Notícia na íntegra

Segunda-feira, 5 de Maio de 2025 | Horário: 12:18
Compartilhe:

Prefeitura realiza ações educativas no trânsito para o Maio Amarelo

No mês de conscientização pela segurança viária e redução de sinistros, as Secretarias de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) farão ações com pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA), realiza, ao longo do mês de maio, uma série de ações com foco na segurança viária e na redução de sinistros. O objetivo é conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de adotar hábitos e comportamentos mais responsáveis no trânsito.

A iniciativa integra o movimento global Maio Amarelo, do qual a Prefeitura participa desde 2017. Neste ano, o tema é: “Desacelere, seu bem maior é a vida”. A programação especial é promovida pela São Paulo Transporte (SPTrans), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Departamento de Transportes Públicos (DTP).

Durante todo o mês, monumentos e locais icônicos da cidade como o Edifício Matarazzo, onde está localizada a Prefeitura de São Paulo, o Pateo do Collegio, o Viaduto do Chá e a Biblioteca Mário de Andrade receberão iluminação especial na cor amarela.

A SPTrans, gestora do sistema de transporte público municipal, realizará atividades com passageiros e operadores de ônibus, com o objetivo de estimular comportamentos para uma mobilidade mais segura. A programação inclui atividades educativas para crianças, edição especial do Jornal do Ônibus, ações com taxistas e transportadores escolares, ônibus adesivados e uma palestra em parceria com o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPTran).

A CET, por sua vez, promoverá ações de conscientização sobre os direitos de idosos e pessoas com deficiência, além de apresentações teatrais, performances de mímicos, palestras, simulações e outras atividades voltadas a diferentes públicos, todas com foco na preservação da vida e no respeito mútuo no trânsito. 
Os eventos desenvolvidos para o Maio Amarelo serão divulgados nas redes sociais e sites da SPTrans e da CET com postagens e conteúdos personalizados.

CONFIRA ALGUNS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Mulher Celular nos terminais (SPTrans)
A encenação, que conta com uma atriz com fantasia de "Mulher Celular", tem como objetivo  chamar a atenção do público para situações do dia a dia que interferem em sua segurança, seja como pedestre ao circular pelos terminais ou nas viagens de ônibus.

5/05 Terminal Pq. Dom Pedro II - Av. do Exterior, s/n
12/05 Terminal Sapopemba -  Av. Arquiteto Vilanova Artigas, s/n
19/05 Terminal Vila Prudente - Av. Professor Luís Ignácio de Anhaia Mello, 1359
26/05 Terminal Sacomã -  Rua Bom Pastor, 300
30/05 Terminal Cidade Tiradentes - Rua Sara Kubitscheck, 165
Horários: 10h30 às12h30 e das14h30 às16h30 

Andar de ônibus em SP (SPTrans)
Voltada para os estudantes, com idade entre 8 e 10 anos, os alunos de escolas públicas recebem orientações sobre o funcionamento do transporte público e como fazer uma viagem segura. A ação será realizada em quatro CEU's da cidade, entre os dias 6 e 28 de maio e tem como público alvo, cerca de 400 alunos.
06/05 CEU Capão Redondo 14h
14/05 CEU Freguesia 10h
21/05 CEU Vila Alpina 10h
28/05 CEU Jaguaré 10h

Ações Educativas (SPTrans e DTP)
Ações voltadas para taxistas e transportadores escolares. No caso dos taxistas, a atividade consiste em reforçar a prática da direção defensiva e orientar os passageiros de táxi sobre a importância do uso de cinto de segurança no banco traseiro. Os locais onde ocorrerão as ações são: o Aeroporto de Congonhas e os terminais rodoviários Tietê e Barra Funda e devem envolver mil taxistas. Já para os transportadores escolares, o foco é destacar a importância do uso de cinto de segurança para crianças. 

Cubos Interativos (SPTrans)
Quem passar pelo Terminal Mercado a partir do dia 5 irá se surpreender com a exposição de 30 cubos que formam o laço da campanha Maio Amarelo e trazem mensagens de segurança e cidadania. Além da função educativa,  o  local estará  à disposição da população para fotografias, das 8h às 18h.  A ação ocorrerá até o dia 31 de maio. Passam pelo terminal cerca de 18.000 pessoas/dia. O endereço é Avenida do Estado, 3350 - Sé. 

Na Pista Certa (CET)
Uma minicidade inflável será montada na Praça da República em parceria com a Fundação Mapfre. O foco é a educação de trânsito para crianças de forma lúdica e divertida.
Praça da República a partir do dia 5, entre 9h e 17h. 

Pit Stop Educativo (CET)
Realizado em parceria com a Abraciclo, CPTran e Detran, o “Pit Stop Educativo” acontece nos dias 15 e 16, no Centro Esportivo Tietê, na Luz, região central de São Paulo. Nele, os motociclistas vão assistir a uma palestra sobre respeito à segurança viária, ministrada por um agente de trânsito e um policial do CPTran, com diversas dicas sobre segurança, como a utilização correta do capacete e o momento para realizar a troca dos pneus.

Ponto de Apoio ao Ciclista (CET)
Em parceria com a Shimano, uma tenda será montada na Praça do Ciclista para auxiliar os ciclistas em pequenas manutenções nas bikes e ensiná-los medidas simples de segurança como calibrar os pneus e regular os freios.
Praça do Ciclista nos dias 9,10,11, 16,17, 18, 23,24 e 25 das 9h às 17h

Óculos embriaguez (CET)
Ação de conscientização com o uso de óculos simulador de embriaguez em vários dias e locais. Atividade aberta ao público, conta com exercícios que envolvem coordenação motora utilizando óculos simuladores de embriaguez ao volante. O objetivo é alertar a população sobre os perigos e riscos de conduzir veículos após o consumo de bebida alcoólica.
Shopping Light, das 11h30 às 14h30, nos dias 15 e 16, de 19 a 22 e 26 a 29 de maio; 
Masp nos dias 23 e 30 de maio, das 11h às 13h

Cadeiras de rodas ocupam vagas de estacionamento “só por um minutinho” (CET)
Algumas cadeiras de rodas serão colocadas em vagas de estacionamento regulares, com mensagens geralmente utilizadas como desculpa por quem desrespeita as vagas exclusivas para pessoas com deficiência. A ideia é despertar as pessoas sem deficiência para a dificuldade que as pessoas com deficiência enfrentam no seu dia a dia.
Oscar Freire, altura do número 550, das 8h às 13h, no dia 27 de maio.

Ação do SAMU (CET)
Socorristas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) farão demonstrações de primeiros socorros como agir em caso de engasgo, convulsão e parada cardíaca.
Espaço Vivencial de Trânsito da CET (apenas com agendamento prévio) nos dias 5 a 7 e 19 e 21 de maio;
Palestra no 5º Simpósio de Segurança no Trânsito no Sindicato dos Engenheiros, no dia 8 de maio;
Praça do Ciclista no dia 18 de maio;
 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn