especialista, o processo de inclusão fica muito mais fácil”, completou.
Centro TEA
Inaugurado recentemente pela Prefeitura de São Paulo, o Centro TEA Marina Magro Beringhs Martinez é o primeiro da América Latina. Longe de ter o aspecto hospitalar ou de uma clínica de terapia comum aos locais de atendimento a esse público, o equipamento é uma revolução para pessoas com autismo e suas famílias porque alia a busca pela autonomia a uma série de atividades que envolvem esportes, cultura e educação.
Clique aqui e saiba mais.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk