Notícia na íntegra

Quarta-feira, 21 de Maio de 2025 | Horário: 19:07
Compartilhe:

Prefeitura de Belo Horizonte estuda implantar na capital mineira sistema inspirado no Smart Sampa 

Prefeito da capital mineira visitou central criada pela Prefeitura de São Paulo e destacou que a cidade demonstra ao Brasil a eficiência do sistema

A Prefeitura de Belo Horizonte (MG) estuda implantar um sistema de monitoramento por meio de câmeras inspirado no Smart Sampa. A informação foi dada nesta quarta-feira (21) pelo prefeito da capital mineira, Álvaro Damião, durante visita ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que detalhou o funcionamento do programa. Com mais de 26 mil câmeras distribuídas na cidade, o Smart Sampa é o maior e mais completo programa de videomonitoramento da América Latina, criado pela Prefeitura de São Paulo para revolucionar a política de segurança pública da cidade e garantir respostas rápidas a crimes e emergências, além de auxiliar na busca por desaparecidos. 

“Eu não posso negar a minha felicidade de poder dar uma contribuição para o meu país. Vocês têm acompanhado vários prefeitos que têm vindo conhecer o Smart Sampa, que estão levando esse trabalho para os seus municípios”, comentou Ricardo Nunes, explicando que até esta quarta-feira (21) o Smart Sampa já havia ajudado a prender 1.171 foragidos e a encontrar 64 desaparecidos.

Para o prefeito Álvaro Damião, a visita à central do Smart Sampa foi positiva e produtiva e uma grande oportunidade para aprender “com quem já está fazendo e que já é sucesso”. “Olha Ricardo, você foi desbravando, quebrando pedras desse sistema que era tão questionado e hoje se demonstra com tanta eficiência para que a cidade de São Paulo e os demais municípios possam dar segurança às pessoas de bem que vivem na sua cidade”, destacou.

De acordo com ele, não só a população de Belo Horizonte conhece o Smart Sampa, mas todo o Brasil e que os gestores estão sendo cobrados para implantá-los em suas cidades. “São Paulo é case para o Brasil inteiro. A gente percebe isso na capital mineira, porque os mineiros cobram, é muita gente falando ‘tem que trazer o Smart Sampa para cá, tem que fazer isso aqui’. E a gente tem que ter toda humildade para poder reconhecer o que está sendo feito em outra parte do país que está dando certo e que a gente pode copiar”, disse Damião.

Sobre a implantação de um modelo semelhante ao Smart Sampa em Belo Horizonte, Damião disse que vai trabalhar para ter o sistema o mais breve possível. “Esse mais breve possível ainda não tem uma data porque a gente está estudando em conjunto com a Prefeitura de São Paulo e mais uma vez agradeço pela parceria”, afirmou.

O sucesso do Smart Sampa tem atraído prefeitos de todo o país para conhecer o sistema. Na semana passada, prefeitos de 12 cidades da região Oeste da Grande São Paulo anunciaram que pretendem criar uma rede regional de monitoramento integrada às câmeras e bases de dados do Smart Sampa. A sugestão foi dada durante visita dos prefeitos do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana) ao Smart Sampa.
 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn