Notícia na íntegra

Domingo, 24 de Março de 2024 | Horário: 22:00
Compartilhe:

Prefeitura entrega aporte financeiro para selecionados no Projeto Semeando Negócios e no Programa por Serviços Ambientais, em Parelheiros

As duas iniciativas buscam apoiar a atividade agropecuária na região com respeito ao meio ambiente

A Prefeitura entregou os aportes financeiros para os selecionados no Projeto Semeando Negócios e no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, neste domingo (24). A cerimônia contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e aconteceu durante o encerramento da 1ª Festa do Agricultor. O evento foi realizado no fim de semana, no Parque Linear Parelheiros, Zona Sul.

“Essa festa é um marco para a cidade de valorização do agricultor de São Paulo, a quinta maior metrópole do mundo. Temos aqui atividades, incentivos ao produtor rural para fazer ações de preservação ambiental”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes. “Queremos fixar o produtor rural no campo, manter o emprego na região. Assim, você também preserva o meio ambiente”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Relações Internacionais, Aldo Rebelo, lembrou que “São Paulo é conhecida como o centro financeiro, como o centro industrial, como o centro turístico, mas a cidade também precisa ser conhecida como o município de grande produção agrícola, com mais de 200 anos de agricultura na região de Parelheiros. A festa é uma iniciativa para homenagear e perpetuar e apoiar a produção”.

 

Semeando Negócios

Para o “Projeto Semeando Negócios”, foram escolhidas 30 unidades de produção rural e Negócios” que receberam, cada uma, o aporte de R$ 30 mil da Prefeitura, uma iniciativa de apoio à atividade agropecuária na região.

O programa da Prefeitura selecionou propostas de criação e ampliação de Unidades de Produção Agropecuária (UPAs) ou de Organizações Coletivas de Parelheiros, Marsilac e Grajaú/Ilha do Bororé. Eles receberão ajuda à gestão do negócio rural, com o objetivo de reforçar a vocação do extremo Sul de São Paulo para a sustentabilidade e fortalecer o desenvolvimento econômico do território.

“Temos uma série de ações para favorecer, fortalecer o agricultor e a questão da proteção ambiental”, explicou o prefeito Ricardo Nunes. “Estamos falando sobre política pública. Dentro do programa Sampa Mais Rural, do Semeando Negócios, são 30 atividades de chácaras e sítios que se inscreveram. A Prefeitura analisou os projetos e concedemos o aporte de R$30 mil para fortalecer essas ações”, afirmou o prefeito.

Os negócios selecionados também receberão apoio na estruturação dos imóveis e suporte na gestão de empreendimentos voltados ao Turismo de Vivência Rural e/ou Beneficiamento de Produtos Naturais.

PSA

O apoio financeiro do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais foi entregue a 17 produtores rurais durante a 1ª Festa do Agricultor. A Prefeitura selecionou donos de imóveis rurais que estão situados em áreas de proteção e recuperação de mananciais, especialmente na zona rural da Região Sul, e remunera a conservação dos serviços como produção de águas, proteção da biodiversidade e sistemas produtivos agrícolas ecológicos.

O prefeito Ricardo Nunes ressaltou a questão ambiental. “Estamos todos preocupados com desenvolvimento desta região. Esse certificado é o pagamento por serviços ambientais, são propriedades que têm na cidade que mantêm a área preservada. A prefeitura incentiva essa questão para poder manter as áreas preservadas, passa um certificado e um valor para essas propriedades”, disse o prefeito.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, destacou a importância da ação. “Temos um programa para incentivar os agricultores a promoverem, a produzirem mais e melhor. Queremos agradecer ao agricultor pelo serviço que fazem de segurança alimentar e por proteger o que temos ainda de nascente floresta na cidade”, afirmou o secretário.

 

Feira

Durante este fim de semana (23 e 24), o Parque Linear Parelheiros recebeu a 1ª Festa do Agricultor da Prefeitura, em comemoração ao Dia Mundial da Agricultura. Com a segurança alimentar da população em foco, o evento contou com feira de expositores, shows, como da dupla Rionegro e Solimões, gastronomia local, encontro de tratores e atividades para toda a família, além de serviços da Administração Municipal e do Estado relacionados ao crédito rural.

O evento teve o objetivo de reconhecer, valorizar e divulgar a agricultura da zona Sul e o Polo de Ecoturismo, incluindo as Áreas de Proteção Ambiental, Parques Naturais e áreas protegidas. A programação teve temas como agricultura, valorização e proteção de terras indígenas, turismo, renda e meio ambiente, além de atrações e informações de interesse da população de Parelheiros e seus produtores locais.

O Polo de Ecoturismo de São Paulo tem 400km² de extensão, abriga importantes unidades de conservação da mata atlântica como áreas de preservação ambiental, parques naturais e reservas particulares de patrimônio natural, além de abranger a Terra Indígena Tenondé Porã e contar com parte da área definida como zona rural.

Parelheiros, Marsilac e Grajaú/Ilha do Bororé concentram quase 30% de toda a cobertura verde da cidade.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn