Notícia na íntegra
Prefeitos querem integrar cidades da região Oeste ao Smart Sampa para reforçar segurança
Prefeitos das 12 cidades da região Oeste da Grande São Paulo querem criar uma rede regional de monitoramento integrada às câmeras e bases de dados do Smart Sampa, o maior e mais completo programa de videomonitoramento da América Latina, criado pela Prefeitura de São Paulo para revolucionar a política de segurança pública da cidade e garantir respostas rápidas a crimes e emergências, além de auxiliar na busca por desaparecidos.
A sugestão foi dada durante visita dos prefeitos do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana) à central do Smart Sampa nesta sexta-feira (16), ao lado do prefeito Ricardo Nunes. “A nossa ideia é integrar toda a região metropolitana Oeste com as câmeras do sistema da capital”, disse o prefeito de São Roque, Guto Issa, presidente do Cioeste. “O que está acontecendo aqui é histórico e a gente veio com muita honra cumprimentar o prefeito e a equipe dele e aprender”, disse Guto Issa.
O prefeito Ricardo Nunes destacou os resultados do Smart Sampa: “Em 6 meses, os resultados são impressionantes: 1.159 foragidas da justiça presos, 2.344 presos em flagrante, 62 pessoas desaparecidas encontradas pelo sistema, então o resultado é muito positivo e a gente vai ampliar”, reforçou Nunes. “Quando a gente soma forças, a gente vai poder potencializar o trabalho que cada prefeito está desenvolvendo na sua cidade. Essa união vai fazer com que a qualidade de vida das pessoas se fortaleça ainda mais”, afirmou Ricardo Nunes, destacando a importância da integração regional no combate ao crime. Ele revelou que o governo do estado já demonstrou interesse em apoiar a expansão do programa para outras cidades.
Os prefeitos ressaltaram que, como o crime muitas vezes não respeita os limites entre os municípios, um sistema de monitoramento interligado poderia ser mais efetivo para a segurança. “No caso daquele bandido que vai sair da capital e assaltar, por exemplo, em Osasco ou vice-versa, as câmeras integradas do consórcio poderão atuar, como já está acontecendo aqui”, ressaltou Issa.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk