Notícia na íntegra

Quarta-feira, 23 de Abril de 2025 | Horário: 12:40
Compartilhe:

Prefeitura promove quarta edição da Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

Evento, que será realizado nos dias 23, 24 e 25 de maio, propõe diretrizes para políticas públicas, promove escuta ativa e elegerá delegados para a etapa estadual da Conferência Nacional

A cidade de São Paulo sedia, nos dias 23, 24 e 25 de maio, a IV Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, promovida pela Prefeitura. O encontro, realizado por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e pelo Conselho Municipal LGBT 2024/2026,  será um dos principais espaços de diálogo, construção coletiva e participação popular voltados à promoção da cidadania LGBTQIA+ na capital.

A Conferência, que tem como tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, tem como propósito reunir pessoas da comunidade, movimentos sociais, instituições e gestores públicos para discutir políticas que enfrentem a discriminação, assegurem direitos e fortaleçam a diversidade no cotidiano das políticas públicas.

Durante os três dias de evento os participantes poderão contribuir com propostas, participar de mesas temáticas, eleger representantes e fortalecer redes de apoio e articulação. A expectativa é de que a escuta ampla e a participação ativa da sociedade resultem em propostas concretas que serão encaminhadas para a etapa estadual — e, posteriormente, à 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, prevista para outubro de 2025, em Brasília.

A programação será guiada por quatro eixos temáticos centrais:

- Enfrentamento à violência LGBTQIA+;
- Trabalho digno e geração de renda para a população LGBTQIA+;
- Interseccionalidade e internacionalização;
- Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.

Eleição 
Além de fomentar a construção de políticas públicas efetivas, a IV Conferência também irá eleger delegados e delegadas para a etapa estadual da Conferência, que acontece em agosto deste ano, garantindo a representatividade da capital nos debates que moldarão a política nacional voltada à população LGBTQIA+.

As inscrições limitadas estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pela plataforma Sympla, por meio do link.

A participação é aberta a toda a população interessada, com especial incentivo às pessoas LGBTQIA+, ativistas, pesquisadores, agentes públicos e representantes da sociedade civil.

Para mais informações sobre local, horários e programação completa, acompanhe os canais oficiais da SMDHC.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn