Notícia na íntegra
Prefeitura inaugura na Capela do Socorro, no extremo Sul, mais um centro de exames para mulheres
A Prefeitura inaugurou nesta terça-feira (8), na Capela do Socorro, no extremo Sul da cidade, mais um Centro de Exames da Mulher, onde elas podem fazer todos os exames médicos em um único dia e lugar, inclusive aos sábados. Com investimento de R$ 2,5 milhões e capacidade para realizar 3.570 procedimentos por mês, o novo CEM, o segundo do tipo na cidade, oferece exames como os de ultrassom geral, doppler, densitometria óssea, mamografia, estudo urodinâmico/urofluxometria e colposcopia/vulvoscopia, além de histeroscopia diagnóstica, biópsia percutânea de mama e tireoide.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a cidade terá 6 Centros de Exames da Mulher, um em cada Coordenadoria de Saúde. “Esses equipamentos são importantes pois a mulher não precisa se deslocar para vários locais para fazer os exames, aqui nós reunimos os principais exames que as mulheres precisam em um único local”, contou o prefeito lembrando que a primeira unidade foi entregue em Itaquera, na Zona Leste, e o próximo será na Zona Norte.
“Nenhum outro município tem o Centro de Exames da Mulher, mas São Paulo tem e foi o prefeito Ricardo Nunes que trouxe”, destacou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. “Esses exames são muito importantes para que as mulheres possam dar seguimento aos seus tratamentos de saúde”, completou o secretário lembrando que a administração municipal segue inovando para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na capital.
O CEM Capela do Socorro conta com 52 profissionais, incluindo urologistas, ginecologistas, médico radiologista, técnico de radiologia e de enfermagem, entre outros colaboradores. Os exames são realizados em uma das 30 salas, que comportam ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, histeroscopia, colposcopia, além das de espera e de recuperação, consultórios, farmácia e vestiários.
“Aqui a mulher vai poder fazer, em um único dia, todos os exames para sua prevenção. Com isso, a gente quer aumentar o acesso dessa mulher aos exames, para que ela não deixe de fazer e conseguir diagnosticar precocemente qualquer doença que ela possa ter para que a gente possa oferecer o tratamento para que essa mulher fique saudável”, explicou a secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância, Sandra Sabino.
A unidade disponibiliza especialistas e acolhimento, com toda a infraestrutura necessária para que as pacientes possam realizar os exames essenciais de cuidados da saúde feminina, com a facilidade de agendar e realizar múltiplos procedimentos em uma única visita.
A dona de casa Tatiane Bonifácio, 43 anos, conta que precisava se deslocar para bem longe quando precisava fazer algum exame mais complexo. “Ter esse espaço é uma conquista. Às vezes a gente precisa, mas é necessário ir para longe. Agora, eu tenho tudo próximo de casa”, disse.
O equipamento é referência para a população do sexo feminino do território da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul. Funciona no número 60 da rua Largo do Socorro, na Vila Socorro, de segunda a sábado, das 7h às 19h. É gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família (ASF) e terá um custeio mensal previsto de R$ 968 mil.
Mídias
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk