Notícia na íntegra
Prefeitura apresenta o Programa Juntos pela Aprendizagem nas Diretorias Regionais de Educação
O Programa Juntos pela Aprendizagem é o tema das reuniões que a Prefeitura está promovendo com as Diretorias Regionais de Educação, com o objetivo de garantir o conhecimento dos estudantes da Rede Municipal no tempo adequado, de acordo com os objetivos estabelecidos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e pelo Currículo da Cidade, alinhados com as políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação.
A proposta é que cada DRE apresente também o seu plano de ação, além de promover a escuta das necessidades de cada território. A primeira reunião aconteceu na DRE São Miguel, onde o diretor regional, Jair Sipioni, destacou a importância da ação.
“Foi um momento muito importante para nós, no qual a secretária executiva pedagógica, Maria Sílvia Bacila, esteve presente na nossa DRE e nos passou o programa que será realizado, as escolas prioritárias, os cursos que serão dados aos diretores. Minha equipe ouviu da própria secretária o que está acontecendo e, principalmente, esse novo planejamento com a participação de todos os professores da Prefeitura”, enfatizou Sipioni.
Para Maria Silvia Bacila esse momento reforça que a SME está com o canal aberto para o diálogo e escuta as necessidades do cotidiano das unidades para construir caminhos conjuntos para atingir as metas de aprendizagem e reduzir as desigualdades.
“A secretaria vislumbra um processo coletivo e o nome Juntos pela Aprendizagem traduz essa perspectiva. Esse processo é para trazer as pessoas para esse diálogo com as suas histórias e trajetórias, porque sem isso não conseguimos. Então preciso delas a partir daquilo que trazem como realidade e enfrentamento para entendermos quais são os caminhos que vamos seguir”, declarou.
Ações intensivas e acompanhamento diferenciado
O Programa Juntos pela Aprendizagem é sistematizado de acordo com seis eixos, são eles: Engajamento, Material Didático, Processos de Avaliação, Formação Continuada, Gestão Escolar e Educação Integral em Tempo Ampliado. O programa também prevê que a secretaria e as Diretorias Regionais de Educação poderão eleger escolas prioritárias para ações intensivas e acompanhamento diferenciado na etapa do ensino fundamental, a partir dos resultados de aprendizagem nas avaliações de larga escala. Mais informações sobre o Programa estão disponíveis na Instrução Normativa nº 25 de 25 de abril de 2025 clicando aqui.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk