Notícia na íntegra

Terça-feira, 27 de Maio de 2025 | Horário: 18:36
Compartilhe:

Prefeitura recebe organização internacional de saúde pública para tratar sobre combate aos efeitos das mudanças climáticas

Objetivo do encontro com representantes da Vital Strategies foi obter apoio em estudos e diagnósticos sobre os efeitos do calor extremo e em alternativas de adaptação da capital

A Prefeitura recebeu, na terça-feira (26), representantes da organização global de saúde pública Vital Strategies. O objetivo da gestão municipal é avançar no projeto "Parceria com Cidades Sustentáveis" e obter apoio em estudos e diagnósticos sobre os efeitos do calor extremo, resultado das mudanças climáticas, e em alternativas de adaptação da capital.

“São Paulo é uma metrópole com muitos desafios. Sabemos, inclusive, que não existe uma única solução para ela toda. Então buscamos parcerias e investimentos que possam melhorar as condições de nosso município, em especial de nossa população, de forma concreta, sem perder de vista o que pode iluminar outras cidades”, afirmou a secretária de Relações Internacionais, Ângela Gandra.

A iniciativa reforça o compromisso da capital com a Agenda 2030 e acordos internacionais, como o Global Cooling Pledge (Compromisso com o Resfriamento Global), da Organização das Nações Unidas (ONU), e conta com o apoio da Bloomberg Philanthropies e da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Sensores e guia com diretrizes

A ideia é que o projeto contemple a instalação de sensores em locais estratégicos para coletar dados sobre microclimas urbanos. Além disso, elaborar um guia com diretrizes para adaptação de espaços públicos de conforto térmico (priorizando parques e áreas verdes), realizar campanhas de comunicação para engajar a população e divulgar resultados. A Vital Strategies destinará investimento para as ações iniciais, que incluem oficinas com comunidades e gestores públicos.

São Paulo é uma das primeiras integrantes da rede Partnership for Healthy Cities e participa hoje de um grupo de 74 municípios que recebem apoio técnico e financeiro para planejar e executar intervenções voltadas à prevenção de doenças não-transmissíveis (DNT´s) e à promoção da saúde urbana.

A cidade enfrenta desafios crescentes com o aumento das temperaturas, que impactam principalmente idosos e populações vulneráveis. Dados das estações meteorológicas oficiais mostram que suas áreas centrais e as densamente urbanizadas das periferias registram temperaturas até 10°C mais altas do que regiões com maior cobertura vegetal ou próximas a reservatórios de água. 

Diante desse cenário a Prefeitura tem trabalhado para ampliar a coleta, a análise de dados e a sua relação com a saúde pública em diferentes áreas da capital, com o objetivo de subsidiar as políticas públicas com as variáveis climáticas. 

Sobre a Parceria para Cidades Saudáveis

A Parceria para Cidades Saudáveis é uma rede global de prestígio, que conta com 74 cidades comprometidas em salvar vidas ao prevenir DNTs  e outras formas de lesões que impactam a saúde pública. Apoiada pela Bloomberg Philanthropies, em parceria com a OMS e Vital Strategies, a iniciativa permite que cidades de todo o mundo ofereçam uma política pública de alto impacto e de intervenção programática para a redução das DNTs e lesões graves em suas comunidades. Para mais informações, clique aqui.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn