Notícia na íntegra

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 | Horário: 12:31
Compartilhe:

Prefeitura inaugura no Rio Pequeno 26ª UPA da cidade e unidade do SAMU

Entregas foram feitas durante o Prefeitura Presente Butantã nesta quinta-feira (25)

Ampliando a rede de saúde da cidade de São Paulo, nesta quinta-feira (25), o prefeito Ricardo Nunes inaugurou a 26ª Unidade de Pronto Atendimento da capital e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), durante a ação Prefeitura Presente Butantã, na Zona Oeste. 

A UPA Rio Pequeno é a 23ª unidade entregue desde 2017 e recebeu investimento de R$ 15,5 milhões somente na construção. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a cidade só contava com três Unidades de Pronto Atendimento até 2016. “Estamos inaugurando hoje a 26º UPA e até o final do ano vamos inaugurar mais oito”, disse o prefeito. “A gente vai poder dar dentro da cidade de São Paulo um atendimento primário muito importante no atendimento de emergência”, completou. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a nova UPA, que é a primeira da região, contará com atendimento específico para infarto do miocárdio graças ao grande investimento feito pela atual gestão. “Essa UPA Rio Pequeno era muito esperada para atender um vazio assistencial há muitos anos”, afirmou Zamarco, destacando que a região ganhará uma outra UPA e que, além disso, as unidades de saúde já existentes na região estão sendo requalificadas. 

Com um quadro de 469 funcionários, sendo 127 médicos, o equipamento atenderá nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia, psiquiatria e odontologia. A UPA Rio Pequeno realiza atendimento de urgência e emergência, e está preparada inclusive para socorro em caso de infarto. A unidade conta com cinco leitos de urgência, dois para choque (que é para atendimento a infartados), 14 leitos de observação adulto, quatro leitos de observação infantil, além de isolamentos adulto e infantil.   

A estrutura do local conta com seis consultórios médicos, quatro salas de classificação de risco, consultório de ortopedia, consultório odontológico, salas de medicação (adulto e infantil), salas de inalação (adulto e infantil), serviço social, sala de gesso/sutura, sala de coleta e de enfermagem. Além disso, conta com apoio ao diagnóstico e terapêutico com raio-X, tele-cardio, raio-X odontológico, ultrassom, laboratório e sala de gesso. 

Moradora da região, Jordania Santana conta que o bairro necessitava de um equipamento de Saúde como esse. “A população na região do Rio Pequeno é muito grande. Para nós é incrível ter esse equipamento, pois será possível atender todos os moradores”, disse.  

A UPA está localizada na rua José Vicente da Cruz, 90 – Vila Antônio e será gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM- PAIS) e funcionará todos os dias, 24 horas. O custeio mensal é de R$ 5,9 milhões. 

O prefeito também inaugurou uma unidade descentralizada do SAMU, que funciona durante 24 horas no mesmo terreno da UPA. “Tem aqui um SAMU 24 horas para atender à população. Essa UPA é algo completo para atender à população. A gente colocou mais 20 ambulâncias no SAMU, para diminuir o tempo de atendimento. Tomara que ninguém precise do SAMU, mas, se precisar, hoje o SAMU vai chegar mais equipado e em tempo menor para atender”, reforçou o prefeito. 


Saúde na região
A região da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Butantã conta com 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, uma AMA, três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco), um Centro Especializado Odontológico (CEO), um Centro Especializado em Reabilitação, o Hospital Municipal e Maternidade Mário Degni, um Hospital Dia, um Pronto Socorro, uma Unidade de Referência em Saúde do Idoso (Ursi), entre outros serviços.   

No território da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste, estão em construção ainda a UPA Lapa, e as UBSs Malta Cardoso II e Caju, previstas para este ano; além das novas instalações das UBSs Vila Ipojuca e Real Parque, previstas para o primeiro semestre de 2025. Está programada ainda a reforma do Pronto Socorro Dr. Caetano Virgílio Neto, com início no segundo semestre deste ano. 

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn