Notícia na íntegra

Sexta-feira, 3 de Janeiro de 2025 | Horário: 10:43
Compartilhe:

Prefeitura publica Plano de Manejo do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Anhanguera

Local abriga o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), onde animais vítimas de tráfico, feridos ou órfãos recebem tratamento veterinário e reabilitação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, publicou o Plano de Manejo do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Anhanguera, localizado na Zona Norte da capital, após aprovação do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A medida foi ratificada pela Resolução SVMA/CADES Nº 276, que estabelece as diretrizes para a preservação e gestão da maior Unidade de Conservação (UC) Municipal de Proteção Integral da cidade, com 741 hectares de área.

O processo de revisão do plano teve início em 2022, coordenado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) com o objetivo de alinhar a gestão do RVS Anhanguera aos requisitos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Esse esforço resultou na elaboração de um plano estratégico para garantir a preservação da fauna local, além de definir os programas de gestão e o zoneamento interno da unidade.

A elaboração do plano foi conduzida pela SVMA, por meio da Divisão de Gestão das Unidades de Conservação (DGUC/SVMA), com a colaboração do Grupo de Trabalho Institucional (GTI), que acompanhou o processo de desenvolvimento e aprovação do plano. Além disso, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foi contratado para apoiar a criação desse importante documento, em conformidade com a Meta 63 do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo 2021-2024.

O RVS Anhanguera desempenha um papel crucial na proteção da fauna silvestre da cidade, funcionando como uma das principais Áreas de Soltura e Monitoramento dos animais reabilitados pela Divisão de Fauna Silvestre (DFS/SVMA). O local abriga o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), onde animais vítimas de tráfico, feridos ou órfãos recebem tratamento veterinário, reabilitação e, sempre que possível, são reintroduzidos em seu habitat natural.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn