Notícia na íntegra
Prefeitura leva a arte circense para Circos Sociais das zonas Sul e Leste
A Prefeitura de São Paulo comemora a Semana do Circo com uma programação circense especial nos Circos Sociais Vila Ré, Águia de Haia, Dom Bosco e Grajaú, a partir desta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), com atividades nos períodos da manhã e da tarde. As oito atrações circenses são livres para todos os públicos e gratuitas, sem necessidade de reserva prévia de ingressos, incluindo apresentações de artistas e coletivos internacionais.
Durante esta última semana de março, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa realiza dezenas de atividades de circo, que estarão disponíveis gratuitamente em celebração à linguagem artística, que existe há mais de quatro mil anos, indo além dos Circos Sociais, realizado em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, chegando também aos equipamentos culturais da Prefeitura.
O projeto Circos Sociais desenvolve atividades em contraturno escolar para crianças e adolescentes, tendo como foco o incremento da arte circense, na ampliação da sociabilidade e prevenção de situações de risco pessoal e social. Preocupa-se com a formação integral das crianças e adolescentes, trabalhando a criatividade, o lúdico, a arte educação, a cidadania. Desenvolve também ações socioeducativas com as famílias.
O programa existe desde 2010, criado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), com o objetivo de implementar atividades voltadas à arte circense não apenas para entretenimento, mas também como medida de promoção da sociabilidade e prevenção de situações de risco para crianças e adolescentes. Combinando arte-educação e ações socioeducativas com as famílias, os Circos Sociais promovem o incentivo à criatividade, à cidadania e ao fortalecimento de vínculos comunitários, formando indivíduos mais autônomos e integrados à sociedade.
Celebrando o Dia do Circo e a parceria entre as secretarias, no dia 27 de março, o Circo Social Vila Ré, localizado na Rua Santo Henrique, 50, no bairro de mesmo nome, recebe o espetáculo "PaTunTs", às 9h, da Cia Casca de Noz. A apresentação utiliza sons dos objetos em cena, acrobacias e números para dar vida a personagens e ao cenário, ampliando os sentidos. Mais tarde, por volta das 14h, "Se Vira na Lona", da Troupe Gueza, traz um show que reforça o poder do coletivo e do trabalho em equipe, explorando a versatilidade e a multiplicidade dos artistas circenses.
No mesmo dia, o Circo Social Águia de Haia, localizado na Rua Arbela, 7, em Cidade Antônio Estevão de Carvalho, apresenta duas atrações, às 10h e às 14h: "Segunda Tentativa" (da Cia Palma) e "Ciranda" (de Gêmeas Dias com Trupe Cirandá), respectivamente. Em "Segunda Tentativa", a dupla Nana & Nata promete surpreender o público com jogos de equilíbrio e manipulação de objetos no ar. Já "Ciranda" promove uma grande roda, na qual o público é convidado a participar e se deixar levar pela sinfonia da vida, arte e tradição, entrelaçando culturas populares e celebrando a diversidade.
As celebrações continuam na sexta-feira seguinte, 28 de março, no Circo Social Dom Bosco - localizado no Metrô Corinthians/Itaquera, na Rua. do Contorno - e no Circo Social Grajaú - situado na Rua Ezequiel Lopes Cardoso, 333, no Parque Grajaú.
No Circo Social Dom Bosco, na zona leste, será apresentada a atração espanhola "Histórias de um Baú", do grupo Trotamundos Circo, às 9h30, seguida de "Cabaré?", da Cia do Relativo, às 15h. "Histórias de um Baú", criada em 2015 pela companhia argentina atualmente residente na Espanha, conta a divertida história dos artistas e viajantes Fidel e Capulita. "Cabaré?", por sua vez, é um espetáculo fora do convencional, combinando números circenses e apresentações musicais simultaneamente, ocupando e entrelaçando o palco.
Por fim, as duas últimas atrações da programação especial do Dia do Circo são "Yo Soy Américo", da atriz argentina Camila Basterra, e "Brincadeira", da Cia K, que acontecem no Circo Social Grajaú às 10h e às 14h, respectivamente. Enquanto "Yo Soy Américo" apresenta o personagem-título de Camila, um cafeteiro que, em seu carro ambulante, prepara um show de acrobacia e sabores, "Brincadeira" traz ao circo as travessuras infantis, misturando números circenses, música e fantasia.
A programação completa para a Semana do Circo pode ser conferida clicando aqui. A agenda dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site.
Serviço
Circo Social na Semana do Circo 2025
Dias 27 e 28 de março
Classificação: Livre
Horários e Locais Múltiplos
Veja a programação completa aqui.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk