Notícia na íntegra

Terça-feira, 8 de Abril de 2025 | Horário: 11:19
Compartilhe:

Prefeitura inaugura na Capela do Socorro, no extremo Sul, mais um centro de exames para mulheres

Unidade tem capacidade para realizar mais de 3,5 mil exames por mês, com funcionamento também aos sábados

A Prefeitura inaugurou nesta terça-feira (8), na Capela do Socorro, no extremo Sul da cidade, mais um Centro de Exames da Mulher, onde elas podem fazer todos os exames médicos em um único dia e lugar, inclusive aos sábados. Com investimento de R$ 2,5 milhões e capacidade para realizar 3.570 procedimentos por mês, o novo CEM, o segundo do tipo na cidade, oferece exames como os de ultrassom geral, doppler, densitometria óssea, mamografia, estudo urodinâmico/urofluxometria e colposcopia/vulvoscopia, além de histeroscopia diagnóstica, biópsia percutânea de mama e tireoide.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a cidade terá 6 Centros de Exames da Mulher, um em cada Coordenadoria de Saúde. “Esses equipamentos são importantes pois a mulher não precisa se deslocar para vários locais para fazer os exames, aqui nós reunimos os principais exames que as mulheres precisam em um único local”, contou o prefeito lembrando que a primeira unidade foi entregue em Itaquera, na Zona Leste, e o próximo será na Zona Norte.

“Nenhum outro município tem o Centro de Exames da Mulher, mas São Paulo tem e foi o prefeito Ricardo Nunes que trouxe”, destacou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. “Esses exames são muito importantes para que as mulheres possam dar seguimento aos seus tratamentos de saúde”, completou o secretário lembrando que a administração municipal segue inovando para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na capital.

O CEM Capela do Socorro conta com 52 profissionais, incluindo urologistas, ginecologistas, médico radiologista, técnico de radiologia e de enfermagem, entre outros colaboradores. Os exames são realizados em uma das 30 salas, que comportam ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, histeroscopia, colposcopia, além das de espera e de recuperação, consultórios, farmácia e vestiários. 

“Aqui a mulher vai poder fazer, em um único dia, todos os exames para sua prevenção. Com isso, a gente quer aumentar o acesso dessa mulher aos exames, para que ela não deixe de fazer e conseguir diagnosticar precocemente qualquer doença que ela possa ter para que a gente possa oferecer o tratamento para que essa mulher fique saudável”, explicou a secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância, Sandra Sabino.

A unidade disponibiliza especialistas e acolhimento, com toda a infraestrutura necessária para que as pacientes possam realizar os exames essenciais de cuidados da saúde feminina, com a facilidade de agendar e realizar múltiplos procedimentos em uma única visita. 

A dona de casa Tatiane Bonifácio, 43 anos, conta que precisava se deslocar para bem longe quando precisava fazer algum exame mais complexo. “Ter esse espaço é uma conquista. Às vezes a gente precisa, mas é necessário ir para longe. Agora, eu tenho tudo próximo de casa”, disse. 

O equipamento é referência para a população do sexo feminino do território da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul. Funciona no número 60 da rua Largo do Socorro, na Vila Socorro, de segunda a sábado, das 7h às 19h. É gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família (ASF) e terá um custeio mensal previsto de R$ 968 mil.

Mídias

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn